quarta-feira, 6 de abril de 2016

Aventura espacial

Andrea Iannone e Dani Pedrosa viveram uma aventura especial nesta quarta-feira (6). Acompanhados por Kevin Schwantz, a dupla aproveitou a passagem do Mundial de Motovelocidade pelo Texas para fazer uma visita à Nasa, a agência espacial norte-americana.

Às vésperas do GP das Américas, os pilotos de Honda e Ducati, junto com o campeão de 1993, fizeram um tour no Centro Espacial Johnson, no Texas. As instalações texanas, que são conhecidas como ‘Space City’ (Cidade Espacial), são usadas pela Nasa para a maioria de seus treinamentos para voos espaciais tripulados e pesquisa.

Kevin Schwantz, Andrea Iannone e Dani Pedrosa visitaram a Nasa nesta quarta (Foto: Divulgação/MotoGP)
Além de ser um campo de formação, o Centro Espacial também controlou as missões Gemini (o segundo projeto de exploração espacial da agência), Apollo (que culminou na chegada do homem a Lua) e Space Shuttle (dos ônibus espaciais).

Escoltados pelo astronauta Andrew ‘Drew’ Feustel, que se prepara para sua terceira missão no espaço, Iannone e Pedrosa puderam provar a experiência espacial. Primeiro, eles foram apresentados a robôs e sondas desenvolvidos pela Nasa. Depois, após um curto treinamento, Dani levou Andrea para um passeio a bordo de um MRV (Veículo de Robótica Modular), um veículo que será utilizado em futuras missões à Lua ou até mesmo em Marte. O veículo tem rodas que giram 360°.

Centro Espacial Johnson é campo de treinamento de astronautas (Foto: Divulgação/MotoGP)
Na sequência, Iannone, Schwantz e Pedrosa foram levados ao CCT, o compartimento de treinamento de tripulação, onde os astronautas se adaptam ao trabalho em posição horizontal e vertical. Ainda, os pilotos visitaram o modelo da Estação Espacial Internacional, onde Andrea teve a chance de conhecer e conversar com o astronauta italiano Luca Parmitano, que já morou na ISS.

O trio visitou, ainda, a histórica sala de controle da missão Apollo, que operou entre 1965 e 1992, e lançou a missões históricas como a Apollo 11, que levou o homem a Lua pela primeira vez, e a Apollo 13, que não conseguiu pousar na Lua por conta de um acidente na viagem de ida, causado pela explosão do módulo de serviço, que impediu a descida do satélite. Ainda assim, a nave e seus tripulantes — Jack Swigert, Fred Haise e Jim Lovell — conseguiram retornar para a Terra após seis dias no espaço. Foi essa viagem que popularizou a frase ‘Houston, we have a problem’.

Pedrosa levou Iannone para passear no MRV (Foto: Divulgação/MotoGP)
Também, Iannone e Pedrosa tiveram a chance de conhecer o atual centro de controle, de onde a Nasa monitora a Estação Espacial Internacional. Atuais residentes da ISS, Tim Kopra, Tim Peake e Jeff Williams se comunicaram ao vivo com os pilotos, por áudio e vídeo. Depois de conversarem sobre motos e foguetes, Dani convidou o trio de astronautas para uma visita a MotoGP tão logo eles retornem à Terra.

O último ponto do passeio foi o Laboratório de Flutuação Neutra, uma gigante piscina indoor onde os astronautas se prepararam para as mudanças gravitacionais do espaço.

A piscina, que tem mais de dez metros de profundidade e cerca de 23 milhões de litros de água, afugentou os pilotos, que não encararam um mergulho em território da Nasa.

Andrea e Dani estiveram no compartimento de treinamento de tripulação (Foto: Divulgação/MotoGP)

E também conheceram um módulo da Estação Espacial Internacional (Foto: Divulgação/MotoGP)

Os pilotos se comunicaram com os atuais residentes da Estação Espacial Internacional por áudio e vídeo (Foto: Divulgação/MotoGP)

Kevin, Andrea e Dani foram acompanhados pelo astronauta Andrew ‘Drew’ Feustel (Foto: Divulgação/MotoGP)

 Curta a fanpage do High Side no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário