segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Os campeões

A temporada 2015 está chegando ao fim e, com isso, muitos pilotos estão colocando as mãos nos vários títulos espalhados por aí. No último domingo (15), por exemplo, foram definidos os campeões do Mundial Junior de Moto3 e do Campeonato Europeu de Moto2.

Carmelo Morales já tinha assegurado o título do Europeu de Superbike em Jerez de la Frontera, mas a disputa na Moto3 e na Moto2 ficou para a final de Valência. E bem pro final mesmo, já que os vencedores só saíram na segunda prova da rodada dupla do circuito Ricardo Tormo.

Na categoria menor, a primeira corrida foi marcada por uma bandeira vermelha, acionada por conta de um acidente com o espanhol Juanjo Núnez. Na relargada para uma prova reduzida para nove voltas, Tony Arbolino fez uma saída fantástica, pulando de sétimo para primeiro ainda no primeiro giro.

Carmelo Morales, Edgar Pons e Nicolò Bulega conquistaram os títulos do CEV em 2015 (Foto: Repsol)
Sem muita demora, Joan Mir, Albert Arenas, Lorenzo Dalla Porta, Arón Canet e Nicolò Bulega apareceram para brigar na ponta, trocando constantemente suas posições. Já nos giros finais, Arbolino, Dalla Porta e Canet caíram, abandonando a disputa.

Ao fim das nove voltas, foi Arenas quem recebeu a bandeirada na frente, seguido por Mir e o estreante Ayumu Sasaki, que foi ao pódio em sua estreia na categoria.

Líder da classificação, Bulega partiu para a segunda corrida com 13 pontos de vantagem. Assim como aconteceu mais cedo, um primeiro pelotão se formou rapidamente, integrado por Mir, Arenas, Dalla Porta, Canet e Nicolò.

Aos poucos, as posições ficaram estáveis, com Nicolò no comando da disputa, à frente de Canet, Mir, Arenas e Dalla Porta. Nos últimos giros, a disputa esquentou e Bulega perdeu a ponta.

Nos instantes finais, Lorenzo e Joan caíram, com Arenas recebendo a bandeirada em primeiro, seguido por Canet e Bulega. O #46 ficou com o título com quatro pontos de vantagem para Albert e dedicou o triunfo a Valentino.

A disputa na Moto2 também foi marcada por uma bandeira vermelha na primeira prova, que teve sua distância reduzida para 13 giros. Xavi Vierge escapou na ponta para uma vitória tranquila, com Edgar Pons se mantendo confortavelmente no segundo posto. Lucas Mahias e Steven Odendaal permaneceram juntos na maior parte da disputa, mas foi o francês que completou o pódio.

A segunda corrida foi num clima mais tranquilo. Vierge largou na ponta e abriu uma vantagem de 7s para Pons, que também não encontrou rivais em sua caminhada rumo ao título.

A luta pelo terceiro posto, por outro lado, foi muito mais animada. Mahias acabou abandonando por problemas mecânicos, mas Odendaal, Luca Marini, Tetsuta Nagashima, Alan Techer e Eric Granado estiveram envolvidos na briga.

Na última volta, Marini parecia ter o posto no pódio sob controle, mas saiu da pista num toque com Odendaal e viu Nagashima fechar o top-3.

No fim das contas, Pons conquistou o título com 11 pontos de margem para Vierge. Eric Granado fechou o ano com a sexta colocação no campeonato, 123 pontos atrás do vencedor.

 Curta a fanpage do High Side no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário