quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Gresini

A Gresini apresentou nesta quinta-feira (30) as motos com que vai disputar a temporada 2014 do Mundial de Motovelocidade. Em um evento em San Marino, o time italiano reuniu Álvaro Bautista e Scott Redding, pilotos da MotoGP, e Niccolò Antonelli e Enea Bastianini, da Moto3, para marcar o início dos trabalhos deste ano.

Como em 2013, a marca de energéticos Go&Fun segue como patrocinadora principal do time de Fausto Gresini, aplicando o verde e branco às motos que vão alinhar no grid deste ano.

Redding e Bautista são os pilotos da Gresini na MotoGP (Foto: Gresini)
“2014 é um ano realmente importante para a Gresini”, comentou Fausto Gresini, dono do time. “Primeiro, será nosso 18º ano no Mundial: uma marca importante e agora podemos dizer que nossa organização atingiu a maioridade”, brincou.

“Desde 1997 nós temos uma presença permanente nos GPs e nós também somos uma das poucas equipes independentes que pode se orgulhar de ter participado de todos os anos da MotoGP, desde o início da era 4-tempos em 2002”, frisou. “Tudo isso junto com dois títulos mundiais, 40 vitórias, 109 pódios, 29 poles e mais de 5 mil pontos, o que coloca nossa equipe entre as mais importante do motociclismo mundial”, concluiu.

Em seu terceiro ano seguido com a Gresini, Bautista segue contando com uma RC213V que é equipada com freios Nissin e suspensão Showa, ao contrário das motos oficiais da HRC, que têm Brembo e Öhlins, respectivamente.

Niccolò Antonelli e Enea Batianini defendem a Gresini na Moto3 (Foto: Gresini)
Redding, por sua vez, vai alinhar no grid da MotoGP pela primeira vez a bordo de uma RCV1000R. Versão de produção da RC213V, a nova moto também conta com itens Showa e Nissin, mas por correr dentro da subcategoria Open, tem outras diferenças em relação ao equipamento do espanhol.

A moto do britânico tem um tanque de combustível com capacidade de 23 litros, contra os 20 litros da moto de Bautista. Além disso, as motos Open podem usar um número maior de motores ao longo da temporada.

De acordo com a HRC, que testou a RCV1000R com Casey Stoner, a diferença entre a moto de fábrica e a Open é de apenas 0s3, caindo para 0s17 quando usado um pneu traseiro mais macio, que era disponibilizado pela Bridgestone no ano passado para as CRT. Ainda não há uma confirmação oficial se o composto seguirá disponível em 2014.

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quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Two Teams. One Feeling (2)

A Aspar apresentou na semana passada uma parceria com o Valencia, um tradicional time de futebol da Espanha. O objetivo da parceria, que já tinha sido anunciada durante o GP da Comunidade Valenciana de 2013, é promover a região de Valência pelo mundo.

Aspar fez uma parceria com o Valencia (Foto: Aspar)
Para celebrar a união, a Aspar divulgou um vídeo com algumas imagens do time e clube de futebol.

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Sinal verde

A Argentina superou nesta quarta-feira (29) a última barreira para a realização do GP da Argentina de MotoGP, marcado para o dia 27 de abril. Depois de uma visita de representantes da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e da Dorna, promotora do Mundial, o circuito de Termas de Río Hondo recebeu a homologação necessária para a realização da etapa.

A visita, que garante o retorno da MotoGP à Argentina pela primeira vez desde 1999, contou com a presença Franco Uncini, diretor de segurança da FIM, e Javier Alonso, diretor da área de eventos da Dorna, terminou com uma coletiva de imprensa, que contou com a presença do chefe de gabinete do governo de Santiago del Estero, Elías Miguel Suarez, e de Ricardo Sosa, Secretário Adjunto de Turismo.

Termas de Río Hondo foi homologado para receber a MotoGP (Foto: Divulgação)
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"Nós temos trabalhado muito duro para cuidar de todos os detalhes do circuito, também para todo o público que virá para este evento”, explicou Héctor Farina, dono do circuito.

Alonso, por sua vez, elogiou o trabalho feito na pista e afirmou que a província e o circuito vão se tornar referências em eventos esportivos. “As últimas mudanças que vimos são incríveis e espetaculares, e vai ser um prazer ver as melhores motos e os melhores pilotos do mundo competindo aqui”, falou.

Campeão das 500cc em 1982, Uncini elogiou o traçado e avaliou que Termas de Río Hondo é um circuito único. “É muito rápido, tem um layout muito especial em termos de velocidade e será muito atrativo para os pilotos. Com tais características, o autódromo Termas de Río Hondo é único no mundo”, concluiu.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

1199 Panigale

A Ducati apresentou na última segunda-feira (27) a 1199 Panigale que será utilizada por Chaz Davies e Davide Giugliano no Mundial de Superbike. A temporada 2014 marca o retorno de Borgo Panigale ao certame com uma estrutura de fábrica.

Ao longo da história, a marca de Bolonha conquistou 31 títulos no Mundial de Superbike, sendo 17 de fabricantes e outros 14 de pilotos.

Chaz Davies e Davide Giugliano serão os pilotos da Ducati no Mundial de Superbike (Foto: Ducati)
“Usando uma analogia cinematográfica, este é o nosso ‘De volta para o futuro’, onde a Ducati parte de suas raízes e valores essenciais, ansiosos por novos desafios e novas metas”, disse Claudio Domenicali, diretor-executivo da Ducati Motor Holding. “Como sempre foi, a Superbike é um elemento importante para a Ducati, seus fãs e entusiastas e nós temos muito interesse nela”, continuou.

Vindo da Aprilia, Dall’Igna, novo diretor-geral da Ducati Corse, se mostrou animado com os resultados dos primeiros testes com a Panigale, mas lembrou que ainda tem muito trabalho para ser feito.

“Os resultados dos últimos testes foram encorajadores. Os dois pilotos conseguiram marcar importantes tempos de volta, mas, mais importante, é o fato de que os comentários deles em relação à moto foram positivos”, explicou Gigi. “Juntos eles estão fornecendo o feedback necessário para podermos desenvolver a 1199 Panigale da melhor forma possível. Temos, é claro, muito trabalho para fazer, mas estou confiante e otimista, e acredito que ao longo desta próxima temporada, nós vamos recolocar a moto onde ela merece estar”, garantiu.

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Davies, que vai pilotar a moto #7, avaliou que a 1199 Panigale tem potencial para vencer corridas, mas alertou que o time ainda precisa trabalhar para extrair o potencial máximo do equipamento.

“Ainda não andei muito com a minha Panigale, mas sinto que a minha moto ainda tem muito potencial a ser explorado e avaliado”, declarou Chaz. “É importante continuar trabalhando duro e focar em melhorar cada componente da moto, mas este é um desafio pelo qual eu estou muito ansioso. Acho que a moto tem potencial para vencer corridas. Nós apenas precisamos continuar trabalhando na mesma direção e extrair o máximo de cada oportunidade que surgir durante os fins de semana de corrida”, completou.

Giugliano também se mostrou animado com o desafio e afirmou que a meta é retribuir os fãs da Ducati, que seguem apoiando a marca.

“Minha nova Panigale é incrível”, avaliou Davide. “Estou muito satisfeito com como a moto está se desenvolvendo e isso é muito positivo. Chaz é, sem dúvida, um grande piloto, um grande talento e esta temporada ele certamente será um dos meus rivais mais duros, mas eu sei que vamos trabalhar juntos e encorajar um ao outro para sempre fazermos o melhor”, seguiu.

“Nós também devemos isso aos fãs, já que queremos que todos que sempre seguiram e apoiaram a Ducati se divirtam e curtam os resultados!”, defendeu. “Estou mais do que pronto para começar e mal posso esperar pelo início do campeonato”, concluiu.

Trialeros (2)

Marc Márquez e Dani Pedrosa se encontraram com Toni Bou e Takahisa Fujinami na semana passada para um treino de Trial. Os dois titulares da HRC, que voltam a subir na RC213V no próximo dia 4 de fevereiro, quando começa a primeira bateria de testes da pré-temporada da MotoGP, foram orientados pelos campeões da modalidade e conseguiram executar algumas boas manobras.

Márquez,Pedrosa, Fujinami e Bou se encontraram para treino de Trial (Foto: Repsol)
O encontro foi promovido pela Repsol, patrocinadora da Honda de longa data, que agora divulgou um novo vídeo com os bastidores do treino.

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segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Husqvarna

Se os carros da F1 estão para lá de feios nesta temporada, o mesmo não se pode dizer das motos do Mundial de Motovelocidade. Nesta segunda-feira (27), surgiram as primeiras imagens das Husqvarna que estarão no grid da Moto3.

Jack Miller entregou o visual da moto de Danny Kent para 2014 (Foto: Reprodução/Twitter)
Pelo Twitter, Jack Miller, que vai disputar o Mundial de Moto3 em 2014 pela Red Bull KTM Ajo, entregou o novo visual da Husqvarna de Danny Kent.
Niklas Ajo também vai vestir as cores da Husqvarna (Foto: Reprodução/Twitter)
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As Husqvarna, que são basicamente motos KTM com algumas ligeiras diferenças – especialmente em termos de layout –, estarão nas mãos de Kent, que vai correr pelo time de Aki Ajo, e de Niklas Ajo, piloto da Avant.

Já era

Apesar da negativa da promotora IMX, o GP do Brasil não vai mesmo ser realizado em 2014. O governo do Distrito Federal reconheceu que a obra necessária para que o Autódromo Internacional Nelson Piquet seja homologado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) não ficará pronta a tempo de receber o Mundial de Motovelocidade em 28 de setembro deste ano.

Governo reconheceu que reforma não vai ficar pronta em 2014 (Imagem: Divulgação)
De acordo com a ComCopa, responsável pela comunicação com a imprensa, após o fim dos estudos técnicos, o governo concluiu que há tempo hábil para que o Mundial possa retornar ao país ainda neste ano. A administração garante, no entanto, que a reforma estará pronta para 2015.

Na semana passada, a revista italiana ‘Motosprint’ já havia garantido que a prova seria cancelada. A informação, no entanto, tinha sido negada ao High Side pela IMX, promotora da prova.

A Dorna, promotora do Mundial, deve cancelar a etapa nos próximos dias. A expectativa é de que o GP de Aragón, agendado para 21 de setembro, seja adiado em uma semana, cobrindo a data que seria do Brasil e dando uma folga aos pilotos.

A Novacap, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, responsável por tocar o projeto de reforma, explicou ao HS que a reforma contempla uma nova pista com quatro opções de traçado, além de edificações completas para infraestrutura, estacionamento, paisagismo e acessos, e deve custar em torno de R$ 300 milhões.

“A previsão de custos é na ordem de R$ 300 milhões. Ainda não finalizamos os valores, pois o projeto está sendo finalizado”, explicou a companhia ao HS.

O valor, que já inclui a construção de um novo kartódromo, é dez vezes maior do que está sendo investido pelo Governo de Goiás no Autódromo de Goiânia, que passa pela primeira grande intervenção desde a inauguração nos anos 70.

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Confira a nota da ComCopa

Informamos que, após o término da etapa de estudos técnicos para reforma do Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet, a conclusão foi a de que não haverá tempo hábil para receber a etapa de setembro do Mundial de MotoGP, em 2014, em razão da complexidade das obras para elevar o espaço atual a um padrão internacional de competições.

O GDF segue com o projeto para 2015, para ter o autódromo inteiramente adequado ao perfil do megaevento. A reforma também credencia o espaço a receber outras grandes competições internacionais, o que reforça o compromisso do GDF em colocar Brasília na rota dos grandes eventos esportivos. Por isso, o autódromo possui projeto complexo, que altera o traçado do circuito de forma significativa, além de modificar áreas de boxes, paddocks, sinalização, espaço para imprensa e alimentação, entre outras adequações. 

domingo, 26 de janeiro de 2014

70 mil

O GP da Argentina de MotoGP foi apresentado em Madri na última quinta-feira (23), durante a Fitur, a Feira Internacional de Turismo na Espanha. O evento contou com a presença de Enrique Meyer, ministro do Turismo da Argentina e presidente do Instituto de Promoção Turística do país, que revelou que a ideia de receber o Mundial de Motovelocidade surgiu durante a preparação para o Rali Dakar, ainda em 2008.

Segundo Meyer, quando trabalhavam “com a organização da logística do Rali Dakar, surgiu a ideia de organizar um evento mundial como é a MotoGP”. “Por isso, decidimos falar com a Dorna, a empresa organizadora do campeonato, com a qual agora vamos recuperar uma competição que não vinha para a Argentina desde 1999 e que vai contar com o apoio principal do governo e da empresa Red Bull”, explicou.

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Alguns pilotos já testaram em Termas de Río Hondo (Foto: LCR)
Ainda de acordo com o ministro do Turismo, que estava acompanhado da governadora de Santiago del Estero, Carmen Alejandra Ledesma de Zamora, e do diretor do circuito de Termas de Río Hondo, Héctor Farina, 70 mil ingressos já foram vendidos para o GP da Argentina, marcado para o dia 27 de abril.

Apesar da boa venda de ingressos, muitos jornalistas têm se queixado da dificuldade de encontrar um quarto de hotel próximo ao autódromo.

Os ingressos para a corrida podem ser adquiridos pelo site: http://www.ticketek.com.ar/newsite/gran-premio-red-bull-republica-argentina.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Calendário de testes

A pré-temporada 2014 do Mundial de Motovelocidade começa oficialmente no próximo dia 4 de fevereiro, quando os protótipos da MotoGP ganham a pista de Sepang, na Malásia, para a primeira bateria de três dias de testes coletivos. Com o fim dos exercícios no dia 6, os pilotos só voltam às pistas no dia 26, quando se reúnem mais uma vez na pista malaia.

No início de março, entre os dias 3 e 5, os titulares de Honda, Yamaha e Ducati vão para Phillip Island, na Austrália, para um teste com os pneus Bridgestone. A visita tem como objetivo evitar os problemas que ocorreram em 2013, causados pelo desgaste excessivo da borracha no novo asfalto australiano.

Rossi, Márquez e Crutchlow testam em Phillip Island e perdem exercício de Losail (Foto: Yamaha)
Na mesma semana, a MotoGP desembarca em Losail, no Catar, palco da estreia da temporada 2014, para a última bateria de testes. Desta vez, no entanto, Marc Márquez, Dani Pedrosa, Jorge Lorenzo, Valentino Rossi, Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow, não vão para a pista, já que participam dos testes em Phillip Island.

As categorias menores realizam seus exercícios todos na Espanha. Os pilotos de Moto2 e Moto3 começam a trabalhar no dia 11 de fevereiro, quando abrem uma bateria de três dias na pista de Valência. Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, os exercícios acontecem em Jerez de la Frontera, com a última bateria programada para os dias 11, 12 e 13 de março na pista andaluz.

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Two Teams. One Feeling

A Aspar apresentou na última sexta-feira (24) uma parceria com o Valencia, tradicional time de futebol da Espanha. O acordo entre os dois times já tinha sido anunciado no ano passado, durante o fim de semana do GP da Comunidade Valenciana, última etapa da temporada 2013.

Em um evento realizado no estádio Mestalla, as duas equipes explicaram que o acordo tem como objetivo fortalecer a marca da região de Valência no mundo. A parceria, que reúne dois dos mais importantes nomes do esporte na região, tem como slogan ‘Two Teams. One Feeling’ (‘Dois times. Um sentimento’).

Aspar vai exibir escudo do Valencia durante toda temporada do Mundial (Foto: Aspar)
Como resultado da parceria, peças que marcam a história da Aspar serão expostas no Mestalla. As motos do time de Jorge Martínez, por sua vez, vão carregar o escudo do Valencia durante toda temporada.

A apresentação da parceria contou com a presença do dono da Aspar, Jorge Martínez, do presidente do Valencia, Amadeo Salvo, dos pilotos Hiroshi Aoyama, Nico Terol, Jordi Torres e Juanfran Guevara, e dos jogadores Míchel, Dani Parejo e Juan Bernat.

“É uma honra estar aqui”, declarou Aspar. “A coisa mais importante – e mais legal – é que nós sempre gostamos de tentar coisas novas. Nós podemos nos orgulhar de nosso constante desejo de inovar e nos tornarmos mais internacionais”, continuou.

“É uma fonte de grande orgulho poder representar a marca de Valência em todo o mundo. Agradeço ao Valencia por essa aventura conjunta, que tenho certeza que será frutífera”, completou.

Apresentação da parceria contou com a presença de Torres, Terol, Guevara e Aoyama (Foto: Aspar)
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Presidente do Valencia, Salvo também comemorou a parceria e defendeu que a ligação com a Aspar vai beneficiar os dois lados.

“Este acordo vai beneficiar e ajudar todos nós”, ponderou Salvo. “O escudo do Valencia será exibido em todos os 19 GPs e nós vamos trabalhar juntos em projetos comerciais para fortalecer a marca. Tenho certeza que essa aliança vai fortalecer as duas partes”, concluiu.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Circuit of the Americas

Colin Edwards e Josh Herrin estiveram no circuito de Austin, no Texas, na última quinta-feira (23) para promover o GP das Américas de MotoGP, segunda etapa da temporada 2014 do Mundial de Motovelocidade, que está marcado para o dia 13 de abril.

Herrin e Edwards estiveram em Austin para promover GP das Américas de MotoGP (Foto: COTA)
Antes de um encontro com imprensa, os dois pilotos tiveram a oportunidade de rodar em Austin. Texano, Edwards se rendeu ao clima mais frio do que o normal e optou por não ir para a pista. O piloto da Caterham na Moto2, por sua vez, não rejeitou a chance de conhecer a pista às vésperas da estreia no Mundial.

“Não tive a oportunidade de ir ao GP no ano passado, nem na corrida da F1, e assim que entrei na pista... este lugar é insano!”, comentou o campeão norte-americano. “É muito diferente de tudo que já vi em relação aos circuitos. A coisa mais legal é que fica nos Estados Unidos. Você não vê coisas assim nos Estados Unidos frequentemente, simplesmente porque as corridas aqui não são tão populares em comparação com a Europa”, comentou.

Piloto norte-americano vai estrear junto com a Caterham no Mundial de Moto2 (Foto: COTA)
“As minhas expectativas foram completamente superadas. Não pensava que era tão bom. Foi divertido na pista. O design é realmente bom”, elogiou.

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Trialeros

A temporada da MotoGP ainda não começou, mas manter os pilotos afastados das pistas não é lá das coisas mais fáceis. Depois de participar de uma prova de motocross e também de uma corrida no gelo, Marc Márquez se juntou a Dani Pedrosa para experimentar uma nova modalidade: o Trial.

Márquez e Pedrosa treinaram com Bou e Fujinami (Foto: Repsol)
Os titulares da HRC se encontraram com Toni Bou e Takahisa Fujinami, integrantes do time da Repsol, para uma sessão de treinos. Márquez e Pedrosa foram orientados pelo espanhol, que soma 14 títulos da modalidade, e pelo nipônico, que também é campeão mundial de Trial.

Os quatro pilotos somam juntos 21 títulos mundiais (Foto: Repsol)
Depois da aventura com Bou e Fujinami, Marc e Dani voltam a focar nos treinos físicos na reta final da preparação para o Mundial de MotoGP. A dupla volta a subir na RC213V entre os dias 4 e 6 de fevereiro, quando o circuito de Sepang, na Malásia, recebe a primeira bateria de testes da pré-temporada.

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quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Subiu no telhado?! (2)

A IMX, promotora da etapa brasileira do Mundial de Motovelocidade, negou no início da noite desta quinta-feira (23) que o GP do Brasil tenha sido cancelado. Procurada pelo High Side, a holding de negócios nos setores de esportes e entretenimento garantiu “que nada mudou”.

Licitação para obra em Brasília deve ser publicada em fevereiro (Imagem: Divulgação)
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Criada em 2011, a IMX é fruto de uma parceria entre o grupo IMG e o empresário Eike Batista. A empresa tem na lista de suas realizações o Rio Open, maior evento de tênis da América do Sul, programado para acontecer em 2014, além do Rei e Rainha da Praia e o Bowl Jam. A IMX também é a responsável pela gestão da imagem de atletas como Neymar e Rodrigo Pessoa, além de ser parte do consórcio responsável pela administração do Complexo do Maracanã nos próximos 35 anos.

De acordo com a assessoria de imprensa da IMX, as negociações para a realização do GP do Brasil “continuam como antes” e “não existiu esse cancelamento. Da nossa parte, não tem nenhum indício disso”.

Questionada pelo High Side sobre a possibilidade de o Autódromo de Goiânia receber a MotoGP caso as obras em Brasília não tenham sido concluídas, a IMX reforçou que a meta é levar o Mundial ao Distrito Federal. “A ideia é que isso aconteça em Brasília”, afirmou. “Nós estamos confiantes e super otimistas”, reforçou.

“Nada mudou mesmo. Não tem nenhum indício de cancelamento nem nada. Até porque, na verdade, nem uma confirmação de uma data foi feita. Existe uma reserva e tudo pode acontecer”, frisou.

Em 13 de dezembro de 2013, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) publicou uma versão atualizada do calendário de 2014 do Mundial. Pelo cronograma divulgado pela entidade, a prova do Brasil segue sem confirmação, já que depende da homologação do autódromo.

Também procurada pelo High Side, a Novacap, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, reiterou que a meta é que o edital da licitação das obras do Autódromo Internacional Nelson Piquet seja publicado em fevereiro deste ano. O início das obras está previsto para abril, com a conclusão programada para agosto. “A previsão é que o edital seja publicado em fevereiro e o custo da reforma deve girar entre R$ 270 milhões e R$ 350 milhões”.

A Novacap afirmou que “está na fase de elaboração do projeto básico e levantamento dos custos para a elaboração da planilha orçamentária que irá compor o edital” da reforma do circuito brasiliense.

Mais cedo, o presidente da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Firmo Alves, também afirmou que não tinha informações sobre o cancelamento da prova no Brasil. O HS procurou a Dorna, promotora do Mundial, mas ainda não teve retorno.

Subiu no telhado?!

Ao que tudo indica, durou pouco o sonho do retorno da MotoGP ao Brasil. As informações que chegam da Europa dão conta de que o GP do Brasil será cancelado nos próximos dias por problemas de orçamento.

Com ou sem MotoGP, governo do DF garante que reforma do autódromo sai do papel (Foto: Roberto Castro/GDF)
Inicialmente, a corrida deveria acontecer no Autódromo de Brasília no dia 28 de setembro, mas, para isso, o circuito precisa passar por uma grande reforma.

Segundo relatos da revista italiana 'Motosprint', o dinheiro necessário para a obra não saiu.

O High Side entrou em contato com o presidente da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Firmo Alves, que afirmou não ter nenhuma informação oficial sobre o cancelamento da prova.

O HS também procurou o governo do Distrito Federal, a IMX, que é a promotora local, e a Dorna, mas ainda não obteve um retorno.

No início do mês, a Novacap, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, explicou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a previsão era de que o edital da licitação das obras do Autódromo Internacional Nelson Piquet fosse publicado em fevereiro deste ano. O início das obras, por sua vez, estava previsto para abril, com a conclusão programada para agosto.

Ainda segundo a Novacap, a verba para a reforma do autódromo “será disponibilizada no orçamento de 2014 do GDF”.

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Procurada pelo High Side novamente nesta quinta-feira (23), a Novacap afirmou que “está na fase de elaboração do projeto básico e levantamento dos custos para a elaboração da planilha orçamentária que irá compor o edital” da reforma do circuito brasiliense.

Ainda segundo a pasta, “a previsão é que o edital seja publicado em fevereiro e o custo da reforma deve girar entre R$ 270 milhões e R$ 350 milhões”.

Ainda, ao ser questionada se a obra no circuito será feita mesmo sem a garantia da realização da etapa do Mundial de Motovelocidade, a pasta assegurou: “Vale ressaltar que, independentemente da decisão do MotoGP, o GDF vai reformar o Autódromo Nelson Piquet para ter condições de sediar os grandes eventos já em 2015”.

*Atualizada às 18h20

Gresini

A pré-temporada da MotoGP começa no próximo dia 4 de fevereiro com uma bateria de três dias de testes no circuito de Sepang. Antes de embarcar rumo à Malásia, a Gresini vai fazer uma parada em San Marino em 30 de janeiro para apresentar as motos da temporada 2014.

O time de Fausto Gresini vai alinhar com quatro motos no Mundial de Motovelocidade. Na MotoGP, Álvaro Bautista segue no comando de uma RC213V e Scott Redding chega para debutar junto com a RCV1000R. O time da Moto3 vai contar com Enea Bastianini e Niccoló Antonelli.

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quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Virada radical

Depois de pouco mais de seis anos na classe inicial do Mundial de Motovelocidade, Danny Webb decidiu mudar radicalmente os rumos de sua carreira. Nesta quarta-feira (22), a KMR Kawasaki anunciou um acerto com o britânico para a disputa da edição 2014 do TT da Ilha de Man.

Correndo pelo time de Ryan Farquhar, Webb vai competir nas categorias Superbike, Senior, Superstock e Lighweight.

Webb vai estrear no TT da Ilha de Man em 2014 (Foto: Divulgação)
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Webb disputou cem corridas entre 125cc e Moto3 e tem como melhor resultado um quinto lugar no GP de Portugal de 2008. Em 2013, depois de seis provas defendendo as cores da Ambrogio, o britânico deixou a categoria e voltou sua atenção para o Mundial de Supersport com a PTR. O melhor resultado de Danny foi o 11º lugar obtido na rodada final, realizada na Espanha.

“Sou um grande fã do TT”, declarou Webb. “Já estive na prova e sempre disse que queria disputá-la um dia. É uma coisa que vem passando mais e mais pela minha cabeça e surgiu a oportunidade de trabalhar com Ryan Farquhar, que coloca algumas das melhores motos no grid, então eu simplesmente não pude recusar”, continuou.

“Vai ser uma grande mudança para mim depois de anos no paddock dos GPs, mas é algo pelo qual eu realmente estou ansioso”, ressaltou. “Também não vejo isso como uma coisa que vai acontecer uma única vez e sei que vai levar muitos anos para que eu realmente aprenda o caminho, mas mal posso esperar para ir para lá para a minha estreia”, concluiu.

O anúncio da estreia de Webb no TT da Ilha de Man gerou uma chuva de críticas, uma vez que o britânico não tem experiência em provas de rua. Entretanto, em entrevista ao site britânico ‘Superbike’, Paul Phillips, diretor esportivo do TT, ressaltou que experiência prévia não é uma das exigências para a disputa da prova em Man.

Localizada no Mar da Irlanda, a pequena ilha de 572 km² fica entre Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte e recebe desde 1907 uma das mais lendárias – e perigosas – corridas do mundo. Em um traçado de mais de 60 km e com 256 curvas, as motos chegam a uma velocidade média de 208 km/h no TT da Ilha de Man, que é disputado em vias públicas, que são interditadas para a disputa.

Ao longo de seus mais de cem anos de história, o TT da Ilha de Man já vitimou mais de 230 pilotos, em uma assustadora média de cerca de duas mortes por edição.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Inundação

A Tech3 sofreu um grande revés em sua preparação para a temporada 2014 do Mundial de Motovelocidade. No último domingo (19), a sede do time foi inundada por conta de uma tempestade incomum que atingiu a região de Provença, na França.

Sede da Tech3 foi atingida por inundação na França (Foto: Divulgação/Tech3)
Borme-les-Mimosas, onde fica a fábrica do time, foi uma das regiões mais atingidas pelas fortes chuvas. Várias pessoas ficaram isoladas pelo alagamento e precisaram ser removidas de helicóptero pelas equipes de resgate.

A oficina do time, que já se preparava para embarcar rumo ao circuito de Sepang, palco da primeira bateria de testes da pré-temporada, que acontece entre 4 e 6 de fevereiro, foi devastada pela água de um rio próximo, que transbordou. Os danos materiais são consideráveis e estimados em £ 100 mil (aproximadamente R$ 388 mil).

Ao site alemão ‘Speedweek’, Nicolas Goyon, técnico da Tech3, contou que a água atingiu amortecedores e outros componentes. “Algumas caixas que estavam prontas para serem enviadas para a Malásia molharam”, explicou.

Caminhões e motorhomes do time também foram afetados, assim como as motos da equipe de Moto2. A primeira bateria de testes coletivos para as categorias menores do Mundial acontece entre 11 e 13 de fevereiro na pista de Valência, na Espanha.

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Inundação também atingiu motos do time de Moto2 (Foto: Divulgação/Tech3)
Chefe da Tech3, Poncharal falou à publicação francesa ‘GP Inside’ e explicou a extensão dos danos. “A chuva não perdoou nada”, afirmou. “Não nos molhamos com a água, mas, ao invés disso, caminhamos com os pés na lama”, continuou.

Desde o último domingo, todos os integrantes do time trabalham na limpeza da sede, dos equipamentos e das motos.

Esta é a segunda vez em menos de um ano que a Tech3 sofre com incidentes atípicos. No início do ano passado, durante a primeira visita do Mundial de Motovelocidade ao circuito de Austin, no Texas, um motor de partida elétrica pegou fogo enquanto carregava nos boxes do time durante a madrugada, acionando o sistema anti-incêndio do autódromo. Na ocasião, além dos boxes do time de Hervé Poncharal, as garagens de LCR, Yamaha e AB também ficaram alagadas. As motos, apesar de molhadas e cobertas por pó químico, não foram danificadas.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Recomeço

Felipe Zanol continua se recuperando do sério acidente que sofreu no início de dezembro de 2012 no deserto de Moajave, na Califórnia, mas vai voltar para as competições em breve. O mineiro, entretanto, voltará com novas funções: consultor e chefe de equipe.

A Honda anunciou na última sexta-feira (17) a contratação de Zanol como consultor de enduro e rali, e como chefe de equipe para um time satélite na temporada 2014. Felipe defendeu a marca em 2012, quando chegou ao seu primeiro triunfo no Rali dos Sertões.

Zanol será chefe de equipe de um time satélite da Honda em 2014 (Foto: Luiz Pires/Vipcomm)
Em 2012, o octacampeão brasileiro de Enduro FIM integrava o time oficial da HRC, mas o acidente sofrido em Mojave um mês antes da largada do Dakar de 2013 o impediu de competir desde então.

“Apesar do pouco tempo envolvido com rali, apenas três anos, tenho muita bagagem em competições fora do Brasil, já que morei e disputei campeonatos em Portugal”, disse Felipe. “Trabalhei com gente de vários países e é um pouco dessa experiência que pretendo compartilhar com o grupo”, continuou.

O trabalho como chefe de uma equipe de enduro, no entanto, promete ser mais desafiador. “Aceitei a proposta na hora. É mais um desafio na minha carreira e continuarei envolvido com o mundo das motos”, contou. “O objetivo é preparar novos pilotos brasileiros e formar novos campeões. Esse trabalho de base é muito importante para o desenvolvimento do esporte”, defendeu.

“Em breve divulgaremos os pilotos e as competições que eles vão participar. Adianto que teremos um bom time e estamos todos bastante animados”, concluiu.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Nada disso

Jorge Lorenzo aproveitou a apresentação da YZR-M1 que será utilizada pela Yamaha na temporada 2014 da MotoGP, realizada nesta sexta-feira (17), para desmentir os rumores de que chegou a um pré-acordo com a Ducati para o próximo ano. A informação foi divulgada na última quinta-feira pela rádio espanhola ‘Onda Cero’.

Segundo a rádio, o bicampeão chegou a um acordo com a Ducati após uma negociação que foi intermediada por Gigi Dall’Igna, novo diretor-geral da Ducati Corse, com quem o piloto trabalhou na conquista de seus dois títulos nas 250cc. Poucas horas depois, entretanto, Claudio Domenicali, diretor-geral da Ducati, negou o acerto.

Lorenzo afirmou que quer encerrar carreira em Iwata (Foto: Yamaha)
Durante o evento de lançamento da moto, que foi realizado em Jacarta, na Indonésia, Lorenzo afirmou que é normal que os pilotos sejam procurados por marcas rivais, mas garantiu que não tem nenhum acerto com a marca de Borgo Panigale e declarou que quer encerrar sua carreira na Yamaha.

“Quando você é rápido e está ganhando corridas, todas as grandes fábricas querem você. Isso é normal”, avaliou. “Mas tenho que esclarecer que não há verdade nos rumores de que existe um contrato com outra fabricante”, afirmou.

“E eu gostaria de começar a negociar o mais rápido possível o meu futuro com a Yamaha”, continuou. “Meu sonho é me aposentar como um piloto Yamaha. Se a nossa moto for ainda melhor este ano, então será mais fácil!”, concluiu.

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YZR-M1

A Yamaha apresentou nesta sexta-feira (17) a versão 2014 da YZR-M1 que será utilizada por Jorge Lorenzo e Valentino Rossi na temporada 2014 da MotoGP. O evento aconteceu em Jacarta, capital da Indonésia, um dos principais mercados da casa de Iwata.

A principal diferença em relação à pintura utilizada no ano passado é a maior presença da cor branca, que aparece na frente da moto e também no tanque de combustível. O layout, entretanto, é bastante similar ao de sua antecessora.

Yamaha apresentou seu novo design em um evento na Indonésia (Foto: Yamaha)
“Estou muito feliz por ter conseguido comparecer a Convenção das Concessionárias da Yamaha Motor Indonesia hoje com o nosso presidente, Sr. Yanagi, Jorge, Vale, e Tsuji-san para dar às concessionárias indonésias um preview exclusivo das nossas novas cores para a temporada 2014”, disse Lin Jarvis, diretor da Yamaha. “O mercado indonésio é o maior do mundo e a MotoGP é incrivelmente popular aqui, então realmente espero que possamos vir correr aqui no futuro”, continuou.

“Gostaria de agradecer aos nossos anfitriões pelas boas-vindas e por seu imensurável suporte ao nosso projeto da MotoGP”, disse Jarvis. “Agora miramos impacientes o primeiro teste em Sepang, que acontece dentro de duas semanas, para iniciarmos nossa campanha pelo título”, completou.

Assim como acontece desde 2011, quando a Fiat deixou de apoiar a Yamaha, a fábrica dos três diapasões segue sem um patrocinador principal, mas a expectativa é de que o time anuncie novos parceiros em breve.

A apresentação do protótipo aconteceu junto com a convenção anual das concessionárias da Yamaha na Indonésia e reuniu quase 4 mil funcionários da marca.

Nos dois dias de visita, Lorenzo e Rossi aproveitaram para participar de outras atividades promocionais. Ainda na quinta-feira, Jorge participou de um encontro com a imprensa local e depois seguiu para um jogo de futebol onde atuou ao lado de fãs e funcionários da Yamaha.

Nesta manhã, a dupla participou de um encontro com Joko Widodo, governador de Jacarta, que recebeu os pilotos para o café da manhã. Antes da apresentação dos novos protótipos, os dois ainda rodaram pela cidade de bicicleta.

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Ao contrário de 2013, moto deste ano tem predomínio da cor branca (Foto: Yamaha)
Rossi destacou a paixão dos indonésios pela MotoGP e disse torcer para que o Mundial de Motovelocidade realize uma etapa no país em um futuro breve.

“É sempre ótimo vir para a Indonésia. Os indonésios são os melhores fãs do mundo, com muita paixão pela MotoGP e pela Yamaha, mesmo não tendo pilotos do país deles”, considerou. “A Yamaha Indonésia tem um grande papel nos negócios globais da Yamaha, e eu realmente espero que a nossa presença dê um novo impulso nos negócios locais”, continuou.

“Não consigo lembrar de nenhum lançamento da Yamaha que foi feito fora da Europa, então o evento de hoje foi especial por várias razões”, comentou. “Realmente espero que possa correr aqui outra vez. E logo, antes que seja muito tarde!”, brincou.

Yamaha segue sem um patrocinador principal (Foto: Yamaha)
Lorenzo, por sua vez, elogiou o layout da moto, mas destacou que está mesmo ansioso para ver o que tem dentro da nova M1. O piloto, que ficou com o vice-campeonato na temporada 2013, já fala em tentar recuperar o título, mas reconheceu que os rivais não vão facilitar.

“Gostei muito da nova moto, é muito moderna e elegante com mais branco”, opinou. “Entretanto, não é apenas a cor. Estou ansioso para ver o que tem dentro da moto em Sepang!”

“Minhas expectativas para esta temporada são muito altas”, declarou. “Vou tentar começar a temporada bem como no ano passado e de cara subir no pódio. Isso será importante para pontuar e para ganhar confiança para o resto da temporada”, seguiu.

“Nossos rivais serão difíceis, mas acho que se melhorarmos em algumas áreas, então temos uma boa chance de conquistar o título outra vez”, encerrou.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Pré-acordo (2)

Não demorou para que a Ducati negasse os rumores de um acerto com Jorge Lorenzo para a temporada 2015 da MotoGP. Na noite da última quarta-feira (15), a rádio espanhola ‘Onda Cero’ noticiou que o bicampeão tinha assinado um pré-contrato com a fábrica de Borgo Panigale para vestir o vermelho da marca de Bolonha.

Contrato de Lorenzo com a Yamaha chega ao fim em 2014 (Foto: Yamaha)
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Em entrevista ao site italiano ‘GPOne’, Claudio Domenicali, diretor-geral da Ducati, negou a informação e ainda aproveitou para brincar com os rumores.

“Sério? Então agora devemos assinar com Márquez. Custaria menos que financiar o desenvolvimento”, comentou Domenicali.

Nesta sexta-feira, a Yamaha vai apresentar a YZR-M1 que será utilizada por Lorenzo e Valentino Rossi na temporada 2014 da MotoGP. O evento acontece em Jacarta, capital da Indonésia, um dos principais mercados da marca nipônica. A fábrica local, aliás, é a maior produtora de motos da casa de Iwata em todo o mundo.