terça-feira, 11 de novembro de 2014

O primeiro teste

A pré-temporada 2015 da MotoGP começou oficialmente na segunda-feira (10), quando os pilotos foram para a pista de Valência para o primeiro dos três dias de testes coletivos. O exercício teve a liderança de Jorge Lorenzo e foi marcado por presente da Honda para Álex Márquez, campeão da Moto3, que teve a chance de guiar a RC213V ao lado do irmão, Marc.

Além disso, o teste desta segunda-feira também marcou o debute de quatro pilotos na classe rainha do Mundial de Motovelocidade: Maverick Viñales, Loris Baz, Eugene Laverty e Jack Miller.

Depois desse primeiro contato com seus novos protótipos, o quarteto não escondeu a alegria com a mudança e também citou as diferenças entre as novas motos e aquelas com que estavam habituados.

Viñales chega à MotoGP como melhor estreante da Moto2 (Foto: Suzuki)
Maverick Viñales | 17º | 1min33s268 | +2s293 | 64 voltas

“Foi uma experiência incrível e eu realmente aproveitei hoje. No início, não foi fácil me acostumar à potência e à velocidade, então eu prestei muita atenção, me concentrei no início da sessão e tentei me adaptar pouco a pouco”.

“O chassi é bem compacto — e isso se adapta muito bem a mim — e eu pude frear tão forte como na Moto2, mas, até agora, eu só acelerei ao máximo no meio da reta. Também não estou acostumado ao controle eletrônico, fora o controle de tração, então tenho muito a fazer. A moto inclina e faz curva com facilidade, e eu não tive de mudar muito o meu estilo de pilotagem. Estou me sentindo realmente confortável sem mudar nada”.

“Espero que a entrega de potência melhore mais enquanto continuamos nosso teste, mas eu também preciso aprender muito mais e melhorar a minha pilotagem também.”

Loris Baz vem do Mundial de Superbike (Foto: Forward)
 Loris Baz | 20º | 1min33s834 | +2s859 | 55 voltas

“Minha aventura na MotoGP começou. Estou muito satisfeito com o trabalho feito hoje, apesar de ainda ter muito a fazer. Preciso saber melhor como funcionam os pneus Bridgestone e os freios de carbono. A primeira impressão foi positiva. Vindo da Superbike, achei a moto mais rígida. Em relação aos tempos de volta, estou feliz porque pude melhorar constantemente e não estou tão longe dos outros pilotos. Amanhã nós vamos continuar a trabalhar na eletrônica para ganhar mais confiança com a moto. Estou ansioso para voltar para a pista.”

Eugene Laverty contou com o apoio do irmão, Michael, em seu 1º dia na MotoGP (Foto: Aspar)
 Eugene Laverty | 21º | 1min34s320 | 3s345 | 45 voltas

“Nós completamos 45 voltas hoje. As primeiras 20 foram para conhecer a moto, que é completamente diferente do que estou acostumado a pilotar. Depois das primeiras voltas, comecei a me divertir. A maior diferença que eu notei hoje foram os pneus, a maneira que você precisa fazê-los escorregar e o limite que pode atingir com eles. A Honda é muito boa de controlar e com esses pneus você tem muito controle, é divertido. Foi ótimo ter o meu irmão Michael por perto para me aconselhar em onde e quando forçar. Amei o feeling com a traseira da moto, você realmente pode escorregar bastante. Hoje nós trabalhamos principalmente com pneus usados e a primeira impressão é muito positiva. Tomara que eu possa continuar a conhecer a moto amanhã e gradualmente chegar nos tempos de volta.”

Miller pulou a Moto2 e foi direto da Moto3 para a MotoGP (Foto: LCR)
Jack Miller | 22º | 1min34s633 | +3s658 | 61 voltas

“Foi um dia realmente bom e nós testamos bastante — fiz muitas voltas! Eu curti demais e acho que este deve ter sido um dos melhores dias da minha carreira esportiva. Nunca tinha me divertido tanto em uma moto. A potência foi incrível, os freios foram ótimos e é incrível a aderência que você consegue com os pneus. Isso só significa que eu estou ainda mais ansioso pelos próximos dias de testes com a LCR. Apesar de eu ter aproveitado muito hoje, nós estamos trabalhando muito duro e focados em aprender essa nova moto passo a passo.”

Curta a fanpage do High Side no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário