Mesmo cotado para assumir uma vaga na Suzuki, que volta à MotoGP no próximo ano, Dovizioso optou por renovar seu vínculo com a casa de Bolonha por mais dois anos. Substituto de Valentino Rossi, Andrea foi convencido a dar uma chance para a GP15, primeira moto a ser completamente desenvolvida por Gigi Dall’igna, novo chefe da Ducati Corse.
Crutchlow renovou com a Ducati por dois anos (Foto: Ducati) |
Completadas as nove primeiras provas da temporada 2014, Dovizioso ocupa a quarta colocação no Mundial, 126 pontos atrás de Marc Márquez, líder do campeonato.
Poucas horas após o anúncio da permanência de Dovizioso, a fábrica vermelha confirmou que Cal Crutchlow aceitou a opção de seu contrato e vai continuar com a Ducati em 2015.
“Dovizioso renovou seu contrato nesta manhã”, explicou Paolo Ciabatti, Diretor de Projeto da Ducati na MotoGP, no último sábado. “Cal tem um contrato conosco para a próxima temporada e vai continuar no time oficial no próximo ano”, completou.
Estreando na Ducati em 2014, Crutchlow não vem tendo vida fácil com a Desmosedici. Por conta de problemas técnicos e acidentes, o britânico completou apenas quatro das nove provas disputadas até aqui e ocupa apenas a 14ª colocação no Mundial, 197 pontos atrás de Márquez.
Depois de muitas tentativas fracassadas, a Ducati prepara uma nova revolução em seu protótipo. Responsável pelo projeto, Dall’Igna explicou que a GP15, que deve estrear no teste coletivo de Valência no fim do ano, tem um motor novo e menor.
Crutchlow vai cumprir contrato e seguir com a Ducati em 2015 (Foto: Ducati) |
A confirmação de Crutchlow e Dovizioso afastou a esperança de Andrea Iannone de ser promovido ao time principal, mas o italiano continua contratado diretamente por Borgo Panigale e gozando dos mesmos privilégios dos pilotos do time oficial.
Com a confirmação da dupla da Ducati, Jorge Lorenzo segue como único piloto dos times oficiais a não ter anunciado oficialmente seus planos para 2015. A expectativa, entretanto, é que a Yamaha anuncie a permanência do espanhol nos próximos dias.
A definição na Ducati também serviu para incendiar os rumores sobre as duas vagas da Suzuki. De acordo com a imprensa espanhola, Aleix Espargaró e Maverick Viñales serão anunciados pelo time agora chefiado por Davide Brivio ainda nesta semana.
Em plena temporada de rumores, o anúncio do retorno da Aprilia ao Mundial de Motovelocidade também é tido como iminente. Inicialmente planejada para 2016, a volta da montadora pode ser antecipada, o que abriria lugar para Eugene Laverty e Álvaro Bautista, que deve entregar a RC213V da Gresini para Scott Redding.
Assim, entre as principais motos do grid, restariam uma vaga na LCR e uma na Tech3. O time de Lucio Cecchinello não esconde o interesse de manter Stefan Bradl, mas inúmeros rumores seguem colocando Jack Miller na vaga do germânico. O jovem australiano, entretanto, teria que saltar direto da Moto3 para a classe rainha.
Na esquadra de Hervé Poncharal as coisas seguem ainda mais incertas. Contratado diretamente pela Yamaha, Pol Espargaró segue na equipe francesa em 2015, mas Bradley Smith já confirmou que não tem propostas para o próximo ano. Jonas Folger chegou a ser especulado na vaga, mas afirmou que não vai deixar a Moto2 no fim deste ano.
Caso Aleix Espargaró efetivamente assine com a Suzuki, a Forward teria duas Yamaha Open livres para o próximo ano, já que Colin Edwards decidiu pela aposentadoria. O time de Giovanni Cuzari, assim, passaria a ser a melhor opção para Bradl e Smith.
Líder da Moto2, Tito Rabat não é candidato a nenhuma das vagas na MotoGP, já que decidiu renovar seu contrato com a Marc VDS e vai continuar na divisão intermediária em 2015.
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