terça-feira, 26 de novembro de 2013

As quedas

A preocupação com segurança é sempre uma constante no Mundial de Motovelocidade, mas as quedas seguem sendo uma grande parte do esporte. De acordo com dados da organização do campeonato, a temporada 2013 registrou um total de 863 quedas, 42 a menos que no ano anterior.

Ao contrário do que indica a estatística geral, a classe rainha do Mundial viu um aumento de acidentes neste ano: dos 186 de 2012 para os 205 desta temporada. Na comparação entre as três categorias, a Moto2 é a líder no quesito quedas pelo quarto ano seguido, com uma média de 20.2 acidentes por prova, contra 18.5 da Moto3 e 11.4 da MotoGP.

Márquez escapou ileso dos 15 tombos que sofreu em 2013 (Foto: GEPA Images/Red Bull)
Como era de se esperar, o maior número de quedas aconteceu durante as corridas, mas antes da largada as estatísticas dos incidentes variam de acordo com a categoria. Na divisão principal, o maior número de tombos aconteceu na segunda sessão de treinos livres. Na categoria inicial, a maior parte dos acidentes ocorreu na terceira sessão de treinos, enquanto a classificação da Moto2 foi a fase mais acidentada do fim de semana.

A estatística dos acidentes na MotoGP também evidencia como Marc Márquez pôde contar com a sorte em 2013. O estreante espanhol sofreu 15 quedas na temporada, contra as três de Jorge Lorenzo e as seis de Dani Pedrosa. Os dois últimos, no entanto, tiveram que lidar com fraturas na clavícula.

Entre os candidatos ao título na Moto2, Pol Espargaró registrou oito tombos, o dobro dos acidentes de Scott Redding. O britânico, entretanto, fraturou o punho em uma queda em Phillip Island, e o espanhol foi declarado campeão.

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Eric Granado foi o piloto da Moto3 que sofreu mais quedas (Foto: Aspar)
Na Moto3, o campeão Maverick Viñales sofreu cinco quedas ao longo do ano, contra apenas duas de Álex Rins, que ficou com o vice-campeonato. Luis Salom teve seis tombos, com a metade desses acidentes sendo registrados nas duas últimas provas da temporada.

Na estatística das pistas, foi o circuito de Le Mans que fez o maior número de vítimas. Por conta do piso molhado, foram registrados 68 acidentes, dois a mais do que em Misano e sete a mais que em Sachsenring, onde o número menor de curvas para a esquerda resultou em acidentes decorrentes da baixa temperatura dos pneus. Por outro lado, a pista do Catar foi a que registrou menos acidentes: 34.

Em relação às curvas, foi a La Caixa, a curva 10 do circuito de Barcelona que ficou com o topo das estatísticas. A curva catalã, que fica no fim da Reta Oposta, registrou um total de 28 acidentes. A Musée, a décima curva de Le Mans, aparece na sequência com 18 acidentes, com as curvas um e três de Sachsenring com seus 14 incidentes completando o top-3.

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Lista dos pilotos que mais caíram em 2013:


Lista de pilotos com mais quedas na MotoGP:


Lista de pilotos com mais quedas na Moto2:

Lista de pilotos com mais quedas na Moto3:

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