De acordo com os dados da Brembo, que fornece os freios para algumas das equipes do Mundial, na freada para a entrada na curva Quercia, a velocidade cai de 291 km/h para 91 km/h em um intervalo de 5s7, exigindo dos pilotos a aplicação de uma força de 5,3 kg, num espaçou de 264 metros. Por conta da freada, os discos de freio atingem uma temperatura de 650°C.
Rossi é quem freia mais tarde em Misano (Foto: Yamaha) |
No fim do treino classificatório, a Brembo analisou os dados da telemetria e listou os pilotos que freiam mais tarde em Misano, ou seja, aqueles que acionam os freios no ponto mais próximo ao apex. O ranking leva em conta a pressão nos freios, o ponto onde cortou a aceleração e o tempo da freada.
Assim, Valentino Rossi liderava a lista de ‘late braker’, à frente de Marc Márquez, Andrea Iannone, Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso.
Valentino sempre foi um dos caras que freiam mais tarde. Em casa então ... não tinha como ser diferente. Mas esta força de 5,3 kg é aplicada onde?
ResponderExcluir