quarta-feira, 29 de outubro de 2014

MotoGP em quadrinhos

O Mundial de Motovelocidade vai ganhar sua própria história em quadrinhos. A Motorpress Ibérica, editora especializada em publicações de motor, esporte e estilo de vida, a You First Sports, multinacional de marketing esportivo, e a Mediaset España, grupo de comunicação que tem os direitos de transmissão do Mundial, firmaram um acordo com a Dorna, promotora do certame, que vai garantir a produção e distribuição de um livro em quadrinhos do campeonato.

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O livro, que terá Pachi Rosés e David Tejera, da equipe da Mediaset, como roteiristas, e Jorge Santamaría, colaborador habitual da Marvel, como desenhista, será lançado no próximo dia 12 de dezembro.

O livro terá cem páginas e, além da competição, também vai abordar os bastidores do campeonato. Marc Márquez, claro, é um dos protagonistas, mas a história também contará com Jorge Lorenzo, Valentino Rossi e Dani Pedrosa, e com pilotos de Moto2 e Moto3.

A peça vai custar €14,95 (cerca de R$ 46,50).

No Anhembi

O Mundial de Motovelocidade não virá ao Brasil tão cedo, mas isso não vai impedir os brasileiros de verem de perto a RC213V. A 1000cc de Marc Márquez está em exposição no estande da Honda no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

RC213V está no estande da Honda no Salão do Automóvel (Foto: Caio Mattos/Honda)
O evento acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, até o dia 9 de novembro. Os ingressos custam entre R$ 30 e R$ 80.

Moto #93 é a utilizada por Marc Márquez no Mundial de MotoGP (Foto: Caio Mattos/Honda)
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Serviço:

28º Salão Internacional do Automóvel
Data: 30/10 até 09/11
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo/SP
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana
Ingressos: www.salaodoautomovel.com.br

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

63

A vitória de Marc Márquez no GP da Malásia garantiu a conquista do 63º Mundial de Construtores da Honda. Ao longo da história, a marca da asa dourada conquistou 21 títulos na classe rainha do Mundial de Motovelocidade — oito na MotoGP e 13 nas 500cc —, seis nas 350cc, 19 nas 250cc, 15 nas 125cc e dois nas 50cc. No total, os pilotos da marca acumulam 695 vitórias, distribuídas em todas as categorias do certame.

O resultado do Mundial de Construtores é calculado de acordo com os pontos obtidos pela moto mais bem colocada de um fabricante em cada corrida. Em 2014, Marc registrou o melhor resultado da Honda 13 vezes, Dani Pedrosa outras duas, e Stefan Bradl e Álvaro Bautista em uma oportunidade cada.

Nem precisava dizer que foi Márquez quem mais contribuiu com este resultado (Foto: Honda)
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“Mais uma vez nós tivemos uma temporada muito empolgante e foi particularmente especial para o nosso time de fábrica da HRC, o Repsol Honda Team”, declarou Shuhei Nakamoto, vice-presidente executivo da HRC. “Marc mostrou um domínio incrível no início da temporada depois de vencer as primeiras dez corridas em sequência, e eu devo parabenizá-lo por esta incrível conquista. Vencer seu segundo título na MotoGP em seu segundo ano, e fazer isso no Japão, é algo que nunca vou esquecer”, continuou.

“Dani também fez um ótimo trabalho neste ano e foi, de fato, o primeiro piloto a bater na Marc, na República Tcheca. Nós o estávamos apoiando 100% para conquistar o segundo lugar, mas depois de Phillip Island e da Malásia, agora não é mais possível, então tenho certeza que ele vai mudar o foco para 2015”, ponderou Nakamoto. “Gostaria de aproveitar esta chance para agradecer todos os nossos parceiros e patrocinadores pelo continuo e valioso suporte, e a todos os nossos colegas na Honda, que trabalham tão duro ao longo do ano para dar aos nossos pilotos a melhor chance possível na pista”, agradeceu.

“Também para todos os nossos fãs ao redor do mundo. Este campeonato é para vocês!”, dedicou. “Agora vamos para Valência dentro de duas semanas, onde esperamos garantir o Mundial de Equipes e conquistar a tríplice coroa de forma consecutiva”, concluiu.

Na disputa entre os times, a Honda tem a liderança na classificação com 29 pontos de vantagem para o time de fábrica da Yamaha. A Tech3 tem o terceiro posto, com Ducati e Gresini completando o top-5.

Muito carisma

Marc Márquez e Valentino Rossi protagonizaram um belo duelo no GP da Malásia, que terminou com o 12º triunfo do piloto da Honda na temporada 2014 da MotoGP — igualando um feito de Mick Doohan em 1997.

Mesmo rivais na pista, os dois pilotos mantém uma relação para lá de cordial e é comum vê-los conversando, especialmente nas tradicionais coletivas de imprensa da MotoGP.

Na pista de Sepang, pouco após a corrida, os dois mostraram mais uma vez essa divertida amizade. No momento em que Márquez posava com sua equipe para celebrar o 12º triunfo, Rossi decidiu quebrar um pouco o laranja e branco dos uniformes da Honda e levar um pouco do azul da Yamaha para imagem.

A foto da Honda... (Foto: Repsol)
Na sequência, quando era Valentino quem posava junto com seus fiéis escudeiros, foi Márquez quem decidiu dar um colorido diferente à imagem.

... e a da Yamaha (Foto: Yamaha)
É muito carisma!

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quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Eu ri

Às vésperas do GP do Brasil de F1, Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, esteve no Autódromo de Interlados no último dia 16 para uma entrevista coletiva. Acompanhado por Wilson Poit, presidente da SPTuris, a empresa de turismo e eventos de São Paulo, o prefeito falou sobre a reforma da pista, a importância da F1 para cidade e o cancelamento da etapa paulista da Indy.

Durante a entrevista, Poit afirmou que São Paulo sonha em receber o Mundial de Motovelocidade. De acordo com o dirigente, que classificou como “sonho ambicioso” receber o Mundial de Motovelocidade, já existem conversas com os responsáveis pelo certame.

Atual reforma não vai deixar Interlagos nos padrões da MotoGP (Foto: Marcelo Iha/SPTuris)
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“A gente está sendo procurado por diversas organizações”, contou. “Não temos nada. Vamos anunciar no momento certo. Mas, como disse, Interlagos tem sonhos ambiciosos e nós estamos conversando, inclusive, com o pessoal da MotoGP”, completou.

Interlagos está passando por uma grande reforma, que conta com um investimento de R$ 160 milhões. A verba faz parte de um repasse feito pelo Ministério do Turismo à cidade de São Paulo, que tem o valor total de R$ 260 milhões. O restante do dinheiro será aplicado na reforma do complexo do Anhembi (R$ 60 milhões) e na construção das Fábricas do Samba (R$ 40 milhões).

A reforma, no entanto, atende às exigências de Bernie Ecclestone para renovar o contrato da F1 com o circuito paulistano e, claro, não teve o projeto elaborado pensando nas necessidades de segurança do Mundial de Motovelocidade.

Como bem se sabe, F1 e MotoGP têm exigências de segurança bastante distintas, exatamente por conta da exposição dos pilotos. Na prática, isso significa dizer que não é porque um circuito tem a homologação máxima da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que vai conseguir a mesma coisa com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

E a SPTuris sabe disse. Não tem nem tanto tempo assim que a entidade máxima do esporte passou por aqui para vistoriar o circuito de Interlagos e percebeu que a pista de São Paulo não atende os padrões de segurança.

Para receber a MotoGP, a pista de Interlagos precisaria de uma grande reforma. Uma reforma maior do que a que está sendo feita hoje, pois as áreas de escape precisariam ser bastante aumentadas.

A declaração de Poit coloca Interlagos como o terceiro circuito do país a manifestar interesse pelo Mundial de Motovelocidade, mas me parece um tanto quanto estranho que nenhum dos três leve em conta as necessidades de segurança.

A reforma do circuito de Brasília é uma promessa antiga — e aparentemente eterna — e ninguém tem motivos bons o bastante para acreditar que um dia vá sair do papel. Afinal, os responsáveis pela pista levaram meses para elaborar um projeto de reforma e depois vieram com uma ideia de fazer as coisas picadinhas para poder receber a Indy no ano que vem.

O caso de Goiânia é um pouco diferente. A pista goiana efetivamente foi reformada, mas apesar de o governo local ter dito que o projeto foi feito pensando na MotoGP, a coisa não é bem assim. A Dorna, promotora do Mundial, mandou representantes até o Brasil e concluiu que o traçado precisa de mais reformas para garantir a integridade dos pilotos.

E agora aparece a ideia de Interlagos, um circuito que não tem e que não vai ter — não após essa reforma — os padrões de segurança necessários para receber o Mundial de Motovelocidade.

Ao que parece, planejamento não é a maior especialidade dos responsáveis pelas pistas brasileiras, mas eles têm certo talento para comédia.

Listas

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou nesta quinta-feira (23) a lista provisória de inscritos na temporada 2015 do Mundial de Motovelocidade. Nas três classes, a relação de pilotos e motos traz várias novidades.

MotoGP

Na MotoGP, as mudanças não ficaram apenas na relação de pilotos. Para a temporada 2015, Suzuki e Aprilia fazem seu retorno ao esporte, voltando à classe rainha com seus esforços de fábrica.

No caso da marca japonesa, Maverick Viñales foi promovido da Moto2 para trabalhar com Aleix Espargaró no time comandado por Davide Brivio. No caso da fábrica italiana, que se aliou à Gresini, apenas Álvaro Bautista foi confirmado, com a segunda vaga esperando a definição do segundo piloto.

Viñales vai ser piloto da Suzuki na MotoGP (Foto: Pons)
Os times principais de Honda e Yamaha não trazem mudanças, assim como a Tech3, que segue com Pol Espargaró e Bradley Smith. Na Ducati, entretanto, Andrea Iannone chega para ocupar a vaga de Cal Crutchlow. O britânico, por sua vez, segue para a LCR, onde será companheiro de Jack Miller, que foi promovido da Moto3 para a MotoGP com um contrato de três anos com a Honda.

Além de Suzuki e Aprilia, a Marc VDS é outra equipe que passa a integrar o grid da MotoGP. O time de Marc van der Straten vai contar com uma RC213V que ficará nas mãos de Scott Redding.

Na Pramac, Yonny Hernández segue no time, agora como companheiro de Danilo Petrucci. Na Forward, Stefan Bradl vai guiar uma versão Open da Yamaha ao lado de Loris Baz, que chega do Mundial de Superbike.

Além do francês, Eugene Laverty também muda de campeonato mundial e chega a Aspar para formar dupla com Nicky Hayden.

A Avintia, por outro lado, segue com Héctor Barberá e Mike di Meglio, mas contará com motos Ducati na configuração Open. Karel Abraham segue no grid com a escuderia de propriedade do pai.

A Ioda ainda precisa anunciar seu piloto para o próximo ano, compondo, assim, a lista de 25 inscritos.


Moto2

A Moto2 também não passou ilesa por mudanças. Muitos pilotos foram promovidos da Moto3, mas a mudança de equipamento também é significativa, com muitas equipes trocando a Suter pela Kalex.

Atual líder do Mundial, Tito Rabat, que pode conquistar o título já neste fim de semana, apostou em seguir na divisão intermediária, e, se garantir o título da Moto2, será o primeiro piloto a defender a conquista na história da categoria.

Álex Márquez vai estrear na Moto2 em 2015 (Foto: Repsol)
O #53, que seguirá com a Kalex da Marc VDS, terá como companheiro o amigo Álex Márquez. O líder do Mundial de Moto3 também precisou mudar de número, já que seu atual #12 é de propriedade de Tom Lüthi. Assim, o espanhol vai exibir o #73 em sua Kalex.

Companheiro de Márquez na Estrella Galicia 0,0, Álex Rins também dará o salto para a categoria intermediária e será companheiro de Luis Salom na Pons.

Mika Kallio, por sua vez, deixa a Marc VDS e vai se unir a Franco Morbidelli na Italtrans. Assim, Julián Simón se transfere para a QMMF para dar sequência à carreira.

Randy Krummenacher também troca de equipe e vai vestir as cores da JiR. A Tasca vai contar com Louis Rossi na Mistral 610, a moto da Tech3. Com a Caterham fora do grid, Johann Zarco segue para a Ajo, que aumentou seu envolvimento no Mundial e vai correr também na Moto2.


Moto3


Assim como as demais categorias, a Moto3 também contará com um grid revisado e terá de arranjar novos protagonistas, já que Márquez, Rins e Miller foram para as categorias maiores.

Para substituir os Álex, a Estrella Galicia 0,0 chamou Fabio Quartararo, que vai ser companheiro de Jorge Navarro.

Granado aparece na lista da FIM como piloto da LaGlisse em 2015 (Foto: LaGlisse)
 O italiano Stefano Manzi também fará sua estreia no Mundial, correndo pelo Team Italia. Campeão de 2014 da Red Bull Rookies Cup, Jorge Martín chega ao campeonato como piloto da Aspar, formando um trio com Francesco Bagnaia e Juanfran Guevara. Os três serão equipados com motos da Mahindra.

Danny Kent deixa a estrutura da Ajo e segue para a Kiefer, onde será companheiro do japonês Hiroki Ono. No Team Sky VR46, de Valentino Rossi, Romano Fenati agora terá Andrea Migno como companheiro de equipe.

ZulFahmi Khairuddin, por sua vez, vai representar o novo time do circuito de Sepang, que ainda anunciará seu segundo piloto para correr com uma de suas duas KTM. Enea Bastianini continuará com a Gresini, que agora vai usar motos Honda.

A LaGlisse, por sua vez, vai trocar KTM por Husqvarna e terá Isaac Viñales como piloto. Apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente pela equipe, Eric Granado aparece na lista da FIM, ainda como piloto do time espanhol.


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terça-feira, 21 de outubro de 2014

Freddie Spencer + Marc Márquez

Assim como fizeram no ano passado, os organizadores do GP da Comunidade Valenciana escalaram Marc Márquez como garoto-propaganda da etapa deste ano. Desta vez, entretanto, o campeão de 2013 e 2014 tem a companhia de Freddie Spencer, de quem ele andou roubando alguns recordes de precocidade.

Márquez se juntou a Spencer para promover GP da Comunidade Valenciana (Foto: Repsol)
A corrida no circuito Ricardo Tormo, última etapa da temporada 2014 da MotoGP, acontece no próximo dia 9 de novembro.

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sábado, 18 de outubro de 2014

200

Álvaro Bautista vai atingir neste fim de semana, na Austrália, a marca de 200 corridas no Mundial de Motovelocidade. Campeão das 125cc em 2006, o espanhol é o 25º piloto da história a completar duas centenas de corridas no campeonato criado em 1949.

Bautista vai disputar sua 200ª corrida no Mundial neste fim de semana (Foto: Gresini)
Bautista fez sua estreia no Mundial nas 125cc em 2002, na prova de Jerez de la Frontera. No mesmo ano, o atual piloto da Gresini disputou outras duas provas na Espanha como wild-card.

Em 2003, Álvaro desembarcou no Mundial em tempo integral e disputou 67 provas antes de subir para as 250cc. Depois de três anos na divisão intermediária, Bautista saltou para a MotoGP em 2010, com a Suzuki. Até o momento, o piloto de Talavera de la Reina disputou 83 corridas na classe rainha e tem como melhor resultado três terceiros lugares.

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Dia de visita

Mark Webber aproveitou a passagem do Mundial de Motovelocidade pela Austrália e foi até Phillip Island para acompanhar o sábado de treinos classificatórios.

Mark Webber visitou a MotoGP neste sábado (Foto: Repsol)
Na pista de Victoria, o ex-piloto da F1 assistiu o domínio do ‘Rufea Team’, com Álex Márquez, Tito Rabat e Marc Márquez faturando a pole em Moto3, Moto2 e MotoGP, respectivamente. Os três espanhóis treinam juntos na pista de Rufea, na Catalunha.

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Itália X Espanha

O triunfo de Jorge Lorenzo no GP do Japão, disputado em Motegi no último fim de semana, foi o 85º de pilotos espanhóis na MotoGP desde a introdução da categoria, em 2002.

Com o resultado, a Espanha está muito perto de igualar o número de vitórias de pilotos italianos na MotoGP: 86.

Triunfo de Lorenzo no Japão colocou Espanha mais perto da Itália (Foto: Yamaha)
Na lista de nações com mais vitórias na MotoGP, a Itália lidera, seguida pela Espanha. A Austrália vem logo atrás, com 40 triunfos. Os Estados Unidos aparecem na sequência, com quatro vitórias, à frente de Brasil e Japão, empatados com três.


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#Rossi250

Valentino Rossi já é o piloto com maior número de largadas na classe rainha do Mundial de Motovelocidade, mas neste domingo (19), em Phillip Island, o eneacampeão chegará a sua largada de número 250.

A prova histórica, no entanto, verá Rossi largar do oitavo posto do grid. Por conta de um erro no acerto da moto na classificação, Valentino fez sua melhor volta em 1min28s956, 0s548 mais lento que Marc Márquez, que vai sair na pole pela 12ª vez no ano.

Rossi vai fazer largada de número 250 na classe rainha do Mundial (Foto: Yamaha)
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“Nós cometemos alguns erros durante a classificação”, contou. “Fui bem forte com o primeiro pneu, mas nós sabíamos que tínhamos que melhorar para largar na frente. Infelizmente, quando modificamos a moto, tive um pouco mais de problema na freada”, relatou.

“Por conta disso, também cometi um erro no terceiro setor enquanto rodava com o segundo pneu. Não consegui melhorar, então tenho que largar na terceira fila”, continuou. “Amanhã será difícil, pois muitos pilotos estão na minha frente. Todos são muito rápidos, então vai ser difícil e será muito importante fazer uma boa largada e uma boa primeira volta. Tenho bom ritmo e a corrida é longa, então temos de dar o máximo”, completou.

Na lista de pilotos com mais largadas na classe rainha, Nicky Hayden vai igualar Colin Edwards e empatar com o piloto do Texas como o norte-americano com maior número de provas na classe rainha.

http://high-side.blogspot.com.br/2013/11/a-obra-prima-de-valentino-rossi.html Livro com história de Rossi na Yamaha é lançado no Brasil

Os escolhidos

Terminou na última quinta-feira (16) o processo seletivo para o grid da temporada 2015 da Red Bull Rookies Cup. Após três dias de testes no circuito de Guadix, na Espanha, a organização do certame convidou 12 pilotos para participarem do campeonato no próximo ano.

No total, foram 109 participantes vindos de 30 nações, entre eles os brasileiros Renzo Ferreira e Meikon Kawakami. Deste total, apenas 42 chegaram ao dia final em Guadix.

Os 12 escolhidos para o grid de 2015 da Rookies Cup (Foto: Divulgação)
A dupla brasileira, aliás, não conseguiu chegar ao último dia de seleção, o que não chega como uma surpresa. Levando em conta a base do país e a vasta experiência de seus adversários, Renzo e Meikon já podem se sentir orgulhosos de terem participado de uma seletiva internacional. Qualquer que fosse o resultado.

A lista de 12 escolhidos conta com representantes de Argentina, Croácia, Finlândia, Itália, Holanda, Espanha, Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos:

Emanuel Aguilar – Argentina
Martin Vugrinec – Croácia
Patrik Pulkkinen – Finlândia
Omar Bonoli – Itália
Mattia Casadei – Itália
Walid Soppe – Holanda
Raul Fernandez – Espanha
Rufino Florido – Espanha
Aleix Viu – Espana
Mykyta Kalinin – Ucrânia
Rory Skinner – Reino Unido
Gabriel Hernandez – Estados Unidos

O grid provisório de 2015 será divulgado nos próximos dias, junto com o calendário da Red Bull Rookies Cup.

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quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Surfe

Como acontece em toda semana de corrida, um grupo de pilotos do Mundial de Motovelocidade se reuniu nesta quinta-feira (16) para aproveitar um dos grandes atrativos turísticos da Austrália.

Binder, Parkes, Bradl, Espargaró, Cardús e Hernández curtiram um dia de surfe na Austrália (Foto: Divulgação)
Pol Espargaró, Stefan Bradl, Yonny Hernández, Broc Parkes, Anthony West, Ricky Cardús e Brad Binder estiveram na Smith’s Beach, uma praia de Phillip Island que é bastante procurada por surfistas inexperientes, para aproveitar um dia de surfe.

Antes de irem para o mar, pilotos tiveram uma aula em uma escola local (Foto: Divulgação)
Antes de ir para o mar, os pilotos tiveram uma aulinha na escola de surfe local ‘Island Surfboards’. 

Pol Espargaró não ficou apenas escondido no meio das pranchas (Foto: Divulgação)
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Matemática do Mundial

Depois de Marc Márquez garantir o título da MotoGP, o circuito de Pihillip Island, na Austrália, pode ver a coroação de um novo campeão. Na antepenúltima prova da temporada, Tito Rabat terá sua primeira chance de vencer o campeonato da Moto2.

No momento, Tito tem 38 pontos de vantagem para Mika Kallio e precisa abrir mais 12 para ser declarado campeão na pista de Victoria. Para isso, entretanto, precisará de uma combinação de resultados.

Rabat pode ser campeão já neste fim de semana (Foto: Marc VDS)
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Assim, Rabat será campeão na Austrália se:


- Vencer e Mika Kallio não terminar no pódio;

- For segundo, com Kallio não passando de oitavo;

- For terceiro, com Kallio no máximo em 12º;

- For quarto, com Kallio em 15º ou pior.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

#RideMelbourne

Depois de Marc Márquez se aventurar na Millennium Bridge, em Londres, chegou a vez de Dani Pedrosa e Jack Miller levarem suas motos de corrida para as ruas. Na manhã desta quarta-feira (15), os pilotos de Honda e Red Bull KTM Ajo pilotaram suas motos em locais famosos de Melbourne, passeando nas margens do Rio Yarra.

Jack Miller e Dani Pedrosa guiaram nas ruas de Melbourne (Foto: Divulgação)
O passeio dos pilotos foi acompanhado por Anthony West, da Moto2, e pelos wild-cards da Moto3 Remy Gardner e Olly Simpson. Aiden Wagner, que recentemente esteve na Espanha treinando com Tito Rabat, também esteve no evento.

“Foi ótimo ter a chance de estar aqui em Melbourne e pilotar nas margens do Rio Yarra”, disse Pedrosa. “O mais difícil foi manter o equilíbrio na moto, já que, obviamente, não podíamos rodar na mesma velocidade que em Phillip Island”, continuou.

Pedrosa segue envolvido na luta pelo vice na MotoGP (Foto: Divulgação)
“Pilotar na cidade foi uma forma especial de chegar à Austrália”, completou o piloto da Honda.

Sempre bem humorado, Miller brincou que foi uma ótima oportunidade para testar sua moto, mas precisou de muito cuidado.

“Este foi um ótimo teste extra — só tive que tomar cuidado para não cair no rio!”, brincou. “Foi incrível ver uma multidão de fãs chegando perto das motos”, frisou.

Miller precisa descontar vantagem de Álex Márquez na liderança da Moto3 (Foto: Divulgação)
“Agora vamos para a pista. Depois de perder pontos cruciais no Japão, não temos nenhuma opção a não ser ir com tudo para a vitória e os 25 pontos que vem com ela”, completou.

A Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, divulgou um vídeo com o passeio da dupla por Melbourne.

Phillip Island é a antepenúltima etapa da temporada 2014 (Foto: Divulgação)
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segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Um agradecimento e tanto

Marc Márquez começou a semana querendo se tornar uma tartaruga ninja e foi dormir no último domingo (13) como bicampeão da MotoGP. O mais novo bicampeão da história, aliás.

No caminho para o título, Márquez somou 11 vitórias, entre elas as dez primeiras da temporada, e 11 poles. Agora, restando ainda três corridas em 2014, o piloto de Cervera soma 312 pontos, 82 a mais que Valentino Rossi, e, claro, não pode mais ser alcançado pelos rivais.

Para celebrar o triunfo, a Repsol, patrocinadora principal do time da Honda na MotoGP, divulgou uma entrevista com o piloto, que admitiu que os erros cometidos em Misano — quando caiu perseguindo Rossi pelo primeiro lugar — e Aragón — onde caiu por permanecer na pista molhada tempo demais com os pneus slicks — o fizeram valorizar ainda mais o título de 2014.

Márquez disse que título foi agradecimento à Honda por deixá-lo ter seu grupo de engenheiros e mecânicos (Foto: Repsol)
“A verdade é que os erros nas últimas corridas fizeram com que eu apreciasse mais a conquista do título, pois a primeira parte da temporada foi muito boa, mas parecia que o título não queria chegar”, avaliou Marc. “Cometi alguns erros, talvez pelo excesso de confiança por saber que eu tinha uma vantagem significativa”, admitiu.

“Essas vitórias iniciais me deram o luxo de correr um pouco mais de risco que o normal. Mas estava muito claro que eu queria conquistar o título aqui, na casa da Honda, e isso também é muito bom”, frisou.

O bicampeonato da MotoGP é o quarto título mundial conquistado por Marc em um intervalo de cinco anos. Indagado se tem a sensação de que a vida está passando muito rápido, o piloto respondeu: “Acho que eu não assimilei isso”.

“O mais importante é que eu estou curtindo o momento, porque você nunca sabe o que vai acontecer amanhã”, filosofou. “Nós conquistamos o título e temos que celebrar isso, assim como fazemos em cada vitória. É muito legal compartilhar essa alegria com o time”, declarou.

Tetracampeão mundial, Márquez listou os destaques de cada uma de suas conquistas e afirmou que o triunfo de 2014 foi sua maneira de recompensar a Honda por permitir que ele voltasse a contar com seu fiel time de mecânicos e engenheiros.

“Obviamente, cada título é especial — cada um tem seu momento”, afirmou. “O título das 125cc foi o primeiro e isso sempre é muito empolgante. Além disso, foi mais difícil, porque eu tinha que vencê-lo na última corrida”, recordou.

Márquez afirmou que RC213V de 2014 permitiu que ele se concentrasse em sua pilotagem (Foto: GEPA Pictures)
“O título da Moto2 foi satisfatório e também tinha um pouco de raiva, depois do que aconteceu no ano anterior — cinco meses lesionado”, lembrou o espanhol, que sofreu com um edema periorbitário, que o fazia enxergar em dobro. “O primeiro ano na MotoGP foi uma grande surpresa. E este último título é para agradecer a Honda, que me deixou trazer todo o meu pessoal — meu time — e criou uma ótima atmosfera na garagem”, justificou.

Marc também falou sobre o que melhorou no ano passado e explicou que a RC213V deste ano conta com um chassi que o permite se concentrar mais em seu estilo de pilotagem.

“Você tenta melhorar em todos os aspectos, mas é verdade que eu me adaptei muito melhor ao pacote moto-piloto” disse. “Nós desenvolvemos um chassi muito mais focado no nosso estilo de pilotagem e isso me ajudou a me concentrar mais em melhorar como piloto, e não tanto em tornar a moto melhor em si”, relatou.

Ainda com as provas de Phillip Island, Sepang e Valência pela frente, Márquez garantiu que vai para a pista com a mentalidade de curtir, mas ciente que Rossi, Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo vão dar seu máximo na briga pelo segundo lugar na classificação.

“[Vou] com a mentalidade de curtir. Sei que o vice-campeonato ainda está em jogo e os outros pilotos vão dar o máximo, mas vou focar em fazer o meu melhor e aproveitar cada corrida”, assegurou.

Marc falou em ajudar o irmão na luta pelo título da Moto3 (Foto: GEPA Pictures)
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Ainda, Marc falou sobre como se manterá motivado para lutar pelo título em 2015. “Você encontra motivação em todos os lugares, especialmente após ir bem em um ano. Você tenta manter a mesma forma e progresso, e o time também te empurra”.

Por fim, ao ser questionado se o irmão, Álex, vai conquistar o título da Moto3, Marc avaliou. “A intenção é essa! Vou ajudá-lo e dar todo o encorajamento possível. Acima de tudo, nós temos que tirar toda a pressão dele, porque liderar a categoria significa muita pressão. Será importante deixá-lo calmo, para que ele possa lidar bem com isso, mas eu sei por experiência que a temporada é muito longa e em três corridas tudo pode acontecer”, concluiu.

Selection Event

A Red Bull Rookies Cup divulgou na manhã desta segunda-feira (13) a lista de participantes no evento de seleção que vai formar o grid do certame para a temporada 2015. No total, são 109 candidatos vindos de 30 países, entre eles os brasileiros Meikon Kawakami e Renzo Ferreira.

Rookies Cup é uma bela porta de entrada ao Mundial de Moto3 (Foto: GEPA Pictures/Red Bull)
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Entre os escritos, a maioria vem da Espanha (20), seguidos por Itália (18), Reino Unido (9), Alemanha (8), Estados Unidos (7), França (5) e Austrália (5). Junto com Brasil, Argentina, Bélgica, Canadá, Croácia, República Tcheca, Finlândia, Grécia, Guatemala, Hungria, Irlanda, Japão, Macedônia, México, Holanda, Polônia, Portugal, Rússia, San Marino, África do Sul, Suécia, Suíça e Ucrânia completam a lista de países representados.

Esses 109 candidatos participam de testes nesta semana no circuito de Guadix, na Espanha, e ao final dos exercícios um grupo de 12 pilotos será convidado para integrar a Rookies Cup.

O grid provisório da Rookies Cup para 2015 será divulgado logo após o evento de seleção.

A lista completa de participantes do evento de seleção está no site da categoria.