segunda-feira, 15 de junho de 2015

Slipstream

O treino que definiu o grid de largada para o GP da Catalunha de Moto3 reiniciou a polêmica a respeito do uso do vácuo no Mundial de Motovelocidade. Ano passado, a direção de prova do certame já havia alterado sua forma de interpretar o regulamento, alertando os pilotos de que a redução de velocidade durante a sessão poderia ser considerada direção perigosa e punida como tal.

O alerta, entretanto, não deu resultado. No último sábado (13), os pilotos da categoria inicial extrapolaram, dificultando bastante a vida daqueles que queriam cravar suas marcas sozinhos.

Dos 34 pilotos em Montmeló, 30 poderiam ter sido punidos (Foto: Milagro/KTM)
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Diretor de prova do Mundial, Mike Webb afirmou após a sessão que, dos 34 participantes da etapa catalã da Moto3, 30 teriam de ser punidos por reduzir a velocidade à espera do vácuo de um piloto mais rápido.

Por conta do alto número de ‘infratores’, Webb deixou a situação passar em branco, mas agendou uma reunião para a próxima etapa para debater formas mais eficientes de combater a prática. Até agora, as infrações eram punidas com a perda de posições no grid e a aplicação dos pontos de punição, que são cumulativos.

“Durante a sessão de classificação da Moto3, nós novamente vivenciamos o problema de pilotos lentos na linha de corrida, de tal forma que ficou muito difícil para qualquer piloto fazer uma volta rápida em segurança”, expôs Webb. “A direção de prova informou 30 pilotos de que eles poderiam enfrentar punições por obstruir outros pilotos na linha de corrida”, seguiu.

“Foi realizada uma audiência da direção de prova, onde foram apresentadas evidências a pilotos e equipe sobre as ações de vários pilotos. Após essas evidências, a decisão da direção de prova foi de não impor punições neste caso para podermos avançar em formas mais efetivas de resolver este problema na Moto3”, explicou. “Uma reunião será realizada entre a direção de prova, os pilotos e os times da Moto3 na próxima corrida para definir soluções que serão adotadas para controlar esse problema”, completou.

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