quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A nova YZR-M1

A Yamaha apresentou nesta quarta-feira (28) a versão 2015 da YZR-M1. A apresentação da nova moto aconteceu na sede da Telefônica, em Madri, e foi transmitida via streaming para todo o mundo.

O evento da casa de Iwata contou com a presença de Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, que se mostrou confiante na capacidade de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo frearem Marc Márquez. Além da dupla da Yamaha, o dirigente máximo do Mundial citou Cal Crutchlow como um piloto em condições de desafiar os ponteiros e avaliou que a Ducati deve aparecer mais forte depois de alguns anos de dificuldade.

Yamaha apresentou a YZR-M1 de 2015 nesta quarta (Foto: Yamaha)
 Com o patrocínio da telefônica Movistar, uma empresa do grupo Telefônica, o lançamento da Yamaha foi feito em espanhol, conduzido pela equipe responsável pela transmissão do Mundial na Movistar TV. O acordo com a companhia espanhola, aliás, é válido por cinco anos.

Chefe da Yamaha, Kouchi Tsuji ressaltou que “correr faz parte do DNA” da casa de Iwata e afirmou que o desenvolvimento da nova versão da YZR-M1 está “dentro do prazo”. Antes da primeira bateria de testes coletivos em Sepang, os protótipos vão passar por um shakedown com a equipe de testes.

“Nós esperamos encontrar alguns segundos por corrida e temos certeza de que teremos um campeão no fim deste ano”, disse Tsuji.

Lorenzo e Rossi seguem juntos em 2015 (Foto: Yamaha)
Diretor do time, Lin Jarvis anunciou a chegada de novos parceiros e destacou que, apesar da derrota de 2014, a Yamaha segue vendo a temporada passada como um ano positivo, mas que deixou lições que foram aprendidas para 2015.

“Nós ainda olhamos para o ano passado como uma temporada bem sucedida”, disse Jarvis. “A recuperação na segunda parte da temporada foi muito boa e permitiu que os dois pilotos fossem os que mais pontuaram”, recordou.

“Nós esperamos começar este ano de uma forma muito competitiva. Você tem de aprender com os erros e evoluir. Tudo tem de estar perfeito para a primeira corrida”, ponderou. “Vale e Jorge estão em grande forma. Eles tinham um desejo intenso no ano passado e vão pressionar um ao outro  colaborar para fazer a M1 melhor”, completou.

Italiano mira nova melhora para superar Márquez (Foto: Yamaha)
Primeiro a falar, Jorge Lorenzo destacou que treinou bastante neste ano e está em boa forma. No ano passado, o espanhol se queixou bastante de sua forma física no início do Mundial.

“Tenho treinado duro. O time fez um bom planejamento para este ano. Estou bastante animado”, comentou o bicampeão da MotoGP. “Márquez teve um ótimo 2014, Valentino foi um rival difícil. Este ano nós precisamos estar sempre no pódio e ver onde terminamos no fim do ano”, seguiu.

“Treinei mais do que nunca e estou mais magro do que estava quando comecei na categoria em 2008”, concluiu.

Curta a fanpage do High Side no Facebook

Lorenzo destacou que está em ótima forma física para o início do Mundial (Foto: Yamaha)
Segundo colocado no Mundial 2014, Rossi destacou que também treinou bastante ao longo do inverno europeu e disse que sua meta é continuar na mesma boa forma do ano passado.

“A meta é continuar. Nós tivemos temporadas difíceis, como a de 2013, mas no ano passado eu consegui melhorar bastante durante a temporada. Meu resultado não foi tão mal, especialmente na segunda parte da temporada”, ponderou. “Márquez será o homem a ser batido. Para mim, no mesmo nível está Jorge. Mas Pedrosa também será mais rápido que no ano passado, porque ele mudou o ano. Desde o primeiro teste, nós esperamos estar perto da ponta”, ressaltou.

Além disso, o multicampeão frisou a importância das três primeiras corridas do ano e lembrou que a pista de Losail, palco da abertura da temporada, é boa para a moto dos três diapasões.

“Nós nunca testamos toda a moto de 2015 e todos estão empolgados para ver. A primeira corrida é no Catar, uma pista boa para a Yamaha, então vamos tentar começar bem a temporada”, falou “As primeiras três corridas são muito importantes. Eu gosto da Argentina, é importante fazer o melhor e voltar para a Europa em uma boa posição”, sublinhou.

Yamaha tem três novos parceiros, entre eles a Abarth (Foto: Yamaha)
Pouco depois, Jorge e Valentino voltaram ao palco, já devidamente trajados com os novos macacões para remover a capa e revelar a nova moto. Em comparação com o protótipo do ano passado, a cor branca ficou mais presente na M1, que também vai carregar a marca da Movistar em um tamanho maior.

No uniforme dos pilotos, a cor branca também ficou mais presente, ganhando um espaço maior na parte da frente, na altura da cintura.

Na coletiva de imprensa que seguiu o lançamento, Rossi e Lorenzo destacaram que a nova M1 é mais suave na aceleração e traz algumas pequenas mudanças em relação à moto do ano passado.

“Nós trabalhamos na frenagem, entrada de curva, estabilidade e no motor para ter uma moto suave que seja fácil de pilotar”, relatou Rossi.

Como sempre, a relação entre Rossi e Lorenzo entrou em pauta, mas o italiano deixou claro, mais uma vez, que os problemas ficaram no passado e hoje os dois trabalham juntos, embora sejam “grandes rivais”. Jorge seguiu a mesma linha e avaliou que os dois formam um time bastante forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário