quinta-feira, 17 de abril de 2014

A resposta da Bridgestone

Valentino Rossi não foi o único a sofrer com o desgaste excessivo do pneu dianteiro no GP as Américas de MotoGP. Além do italiano, pilotos como Héctor Barberá, Scott Redding e até mesmo Marc Márquez também tiveram problemas com o comportamento da borracha.

Desgaste do pneu dianteiro causou queda de Redding no fim do GP das Américas (Foto: Gresini)
Ciente dos problemas, a Bridgestone, fornecedora única dos compostos da categoria rainha do Mundial de Motovelocidade, não tardou em abordar a situação. Masao Azuma, engenheiro-chefe do Departamento de Desenvolvimento de Pneus da marca nipônica, classificou as falhas como inesperadas e afirmou que a fábrica terá de analisar os dados da corrida para entender o que aconteceu, mas assegurou que os compostos não eram defeituosos.

“A alta abrasão no lado direito do pneu dianteiro que foi vivenciada por alguns pilotos durante a corrida foi inesperada”, reconheceu Azuma. “Têm alguns setores do circuito que são bem exigentes com o lado direito do pneu, mas a nossa alocação de pneus foi feita para cobrir essas necessidades”, explicou.

“Nós precisamos olhar para todas as variáveis, incluindo estilo de pilotagem, característica da máquina e as condições de pista durante a corrida para descobrir o motivo de um nível de abrasão tão alto durante a corrida e porque alguns pilotos foram mais afetados do que outros”, contou. “Podemos dizer com convicção de que os pneus de forma nenhuma estavam defeituosos, apenas que as condições de operação durante a corrida foram muito mais severas em comparação com o ano passado e com as sessões de treinos do fim de semana”, apontou o engenheiro.

Dominante em Austin, Márquez não escapou dos problemas com o composto dianteiro (Foto: Honda)
“Como não vimos esses grandes níveis de abrasão no ano passado ou durante os treinos e classificação neste ano, os pneus e as informações da prova do GP das Américas serão analisados no nosso Centro Técnico para que possamos descobrir o motivo disso ter acontecido”, encerrou.

 Curta a fanpage do High Side no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário