terça-feira, 3 de março de 2015

Chance de ouro

A base do motociclismo brasileiro está longe de ser a ideal, mas 2015 começa com algumas luzes se acendendo no fim do túnel. Além de Eric Granado, que deixou o Mundial para correr no Europeu de Moto2, e Meikon Kawakami, que vai disputar a Moriwaki 250 Junior Cup em paralelo com o Campeonato Brasileiro, outro brasileiro vai ter a chance de alinhar nos grid europeus.

Aos 15 anos, Lucas Torres vai vestir as cores do School Team Estrella Galicia 0,0, que conta com a estrutura da Monlau, e disputar o CEV (Campeonato Espanhol de Velocidade) na categoria Pré-Moto3. A chance no exterior chega graças ao apoio de Alex Barros e da cervejeira espanhola que se instalou no Brasil em 2013.

Lucas Torres (azul) vai disputar o CEV de Pré-Moto3 (Foto: Divulgação)
Curta a fanpage do High Side no Facebook

A Monlau é uma das escolas técnicas mais importantes da atualidade e, além de formar engenheiros e mecânicos, também foi a responsável por guiar os passos de pilotos como Marc Márquez, Álex Márquez e, mais recentemente, Fabio Quartararo, que chega ao Mundial de Moto3 com status de estrela após faturar o título do CEV no ano passado.

“A School Team Estrella Galicia 0,0 é um projeto de formação onde estão empenhados professores e alunos da Monlau Repsol Technical School e cujo objetivo principal é a formação”, explicou Víctor Carrasco, chefe do time. “O aprendizado não será apenas para os pilotos, já que os mecânicos na equipe Pré Moto3 do Campeonato da Espanha de Velocidade serão também alunos de Engenharia e Mecânica da nossa escola”, continuou.

“Os campeonatos de velocidade na Espanha contam com um alto nível de competição e de formação de técnicos e mecânicos. Assim, acredito que competir aqui vai ser uma grande oportunidade para o Lucas Torres, pois ele poderá competir com pilotos de grande nível”, opinou. “Ele vem do Brasil, preparado pelas mãos de Alex Barros, e isto, sem dúvida, é um passo a mais em sua carreira”, completou Víctor.

Torres chega à Espanha depois de dois anos de experiência no motociclismo brasileiro. O jovem piloto começou pela Honda Junior Cup, categoria de acesso criada pela Superbike Series, e, após conquistar o título de 2013, saltou para a Moto 1000 GP para competir na GPR 250 pelo time de Alex Barros, conquistando o vice-campeonato, atrás de Meikon Kawakami.

Maior expoente do motociclismo brasileiro, Barros ressalta que seu projeto de formação vem ganhando força graças à chegada de novos parceiros e destaca o trabalho em conjunto com Emilio Alzamora, mentor de Marc Márquez.

“Nosso projeto de formação de pilotos no Brasil existe há dois anos. Ano passado ganhou ainda mais força com o apoio da Estrella Galicia 0,0 e a Honda do Brasil, que a partir de agora, entra também oficialmente no programa”, anunciou Alex. “O Lucas será nosso primeiro piloto lá fora. Ele teve uma ascensão meteórica aqui no Brasil, já que corre de motos há apenas dois anos. E isto é resultado da evolução dele nas pistas e do nosso projeto ímpar no país, dando oportunidade de verdade aos jovens talentos”, exaltou.

“Eu e o Emílio Alzamora fazemos juntos as avaliações e passamos à Estrella Galicia 0,0, que é um patrocinador que realmente aposta no esporte, desde a base até a MotoGP”, relatou. “Esperamos que o Lucas continue seu crescimento e que tenha uma carreira vitoriosa”, completou.

Com presença maciça no motociclismo, a Estrella Galicia ampliou seu envolvimento com o esporte ainda mais no ano passado, agora contando com estrutura da base à elite, já que uma parceria com a Marc VDS garantiu a cervejeira em categorias como os mundiais de Moto2 e MotoGP.

Em 2015, Torres vai integrar o School Team Estrella Galicia 0,0 ao lado dos espanhóis Jeremy Alcoba, Miguel Parra e Alonso López.

“Essa oportunidade está sendo muito boa”, resumiu Lucas. “Essa oportunidade é única. Faz poucos dias que estou na Espanha, e já tive algumas dificuldades iniciais, como a de ficar longe da família, mas essa foi uma chance que conquistei com a ajuda do Alex Barros e do projeto dele de formação de pilotos, e também graças ao meu esforço”, seguiu.

“É um grande passo para muito aprendizado. Quero aproveitar muito essa chance que poucos têm”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário