sábado, 9 de novembro de 2013

Márquez VS. Lorenzo



Dentro de algumas horas, Marc Márquez e Jorge Lorenzo vão para a pista do circuito de Valência para definir o campeão de 2013. O piloto da Honda tem 13 pontos de vantagem na classificação do Mundial e deu um importante passo na tarde deste sábado (9) rumo à conquista de seu primeiro título na classe rainha, quando faturou sua nona pole na temporada.

O jovem espanhol aproveitou que o rival da Yamaha teve problemas com sua M1 e cravou um temporal para garantir a posição de honra do grid. Marc registrou 1min30s237 em seu melhor giro e ficou 0s304 à frente de Lorenzo. Dani Pedrosa completa a primeira fila.

Márquez e Lorenzo definem título da MotoGP neste fim de semana (Foto: Repsol)
Além da pole, Marc tem o histórico da pista valenciana a seu favor. Desde a introdução da era quatro tempos, em 2002, a Honda é a fabricante mais bem sucedida no circuito Ricardo Tormo, acumulando sete vitórias, contra duas da Ducati e outras duas da Yamaha.

Somado ao histórico da Honda em Valência, outro fator pode contar a favor de Marc: a presença de Pedrosa na primeira fila. Dani é o piloto mais bem sucedido no circuito Ricardo Tormo, tendo conquistado seis vitórias. Além disso, em todas as corridas da MotoGP realizadas no traçado espanhol, o vencedor saiu de uma das três posições da primeira fila do grid de largada.

Para ficar com o título, Marc precisa completar a prova dentro do top-4 em caso de vitória de Lorenzo. Se o bicampeão ficar em segundo, Márquez ganha um respiro ainda maior, podendo encerrar a prova em uma das oito primeiras colocações.

Ao longo de toda a temporada, Márquez ficou fora do pódio em apenas duas ocasiões: os GPs da Itália e da Austrália. No caso da prova em Mugello, o espanhol abandonou após um acidente. Em Phillip Island, o piloto de 20 anos foi desclassificado por não obedecer o limite máximo de voltas antes da parada obrigatória para troca de pneus.

Livro com história de Rossi na Yamaha será lançado no Brasil
Ao longo da temporada 2013, Lorenzo somou mais vitórias do que Márquez
Vendo o histórico dos dois ao longo da temporada, é difícil não ver Márquez como favorito, mas Lorenzo também têm lá suas cartas na manga. A principal delas, aliás, é sua experiência.

Na MotoGP desde 2008, Lorenzo sabe que o caminho mais curto até o tricampeonato e pressionar Marc e forçá-lo a errar. Ao longo do fim de semana, Jorge fez o que pôde para jogar a pressão para o outro lado do muro, mas, apesar de muitos avaliarem que o estreante corre mais riscos do que o necessário, Márquez não colocou sua posição em risco em momento algum.

Para a corrida, Jorge tem a opção de segurar o ritmo e atrair mais pilotos para a ponta, aumentando a chance de Marc errar ou até mesmo ser ultrapassado. Mas esta é uma tática conhecida por Emilio Alzamora, o mentor de Marc.

Em 1999, o espanhol disputava o título com Marco Melandri, que tentou essa manobra para batê-lo. Alzamora optou pela segurança e não entrou no jogo do rival, garantindo o título das 125cc com um segundo lugar no GP da Argentina e um ponto de vantagem. Ao italiano restou o vice-campeonato e uma punição por guiar de maneira imoral.

Márquez é um jovem impetuoso e não é lá dos mais conformistas, mas não vai partir para o tudo ou nada em uma prova tão importante. Marc sabe que tem tudo a perder se não se controlar. O companheiro de Dani Pedrosa sabe muito bem soltar a fera que tem dentro de si, mas também sabe quando é a hora de usar a cabeça.

O estreante deixou claro que se sente mais seguro – e concentrado – rodando no limite, mas também reconheceu que sabe o que está em jogo. A duelo em Valência coloca frente a frente a experiência de Lorenzo e o arrojo de Márquez. Veremos para que lado a balança pesa.

Curta a fanpage do High Side no Facebook





A arte é de Felipe Tesser
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário