terça-feira, 17 de junho de 2014

La Caixa

Depois do GP da Catalunha, os pilotos da MotoGP seguiram em Barcelona para um dia de testes coletivos. Nos exercícios realizados na última segunda-feira (16), que foram liderados por Marc Márquez, os pilotos da classe rainha provaram uma mudança de layout na pista catalã.

Ao longo do fim de semana, a La Caixa, décima curva do circuito, foi palco de muitos acidentes e alguns pilotos se chocaram contra a barreira de pneus no final na reta, levantando dúvidas sobre a segurança deste ponto da pista.

Pilotos provaram opção de traçado da F1 (Foto: Repsol)
Os responsáveis pelo autódromo explicaram que não podem mover o muro para trás, então sugeriram que a MotoGP adotasse a chicane que é utilizada pela F1, que deixa a curva dez consideravelmente mais lenta. De acordo com os dados fornecidos pela Brembo, fabricante dos freios das duas categorias, os carros atingem 301 km/h na reta, mas contornam a curva a uma média de 68 km/h. As motos, por outro lado, batem 288 km/h na reta, mas passam pela La Caixa a 105 km/h.

Atentos à sugestão, alguns pilotos aceitaram testar a chicane e tiveram os primeiros 30 minutos do dia para avaliar essa opção. Depois de provar a modificação na curva dez [os pilotos da MotoGP se referem à La Caixa como curva nove], Márquez fez uma avaliação positiva e lembrou de alguns acidentes do fim de semana para sublinhar o risco deste ponto específico da pista.

“A curva nove é bem perigosa, porque você chega muito, muito rápido e o problema é que se você escapar, você não pode frear [antes da barreira]”, explicou. “Este fim de semana nós vimos pilotos chegarem na barreira – Iannone, Dani quase, Espargaró”, listou.

“É impossível mover a barreira, pois tem outra curva atrás e a outra opção, para mim, foi boa”, avaliou. “É uma freada forte. Uma boa curva para as voltas finais! Talvez para a TV a outra curva seja um pouco melhor, pois é maior, mas acho que esta é mais segura”, ponderou.

“Com a atual curva, se você passa reto sozinho não é problema, mas se você tocar em alguém e soltar o freio, será perigoso, pois você vai chegar na barreira bem forte”, explicou. “Nós falamos disso na Comissão de Segurança e o circuito propôs para a Dorna e para a MotoGP que experimentássemos a curva, e acho que se quisermos mudar a curva nove, precisamos usar a pista dos carros”, continuou.

Na opção da F1, a La Caixa se torna muito mais lenta (Foto: Repsol)
“Eu só dei cinco voltas, mas eu gostei. Nesse circuito todas as curvas são muito longas e você sempre usa muita freada e aquela curva é completamente diferente. É outro tipo de curva e eu, pessoalmente, gostei”, apontou. “Acho que vamos falar disso na próxima reunião da Comissão de Segurança e ver a opinião dos outros pilotos, mas nós temos que pensar na segurança e, por segurança, essa é mais segura. Para o show nós não sabemos”, completou.

Assim como Márquez, Jorge Lorenzo também aprovou a ideia de usar o traçado da F1. “É muito mais segura no caso de acidente e também facilita a ultrapassagem. É uma curva de primeira marcha, similar à curva um de Austin”, comparou.

Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso seguiram a mesma linha dos espanhóis, mas a opinião não foi unânime. Valentino Rossi, por exemplo, se recusou a testar a opção. O italiano explicou que já conhecia o traçado, inclusive de dentro de um carro de F1, e classificou a opção de layout como “uma merda”.

“Eu não provei de manhã, pois não gosto dela. Eu testei de carro, inclusive com um F1, é uma merda!”, resumiu. “É uma curva que para a MotoGP, para mim, é muito ruim. Além disso, eu gosto da curva nove como ela é. O problema é que não tem área de escape o suficiente. Minha ideia é continuar com a pista normal, mas eu não sei os outros pilotos. Vamos conversar na Comissão de Segurança”, encerrou.

Pol Espargaró e Bradley Smith ficaram do lado do multicampeão, com o britânico avaliando que a opção da F1 é “meio boba” e pode, inclusive, se tornar mais perigosa em caso de um acidente nas primeiras voltas.

Bem longe da pista catalã, Casey Stoner decidiu se pronunciar e, para espanto de muitos, se colocou do lado de Rossi. “Concordo totalmente com Valentino”, escreveu o australiano no Twitter. “Não acho que deveriam mudar Catalunha de jeito nenhum! É um dos melhores circuitos que existe”, defendeu.

O próximo encontro da Comissão de Segurança da MotoGP acontece em Assen, após a conclusão das duas primeiras sessões de treinos livres.

 Curta a fanpage do High Side no Facebook

Compare as duas opções de traçado nos desenhos fornecidos pela Brembo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário