sábado, 4 de janeiro de 2014

Schumi

Michael Schumacher está internado em coma induzido no Centro Hospitalar Universitário de Grénoble, na França, desde o último domingo, quando sofreu um grave acidente na estação de esqui de Méribel, em Saboia. O heptacampeão mundial de F1 sofreu uma queda e foi diagnosticado com traumatismo craniano.

Segundo o jornal germânico ‘Bild’, o acidente de Schumacher aconteceu pouco após o ex-piloto deixar uma das pistas da estação para ajudar a filha de um amigo, que tinha caído na encosta. Na sequência, Michael pisou com um de seus esquis em uma pedra que estava encoberta pela neve e caiu, batendo o lado direito da cabeça em uma rocha.

Curta a fanpage do High Side no Facebook

Schumacher já chegou a testar pela Ducati, inclusive a GP7 de Casey Stoner (Foto: Ducati)
Consciente e muito agitado, o ex-piloto foi removido da estação de helicóptero, mas teve um colapso ainda no ar e precisou ser reanimado pelos paramédicos. No CHU de Grénoble, onde já chegou em coma, Schumacher foi submetido a uma cirurgia de emergência para aliviar a pressão intracraniana e para a remoção de hematomas.

Com o estado mais estável, uma nova cirurgia foi feita na noite de segunda-feira, novamente para a remoção de hematomas e para a redução da pressão. Desde então, Schumacher permanece em estado estável, mas ainda crítico.

Lutando pela vida, Michael completou 45 anos na última sexta-feira e recebeu diversas homenagens, inclusive dos fãs da Ferrari – onde conquistou cinco de seus sete títulos na F1 –, que foram até o hospital em Grénoble para uma vigília silenciosa.

O mundo do motociclismo, por sua vez, não ficou alheio aos problemas de Schumacher e muitos pilotos, como Jorge Lorenzo, Marc Márquez e Valentino Rossi, trataram de mandar seus votos de recuperação ao maior vencedor da história da F1.

Em entrevista à publicação britânica ‘Bike Sport News’, o ex-piloto da MotoGP Chris Burns também quis manifestar sua solidariedade. O britânico foi companheiro de equipe de Schumacher na Holzhauer Honda em 2009, quando o heptacampeão decidiu disputar o Campeonato Alemão de Superbike.

“Ele era como uma máquina”, disse Burns. “Tudo que ele queria fazer era melhorar, então ele literalmente absorvia tudo que você dizia para ele”, continuou.

Burns contou que ficou surpreso em seu primeiro contato com Schumacher pelo jeito simples do germânico. “Eu me lembro de ir encontrar com o time pela primeira vez e estava um pouco inseguro sobre como ele seria. Mas quando o conheci, fiquei completamente chocado”, contou. “Ele era realmente um cara legal, nada arrogante ou algo assim. Ele só queria correr”, resumiu.

“Lembro de voltar para a garagem depois da minha primeira sessão e ele estava lá ao meu lado, fazendo um milhão de perguntas, tentando descobrir como ele poderia ser mais rápido”, recordou. “Ele tinha aquela mentalidade de corredor onde ele sempre queria ser mais rápido e queria saber o máximo possível para saber como fazer isso”, explicou.

Ferrari reuniu fãs em Grénoble em vigília silenciosa no aniversário de Schumacher (Foto: Ferrari)
Na visão de Burns, se tivesse começado no motociclismo ainda na adolescência, Schumacher também seria um vencedor em duas rodas. “Para um homem que tinha 40 anos na época e que não era um piloto de moto, ele era muito rápido – se tivesse começado a pilotar quando jovem, teria sido campeão, sem dúvida”, opinou.

Por fim, o piloto britânico se disse chocado com o acidente sofrido por Michael nos Alpes Franceses e aumentou a torcida pela pronta recuperação do heptacampeão.

“Quando soube sobre o acidente, eu me senti mal. Nós nos demos muito bem como companheiros de equipe e ouvir que algo assim aconteceu com um cara que é uma lenda viva como ele, é simplesmente horrível”, avaliou. “Estou acompanhando as notícias o tempo todo e torcendo para ouvir que ele começou a melhorar. Você sempre imagina Michael como alguém invencível e estou esperando que possamos ouvir boas notícias em breve”, concluiu.

Em 2009, Schumacher sofreu um forte acidente enquanto testava uma Honda 1000 CBR Fireblade no circuito de Cartagena, na Espanha, e chegou a ficar inconsciente. Na época, por conta das lesões sofridas, Michael não pôde assumir o cockpit da Ferrari no lugar de Felipe Massa, que tinha sofrido um sério acidente no treino classificatório para o GP da Hungria de F1, em Hungaroring.

Neste sábado, o Dr. Johannes Peli, que foi o responsável pelo atendimento e pela recuperação do ex-piloto anos atrás, revelou que Schumacher já tinha sofrido dano cerebral, com o rompimento de uma artéria no lado esquerdo em decorrência do acidente na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário