domingo, 13 de setembro de 2015

Late brakers

Um dos circuitos mais populares do calendário, Misano é também um dos mais exigentes para os freios na MotoGP. No Circuito Marco Simoncelli, todas as curvas tem sua desaceleração máxima variando entre 1,3 e 1,4G, com o ponto mais exigente sendo a freada do fim da reta oposta.

De acordo com os dados da Brembo, que fornece os freios para algumas das equipes do Mundial, na freada para a entrada na curva Quercia, a velocidade cai de 291 km/h para 91 km/h em um intervalo de 5s7, exigindo dos pilotos a aplicação de uma força de 5,3 kg, num espaçou de 264 metros. Por conta da freada, os discos de freio atingem uma temperatura de 650°C.

Rossi é quem freia mais tarde em Misano (Foto: Yamaha)

No fim do treino classificatório, a Brembo analisou os dados da telemetria e listou os pilotos que freiam mais tarde em Misano, ou seja, aqueles que acionam os freios no ponto mais próximo ao apex. O ranking leva em conta a pressão nos freios, o ponto onde cortou a aceleração e o tempo da freada.

Assim, Valentino Rossi liderava a lista de ‘late braker’, à frente de Marc Márquez, Andrea Iannone, Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso.

Um comentário:

  1. Valentino sempre foi um dos caras que freiam mais tarde. Em casa então ... não tinha como ser diferente. Mas esta força de 5,3 kg é aplicada onde?

    ResponderExcluir