segunda-feira, 9 de junho de 2014

É um começo

Vem do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade uma boa notícia para os jovens pilotos que sonham em fazer carreira internacional. Em 2014, a Moto 1000 GP vai classificar um piloto da GPR 250 para a seletiva internacional da Red Bull Rookies Cup, categoria que, entre outros, serviu de porta de entrada para Jack Miller no Mundial de Moto3.

O processo seletivo para a temporada 2015 da Rookies Cup acontece em outubro deste ano, em um autódromo europeu ainda a ser definido. As inscrições para a seletiva da categoria-escola acontecem pela internet e organização do certame escolhe os candidatos com base no currículo de cada um. Mais de cem jovens participam da disputa por uma vaga.

Antes de chegar ao Mundial de Moto3, Jack Miller passou pela Rookies Cup (Foto: GEPA Pictures)
 Curta a fanpage do High Side no Facebook 

Depois desta primeira fase, os pilotos seguem para a Europa para três dias de testes, onde utilizam motos idênticas àquelas da Rookies Cup. Levando em conta o desempenho de cada um nesses exercícios, o grid de 2015 será formado. O último brasileiro a participar dessa seleção foi Michel Velludo, que não conseguiu a vaga.

Com a iniciativa da Moto 1000 GP, que é fruto de uma parceria com a Red Bull, o piloto que somar mais pontos entre a segunda etapa do campeonato, que acontece em São Paulo no dia 15 de junho, e a quinta etapa, agendada para 28 de setembro em Santa Cruz do Sul, garante o direito de participar da seletiva da Rookies Cup.

“Como organizador do Moto 1000 GP, vejo a parceria com a Red Bull como uma grande conquista da motovelocidade brasileira, que vai permitir encurtar o caminho para os jovens pilotos que têm a meta de seguir carreira internacional”, comentou Gilson Scudeler, promotor da Moto 1000 GP. “Como ex-piloto, considero que será um sonho para muitos dos jovens que competem na categoria GPR 250”, continuou.

“Depois de três temporadas, chega ao nosso projeto um grande parceiro, a Red Bull, uma empresa que tem em seu DNA a busca pela formação de atletas”, ressaltou. “A parceria permitirá que nossos jovens saiam do Moto 1000 GP diretamente para o melhor e mais estruturado programa de formação de pilotos da motovelocidade mundial”, elogiou.

Por fim, Scudeler frisou que a oportunidade na Red Bull Rookies Cup reafirma o objetivo inicial com a criação do campeonato. “O evento nasceu da carência que o Brasil tinha de um campeonato que fosse, de forma clara, a base para jovens pilotos com condições de cumprir uma carreira internacional de sucesso”, concluiu.

O programa custeia a viagem do piloto e de um acompanhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário