quarta-feira, 25 de junho de 2014

Amém

Única prova do calendário atual que permanece no Mundial desde o programa inaugural de 1949, o GP da Holanda é também o único onde a corrida não é realizada no domingo.

Sempre que a MotoGP volta a Assen, a dúvida sobre o motivo da realização da prova no sábado ressurge, mas, desta vez, foi Valentino Rossi quem tratou de explicar.

 Curta a fanpage do High Side no Facebook 

Bom aluno, Rossi explicou motivo de o GP da Holanda ser realizado aos sábados (Foto: Yamaha)
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (25), o italiano mostrou que está por dentro da história do certame e explicou as razões religiosas por trás da modificação do programa tradicional.

“Eu sei! Eu sei! Estou preparado!”, disse Rossi ao ser questionado sobre o motivo de a prova ser realizada um dia antes do normal. “É porque a pista era perto de uma igreja e o padre não queria barulho no domingo. Então decidiram fazer a corrida no sábado. Acho que é por isso”, explicou.

“É estranho porque a Superbike corre no domingo, então talvez o padre prefira a Superbike e não a MotoGP”, brincou.

Presente no calendário desde a criação do Mundial de Motovelocidade, Assen passou por diversas mudanças ao longo do tempo. O circuito original, que foi usado até 1954, tinha 16,5 km. Em 1955, a pista foi reduzida para 7,7 km. Uma nova mudança aconteceu em 1984, quando a metragem caiu para 6,1 km.

Corridas de moto acontecem em Assen desde 1925 (Imagem: Divulgação)
http://high-side.blogspot.com.br/2013/11/a-obra-prima-de-valentino-rossi.html Livro com história de Rossi na Yamaha é lançado no Brasil

Por questões de segurança, a pista passou por uma nova intervenção em 2006, quando a medida caiu para os atuais 4,5 km.

“Tenho sorte, pois talvez eu seja o único aqui que correu no circuito antigo, nas 125cc, nas 250cc e também nas 500cc”, comentou Rossi. “Mas eu corri no antigo Assen com a NSR500 e foi incrível. Infelizmente, em 2006 eles modificaram a pista. É, com certeza, ‘menos’ que antes, mas, de qualquer forma, é uma grande pista, especialmente a última parte, que é muito rápida e, com a MotoGP, dá muita adrenalina em todas as voltas”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário