domingo, 21 de abril de 2013

10 anos

No último sábado (20), a morte de Daijiro Kato em um trágico acidente no circuito de Suzuka completou 10 anos. Para relembrar o talentoso nipônico, a Gresini colocou o número 74 nas motos Álvaro Bautista e Bryan Staring – assim como nas motos das equipes de Moto3 e Moto2 – durante o treino de classificação para o GP das Américas.

Entre 1995 e 2002, Kato conquistou 17 vitórias, 27 pódios e 11 pole-positions. Em 2001, Daijiro conquistou o título das 250cc.

Gresini colocou #74 nas motos em homenagem a Daijiro Kato (Foto: MotoGP)
 “20 de abril é um dia muito triste para nós, porque marca exatamente dez anos desde que perdemos Daijiro Kato em um trágico acidente no Japão”, disse Fausto Gresini, dono do time que leva seu sobrenome. “Hoje nós queremos lembrar dele como nós o conhecíamos, com aquele sorriso que apareceu em cada uma de suas vitórias e iluminou seu rosto em muitas ocasiões longe das pistas.”

“A simplicidade dele, combinada com seu comprometimento inspirador, eram duas facetas extraordinárias de seu caráter. Hoje nós teremos o número 74 em todas nossas motos – um tributo adequado a um grande campeão que sempre estará em nossos corações e que queremos lembrar para sempre”, completou.

Em 6 de abril de 2003, durante o GP do Japão, que abriu a temporada, Kato sofreu uma violenta queda, sendo arremessado da moto. Foi estimado que o piloto nipônico bateu na barreira da Casio Triangle a uma velocidade de 200 km/h, o que resultou em severas lesões na cabeça, no pescoço e no peito do piloto.

Daijiro ficou em coma por duas semanas, até ter sua morte constatada em 20 de abril. O acidente do piloto resultou em grandes mudanças nas medidas de segurança do Mundial de Motovelocidade, entre elas a exclusão do circuito de Suzuka do calendário. Atualmente, o GP do Japão é realizado em Motegi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário