segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cadê o amor?

Ao que parece, durou apenas cinco provas o amor entre Dani Pedrosa e Marc Márquez. Depois de um fim de semana incrivelmente tumultuado para o estreante – com um forte acidente no segundo treino livre para o GP da Itália –, o atual campeão da Moto2 foi publicamente criticado por seu companheiro de equipe pela primeira vez.

Falando à ‘Catalunya Radio’ após o segundo lugar em Mugello, Pedrosa afirmou que foi uma surpresa o desempenho de Márquez na prova da Toscana, mas destacou que a equipe de Marc copiou seu acerto para a corrida de domingo.

Seguindo Pedrosa, Márquez aproveita para aprender mais umas coisinhas sobre a MotoGP (Foto: Repsol)
Durante a etapa de Mugello, Marc conseguiu acompanhar o ritmo de Dani o tempo todo e chegou a passar o companheiro nas voltas finais. Com três giros para o fim, entretanto, Márquez errou e caiu, abandonado a disputa.

“A corrida de Márquez foi surpreendente depois de ter caído tão forte na sexta. No sábado ele também não estava bem, mas sabemos que ele copiou bastante a configuração da nossa moto”, falou. “Deram a ele toda a informação que nós coletamos no sábado para melhorar a tração e acho que assim é mais fácil”, disparou.

Não é difícil de entender a posição de Pedrosa. Eles são companheiros de equipe, mas Márquez não pensaria duas vezes antes de ultrapassá-lo e tomar seu lugar no pódio. Como efetivamente aconteceu. De certa forma, Pedrosa acaba ‘trabalhando’ para seu maior inimigo.

Por outro lado, também não é difícil entender o lado de Márquez. O tombo de sexta-feira foi muito sério e ele ficou bastante dolorido, o que limitou seu trabalho na pista. Tendo as informações de Pedrosa liberadas, era um tanto quanto óbvio qual seria o lugar para onde recorrer.

Falando no acidente, que pode ser visto por meio de uma câmera de segurança do circuito, a Alpinestars, fabricante do macacão do espanhol, divulgou as informações coletadas dos sensores instalados no traje dele.

Segundo a marca, Márquez deixou a pista em uma velocidade de 337.9 km/h e sofreu vários fortes impactos na região das costas e dos ombros, além de ter machucado o queixo enquanto era arrastado pela grama da curva San Donato.

No gráfico divulgado pela Alpinestars, é possível ver o momento em que o airbag do macacão foi acionado e a intensidade dos impactos sofridos por Marc. De acordo com a empresa, o piloto pode ter sofrido com forças gravitacionais maiores que 25g, valor máximo medido pelo traje.

Para se ter um exemplo, um piloto de F1 enfrenta uma aceleração de até 5g ao fazer uma curva em alta velocidade, o que representa a ação de uma força cinco vezes maior que o peso do competidor.

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