sábado, 25 de julho de 2015

8 Horas de Suzuka (2)

A Yamaha está em festa. Celebrando 60 anos da divisão esportiva da marca dos três diapasões, a casa de Iwata acertou em cheio na escolha de seus pilotos para a lendária 8 Horas de Suzuka e conquistou neste sábado (25) a pole-position provisória para a 38ª edição da prova, uma das mais importantes do calendário para as montadoras japonesas.

Estreando na prova — e no circuito de Suzuka —, Pol Espargaró deixou para trás uma temporada de resultados irregulares na MotoGP e colocou a R1 na pole com direito a uma volta recorde. Durante a Superpole, uma sessão específica para a prova de oito horas, onde competem dois pilotos de cada um dos dez times melhores colocados nos treinos anteriores, o piloto da Tech3 anotou 2min06s000, superando em 0s703 o recorde da pista, estabelecido em 2min06s703 no ano passado.

Pol Espargaró garantiu a pole para a Yamaha em Suzuki (Foto: Yamaha)
Para comparação, a última pole da MotoGP em Suzuka, que deixou o calendário do Mundial de Motovelocidade após a morte de Daijiro Kato, em 2003, foi registrada por Valentino Rossi em 2min06s838.

O piloto catalão, que sofreu uma forte queda nos treinos de sexta-feira, superou Kazuki Watanabe, que registrou a marca do Team Green, da Kawasaki, por 0s287. Também estreando na prova de Suzuka, Casey Stoner anotou 2min06s335 e colocou a MuSashi Honda na terceira colocação do grid. A Yoshimura Suzuki aparece na sequência, com 2min06s516, uma cortesia de Takuya Tsuda.

“Me sinto muito feliz, porque este era um desafio para mim e eu não esperava este resultado. Nós só fizemos um teste com Bradley [Smith] e Nakasuga na pré-temporada no seco e nós não rodamos muito nesta pista”, disse Pol. “Bradley também foi rápido neste fim de semana, o ritmo dele era muito similar, assim como o de Nakasuga, que também é muito rápido”, exaltou.

Smith, Espargaró e Nakasuga formam o time da Yamaha em Suzuka (Foto: Yamaha)
“Amanhã teremos o grande show e vai ser difícil, porque tudo pode acontecer, mas estamos confiantes. Quando vi meu tempo de volta, fiquei um pouco surpreso, pois nunca testei o pneu traseiro macio durante os testes e nem neste fim de semana, e nunca tinha rodado na Superpole com uma única volta”, comentou. “Aqui hoje nós só tínhamos uma chance e na sua cabeça você está sempre avaliando a volta e pensando onde você pode melhorar alguma coisa. Talvez eu pudesse ter melhorado no último setor, porque relaxei um pouco e estava preocupado de errar a última chicane”, contou.

“Quando vi o tempo, disse ‘vamos lá!’, porque seria difícil que alguém batesse, mas quando vi o tempo de volta de Nakasuga-san fiquei um pouco assustado, ele também era muito rápido, mas tive sorte por ter sido mais rápido na curva 1 e isso me deu uma chance, mas Nakasuga foi muito forte na curva 4 e eu fiquei preocupado de novo”, explicou. “Estou feliz porque fiz um bom tempo de volta, mas Nakasuga também rodou abaixo do recorde e Bradley mostrou um bom potencial ao longo de todo o fim de semana. Nosso ritmo é realmente similar e isso é mais importante do que a pole”, completou.

Yukio Kagayama garantiu o quinto posto do grid para sua equipe com um 2min07s990. Titular da Moto2, Dominique Aegerter garantiu a posição seguinte para a TSR Honda.

Já 2s382 mais lento que o tempo da pole, a Toho Moriwaki ficou com a sétima colocação no grid, à frente da Trick Star. Com 2min09s409, a Sakurai Honda aparece logo atrás, com a Motomap completando a lista dos dez primeiros no grid.

8 Horas de Suzuka, Grid:


8 Horas de Suzuka, Tempos individuais:


 Curta a fanpage do High Side no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário