sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A polêmica dos pontos dobrados

Representantes de Honda, Yamaha e Ducati se reuniram em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (7) em Valência para fazer um balanço da atual temporada e comentar o futuro do esporte.

Já na parte final da coletiva, Livio Suppo, chefe da Honda, Lin Jarvis, diretor da Yamaha, e Paolo Ciabatti, diretor-esportivo da Ducati Corse, foram questionados pela polêmica regra adotada na F1, que vai distribuir o dobro de pontos na etapa final da temporada, em Abu Dhabi.

Jarvis, Suppo e Ciabatti criticaram regra dos pontos dobrados na F1 (Foto: Ducati)
“O dobro de pontos na última corrida, eu, pessoalmente, não gosto”, disse Suppo. “Um campeonato é, aqui, [formado por] 18 corridas. Honestamente, não vejo motivo — ok, eu entendo pelo show —, mas e se você é o piloto que perde o campeonato por conta de azar na última corrida? Não acho que isso seja justo”, opinou.

Na visão de Suppo, se o atual sistema de pontos do Mundial de Motovelocidade precisar ser alterado para que a definição do campeão seja adiada, melhor seria adotar o formato com descartes.

“Eu preferiria — como no passado, especialmente com 18 corridas — que você possa descartar os dois piores resultados. Seria mais justo”, avaliou. “Por exemplo, Dani [Pedrosa] não pontuou em Phillip Island, o que não foi culpa dele”, exemplificou.

“Sei que até o final você não sabe o ranking do campeonato, por conta do que pode acontecer na última corrida, mas, de qualquer forma, isso criaria um show melhor, com um equilíbrio mais razoável”, completou.

Jarvis, por sua vez, pesou mais a mão na hora de criticar a nova regra da F1. “Para mim, é uma regra ridícula”.

“Acho que é algo que a F1 vai cancelar no próximo ano. Não acho que seja popular entre os pilotos e os times. Um campeonato mundial começa em março, termina em novembro e tudo deve contar”, defendeu, ressaltando a imprevisibilidade das corridas. “Você pode ser tirado na primeira curva, não por sua própria culpa. Não faz sentido ter esse desequilíbrio na última corrida”, frisou. 

 Curta a fanpage do High Side no Facebook

Hamilton ainda pode perder título por conta da polêmica regra dos pontos dobrados (Foto: Mercedes)
Ciabatti também se opôs à regra da categoria correlata, mas evitou maiores ataques. “Não tenho muito a adicionar — não gosto da ideia dos pontos dobrados na última corrida”, concluiu.

Na atual temporada da F1, restando ainda duas provas — Brasil e Abu Dhabi —, Lewis Hamilton lidera a classificação com 24 pontos de vantagem para Nico Rosberg, mas ainda pode perder o título para o companheiro de Mercedes na última prova do ano por conta da polêmica regra dos pontos dobrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário