terça-feira, 21 de julho de 2015

Bastidores

Antes de partir para as férias de verão da temporada 2015 da MotoGP, a Suzuki foi até o circuito de Misano entre os dias 15 e 16 de julho para uma bateria de dois dias de testes privados com a GSX-RR. Na pista italiana, Aleix Espargaró e Maverick Viñales verificaram as informações coletadas ao longo do ano e trabalharam em novos acertos para o protótipo nipônico, focando especificamente em chassi e eletrônica.

Durante a bateria, Viñales completou um total de 166 voltas, a melhor delas em 1min32s7, e avaliou que o exercício em Misano vai ser importante para identificar as áreas em que a GSX-RR pode ser melhorada.

Maverick Viñales se mostrou ansioso para a etapa da Indianápolis (Foto: Suzuki)
“Sinto que este teste foi muito útil para nós. Entendemos melhor onde podemos melhorar e trabalhamos para estarmos preparados para as próximas corridas”, comentou Maverick. “Fiz muitas voltas em um tipo de configuração de corrida, com tanque cheio e um acerto único, e me senti melhor e melhor a cada volta.”, seguiu.

“No começo, tive uma sensação ruim com a tração na saída, mas também tive problemas para ser rápido na entrada de curvas lentas. Nós aplicamos muitas melhoras ao chassi e elas deram resultados positivos”, relatou. “Agora temos muitas opções que já sabemos que podem ser úteis ou serem adaptadas a cada circuito. Com o feeling que tenho agora, gostaria que a corrida em Indy fosse na semana que vem, porque com essas melhorias, me sinto muito confortável com a minha máquina, mas nós também precisamos de um tempo para descansar e, ainda mais importante, para revisar todos os dados e consolidar nossas informações”, completou.

Companheiro de Viñales, Aleix completou 121 giros, o melhor deles em 1min32s8, e se mostrou confiante de que o teste tenha ajudado a melhorar a eletrônica da Suzuki.

Aleix Espargaró acredita que a Suzuki encontrou um caminho melhor para o acerto da GSX-RR (Foto: Suzuki)
“O calor extremo dificultou bastante este teste, mas estou feliz pelo que conseguimos. Depois de Sachsenring, era importante recuperar o feeling com a frente, especialmente nas curvas mais lentas, e nós finalmente pudemos testar várias configurações de set-up que, no fim, me deram um feeling muito positivo”, explicou. “Nós também melhoramos a eletrônica e trabalhamos na configuração de corrida, verificando a consistência da performance com os pneus duros, apesar de não termos feito nenhum long-run ou simulação de corrida”, seguiu.

“A moto está reagindo bem, o feeling é positivo e o mais importante é que encontramos várias maneiras de abordar as próximas corridas e soluções de set-up. Isto é importante para um time novo como o nosso”, frisou. “Agora nós desconectamos um pouco e aproveitamos pequenas férias, mas, para ser honesto, estou ansioso para voltar a correr, porque sinto que preciso me recuperar de uma performance ruim em Sachsenring”, concluiu.

Enquanto a MotoGP não volta para as pistas para a etapa de Indianápolis, marcada para o próximo dia 9 de agosto, a Suzuki disponibilizou um vídeo com os bastidores do exercício em Misano.

 Curta a fanpage do High Side no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário