segunda-feira, 22 de junho de 2015

MotoGP X F1

Um dos mais tradicionais circuitos do calendário do Mundial de Motovelocidade, Mugello recebeu a sexta etapa da temporada 2015 no fim do mês passado. Como tradicionalmente acontece nas provas europeias, a corrida da Toscana contou com a visita de fãs ilustres.

Durante o fim de semana em Scarperia, por exemplo, o Mundial recebeu o ator Keanu Reeves, que já tinha visitado o certame em Austin; do piloto Sébastian Ogier, bicampeão do Mundial de Rali; e de Maurizio Arrivabene, chefe da Ferrari na F1.

Falando à imprensa italiana, o chefe da escuderia de Maranello reconheceu que a caçula rica tem muito para aprender com o campeonato de elite do motociclismo.

Chefe da Ferrari avaliou que a F1 pode aprender com a MotoGP (Foto: Ferrari)
“Acho que esta categoria tem muito para ensinar para a F1”, avaliou Arrivabene. “Aqui, se você jogar uma pedra nas arquibancas, ela não vai chegar ao chão, já que tem muita gente. É inacreditável”, ressaltou.

“O paddock é vivo, com pessoas andando entre os pilotos e todo mundo conversando”, apontou, criticando a postura da F1 de fazer do paddock algo para lá de exclusivo. “Exclusividade no paddock é uma estupidez se estiver tudo vazio. Aqui eu vejo muitos jovens, mesmo que digam que não há nenhum, mas o regulamento e a organização da F1 não são o meu trabalho. Eu trabalho para que a Ferrari vença”, completou.

Não é exatamente uma novidade ver alguém da F1 citando a MotoGP como exemplo. Ano passado, Fernando Alonso esteve no mesmo circuito de Mugello para acompanhar a corrida e saiu de lá impressionado com a receptividade.

“A verdade é que foi uma boa experiência, com um ambiente mais relaxado do que estou acostumado, mais familiar”, declarou o bicampeão em entrevista ao diário espanhol ‘AS’. “Eu acabei de chegar e já me deram um passe para o ano todo. Na F1 não te dão um passe para o ano todo nem rezando”, contou.

Questionado se nem Marc Márquez, bicampeão da MotoGP, receberia uma credencial para o ano todo, Alonso respondeu rindo: “Não. Isso é impossível, porque é outro ambiente. Aqui tem gente no paddock, passeando, esperando ou sentados tomando sol, e isso é ótimo. É ótima a proximidade que a MotoGP te dá”, elogiou.

Antes do asturiano, Adrian Newey, o gênio por trás dos carros vencedores com que a Red Bull alinhou no grid da F1 nos últimos anos, já tinha traçado um paralelo entre as duas categorias.

“Se você assiste um esporte — não importa qual seja ele — você quer sair com a sensação de que aqueles caras são especiais”, disse Newey ao ‘The Telegraph'. “Se você assiste a MotoGP, você pensa que aqueles caras são simplesmente sobre-humanos. Você simplesmente não consegue isso com a atual geração de carros da F1”, resumiu.

Mais recentemente, Carlos Sainz Jr., que faz sua estreia na F1 em 2015, visitou a MotoGP na Catalunha e destacou a diferença no ambiente de cada uma das categorias.

“O paddock da MotoGP é muito diferente do da F1. Aqui você se sente mais em casa, é mais amigável”, avaliou o espanhol.

Público em Mugello chamou a atenção de Arrivabene (Foto: Yamaha)
Além das visitas, também não é incomum encontrar pilotos da F1 — ou ex-pilotos da categoria — comentando as corridas pelas redes sociais. Daniel Ricciardo, por exemplo, já exaltou a valentia de Cal Crutchlow por correr todo estropiado no ano passado e também traçou um paralelo entre a Moto3 e as corridas de kart.

Mas por mais que as duas categorias existam em um mesmo universo — o do esporte a motor —, as duas são sim muito diferentes e, claro, podem aprender uma com a outra. No atual momento, entretanto, é a MotoGP quem tem mais para ensinar.

Assim como acontece hoje com a F1, a MotoGP também já teve seu momento de corridas ruins. Em 2012, por exemplo, o próprio Valentino Rossi, astro-mor do certame, chamou a categoria de “chata”. E ele estava coberto de razão!

“Desde que entrei, em 2000, este é o pior momento da MotoGP”, disse o multicampeão na época em entrevista à emissora britânica ‘BBC’. “É o momento mais chato. As corridas são bem ruins e é muito difícil ficar acordado”, atacou.

“Você olha para a Moto3 e as corridas são muito empolgantes, a Moto2 é fantástica e aí a MotoGP é chata”, indicou. “Então eles têm de mudar o produto”, defendeu.

F1 introduziu numeração física, mas o layout foi padronizado pelas equipes (Foto: McLaren)
E foi exatamente isso que aconteceu. A Dorna, promotora do certame, encontrou um caminho para baratear os custos e tornar a divisão principal mais competitiva. Primeiro com as CRT — que não deram lá muito certo — e depois com o regulamento Open — esse sim um grande acerto.

E os benefícios do regulamento Open não são nada de outro mundo: pneus mais macios, tanque de combustível com capacidade maior, motores descongelados e mais liberdade para testes. Ok, poder testar não torna o esporte mais barato, mas de que outra forma um time consegue ser competitivo? E se você não é competitivo, você só está jogando dinheiro fora. O que é sintoma de loucura, não de esportividade.

Mas, e aí falando de um lado mais pessoal, embora também respaldada pelas impressões de Arrivabene, Alonso, Sainz Jr. e Newey, o Mundial de Motovelocidade é mais humano. Os pilotos, embora astros, são mais reais. Quase como se eles fossem gente como a gente.

E a MotoGP sabe rir de si mesma. Se você nunca assistiu ao ‘Sideways Glance’, corra já para o Youtube! É um programa curtinho que foi feito após as etapas do ano passado que reúne tombos de fiscais, pilotos fazendo bobagens e torcedores exóticos.

Além disso, a MotoGP também produz o ‘After the Flag’, um programa de cerca de 15 minutos que traz um resumo da etapa, entrevistas e etc. E de graça!

O Mundial de Motovelocidade é um primor com redes sociais? Não, não é. Muitas equipes reclamam da falta de liberdade de produzir vídeos de bastidores durante as etapas, o que é proibido por conta dos direitos de transmissão das TVs, tão necessários para a sobrevivência do esporte a motor na atualidade.

Mas, ao contrário do acontece na F1, onde Bernie Ecclestone se recusa a aceitar a importância das redes sociais, existe um esforço maior por parte da MotoGP. O novo site, por exemplo, incorporou as mídias de pilotos e equipes. Afinal, eles são os astros do esporte. Sem eles, nada disso existiria.

Na MotoGP os pilotos têm mais liberdade (Foto: Yamaha)
Além disso, durante o fim de semana em Jerez de la Frontera, a Dorna promoveu um workshop direcionado ao pessoal de comunicação dos times e patrocinadores com representantes do Twitter e do Facebook para troca de ideias. Ainda não é possível medir o resultado disso, mas há um empenho.

Talvez a principal diferença entre as duas categorias esteja em seus homens fortes: Bernie Ecclestone e Carmelo Ezpeleta.

Para quem não sabe, o mandatário da F1 já esteve à frente do Mundial de Motovelocidade, mas, felizmente, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) entendeu que não era este o caminho a seguir.

Claro, Ecclestone fez muito pela F1, deu o Mundial o status que ele tem hoje, mas não deixa de ser verdade que ele também tem lá a sua parte de culpa na crise atual.

Em uma entrevista recente à publicação norte-americana ‘Cycle News’, Ezpeleta explicou que sua amizade com Ecclestone ajudou muito em seu trabalho à frente do Mundial de Motovelocidade, mas lembrou que os dois tem estilos de comando bastante diferentes. Carmelo, por exemplo, não está preocupado com os senhores de 70 anos que podem comprar Rolex, mas sim com as mais de quatro mil pessoas empregadas nas três categorias do campeonato.

“Eu aprendi muito com Bernie. Ele é o cara que inventou este tipo de negócio”, reconheceu o diretor-executivo da Dorna. “O que eu estava tentando fazer era entender a diferença entre carros e motos e adaptar a fórmula dele ao nosso esporte”, explicou o espanhol.
 
Novato na F1, Sainz Jr. já conseguiu apontar diferenças com a MotoGP (Foto: Red Bull)
Questionado sobre suas semelhanças e diferenças com o comandante da F1, Ezpeleta respondeu: “Nós dois amamos esporte a motor. E aí temos personalidades diferentes. Na gestão, eu prefiro negociar. Eu prefiro tentar encontrar um acordo ao invés de vencer e deixas muitas pessoas desapontadas”, resumiu.

Além disso, Carmelo explica que, por mais que as fábricas tenham se fortalecido com a criação da MSMA [a Associação das Fábricas de Motocicletas Esportivas], a FIM sempre esteve no comando.

“O poder sempre esteve nas mãos da FIM. Nós conversamos bastante com o presidente [o venezuelano Vito Ippolito] e chegamos a uma conclusão para deixar todo mundo feliz ou, pelo menos, uma grande parte”, contou. “O segredo foi encontrar um acordo com todas as partes envolvidas e focando no mesmo alvo”, seguiu.

Perguntado sobre qual a causa defendida por FIM e Dorna, Ezpeleta explicou: “Tentamos proteger o nosso esporte. As corridas seguem sendo importantes para desenvolver tecnologia, mas não aos custos impostos pelos fabricantes”, defendeu.

“Nós não podemos participar apenas com os fabricantes. Nós também precisamos proteger os times satélites. Tenho orgulho em dizer que o circo da MotoGP é uma família de quatro mil pessoas. Proteger o esporte também significa garantir o emprego de todas essas pessoas”, frisou.

Como jornalista, já tive a oportunidade de falar com Ecclestone e Ezpeleta. O encontro com Bernie aconteceu em Interlagos, em 2012, mas apesar das muitas fotos de uma visita dele ao Beto Carrero, ele negou que tivesse estado lá. Foi meio estranho. Parecia que eu era louca.

O encontro com Ezpeleta foi diferente. Aconteceu ano passado, em Termas de Río Hondo. Fiz um pedido de entrevista à sempre eficiente assessoria da MotoGP e, apesar de ser apenas a segunda vez que o Grande Prêmio enviava um repórter ao Mundial, o pedido foi aceito de imediato. E a entrevista transcorreu em um clima super tranquilo, mesmo quando o assunto era a farofada da negociação com Brasília.

Dorna chegou a colocar dinheiro para manter Ana Carrasco no Mundial (Foto: Milagro/KTM)
No fundo, acho que as duas categorias são reflexo daqueles que as comandam. É claro que Ezpeleta também quer ganhar dinheiro e ver o Mundial financeiramente saudável, mas ele também se preocupa com o futuro. Não só do lado dos fãs, mas também do lado dos atletas.

A maior prova disso está no fato de a Dorna apoiar várias iniciativas de formação de pilotos, como a Asia Talent Cup, na Ásia, a Moto America, nos Estados Unidos, a motoDNA Academy, na Austrália, e o CEV, na Espanha, por exemplo. A empresa espanhola sabe que, para ser um evento realmente global, precisa de representantes de todas as partes do mundo. E está disposta a colocar a mão na massa para ajudar.

Nos últimos tempos, a F1 vem constantemente debatendo mudanças, mas a única coisa que conseguiu foi afastar ainda mais os fãs. Que me perdoem os puristas, mas qual o problema de um piloto ter um design de capacete diferente para uma etapa em especial? Alguém deixou de reconhecer o Valentino Rossi, a Yamaha ou a MotoGP quando o multicampeão apareceu em Mugello com um casco cromado que falava de energia? Ou quando ele apareceu com um burro estampado na cabeça?

A F1 introduziu números para identificar os pilotos. Ok, lindo, super concordo. Mas o layout foi padronizado pela equipe — e muitos estão colocados em um lugar que não é exatamente visível.

Meses atrás, o mesmo Arrivabene teve a ideia estapafúrdia de melhorar o acesso dos fãs ao esporte permitindo a entrada deles na coletiva de imprensa da F1. Coletivas, em geral, são um tantinho chatas, especialmente quando os pilotos se comportam como se estivessem indo para a forca. Fã nenhum vai se sentir amado porque o deixaram entrar em uma salinha com alguns pilotos de cara amarrada.

O segredo do sucesso da MotoGP não está em nenhuma fórmula milagrosa, numa revolução daquelas que botam tudo abaixo e recomeçam do zero. O segredo da MotoGP está nas coisas pequenas, na habilidade de negociações de seus comandantes, na capacidade de cooperação das equipes e no fato de eles não transformarem os pilotos em robôs.

Arrivabene tem razão quando diz que a MotoGP tem muito para ensinar para a F1. E talvez este seja exatamente o momento para fazer isso.

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