Combinando a experiência de Nakagami ao frescor de Espargaró e Smith, a Yamaha encerrou um jejum que durava desde 1996 e voltou ao topo do pódio daquela que é a prova mais importante do calendário para as montadoras japonesas.
O ritmo superior da R1, no entanto, não tornou a prova um ‘passeio no parque’. Saindo na pole, Nakasuga não fez uma boa largada e precisou trabalhar duro para recuperar as posições perdidas.
A Yamaha voltou a vencer as 8 Horas de Suzuka após 19 anos (Foto: Yamaha) |
Apesar de ser uma prova de endurance, os primeiros 15 minutos em Suzuka foram intensos, com várias trocas de posição. O Team Kagayama, por exemplo, entrou primeiro na curva 1, mas logo perdeu a ponta para o Harc-Pro, que era seguido pela Yoshimura.
Antes do fim da primeira volta, Alex Lowes já tinha colocado a Suzuki na ponta, mas foi parar atrás de Takumi Takahashi pouco depois. O piloto do Mundial de Superbike, no entanto, conseguiu recuperar e abriu vantagem na liderança.
Rodando com ritmo superior, Nakasuga foi se aproximando da ponta ainda no primeiro oitavo da disputa.
Depois de 25 voltas, Yoshimura e Harc-Pro fizeram o primeiro pit-stop, com direito a troca de piloto, reabastecimento e novos pneus. Nesta parada, aliás, Casey Stoner entrou em cena para sua estreia em Suzuka.
Econômica com combustível e pneus, a Yamaha completou 28 voltas antes de sua parada, quando Nakasuga entregou a R1 aos cuidados de Smith.
Passada a primeira parada, a Harc-Pro liderava, com TSR, Yamaha, Yoshimura, Toho, Kagayama, Penz13, GMT94, Sert e Sakurai fechando o top-10.
Pouco depois de entrar na pista, Stoner perdeu a frente da CBR no hairpin após o acelerador ficar travado e sofreu uma queda violentíssima. O tombo encerrou a participação da moto #634 na prova e resultou em uma fratura na escápula direita e outra na tíbia esquerda do bicampeão da MotoGP.
Com o acidente de Casey, o safety-car foi acionado e, com a saída do carro de segurança, Smith partiu para cima de Josh Hook para colocar a Yamaha na ponta pela primeira vez.
O britânico chegou a abrir vantagem, mas um novo safety-car facilitou para que Hook e Tsuda passassem Smith. Na 54ª volta da corrida, Bradley retomou a liderança na curva 1 e, aproveitando o melhor ritmo da R1, abriu vantagem.
Cinco giros mais tarde, Smith entregou a R1 à Pol Espargaró, que saiu na ponta, mas logo foi ultrapassado por Alex Lowes. Sem demora, o irmão de Aleix deixou o gêmeo de Sam para trás e voltou a abrir vantagem.
Depois de três horas de prova, a motor da moto #82 estourou e quase atrapalhou a prova de Espargaró, que vinha abrindo caminho em meio aos retardatários. O safety-car, então, foi novamente acionado.
Well my #Suzuka8H ended spectacularly!Stuck Throttle = Broken Scapula + Fractured Tibia and a few more tweaks. Sucks! pic.twitter.com/aNtgwDGIzG
— Casey Stoner (@Official_CS27) July 26, 2015
Pouco depois, a Yamaha fez um novo pit-stop, com Nakagama assumindo a R1. A TSR pegou a liderança, mas parou pouco depois. Katsuyuki, então, passou a Tsuda e recuperou o comando da prova.Mais tarde, Smith voltou à pista, mas a Yamaha recebeu um Stop & Go de 30s por ignorar uma bandeira amarela ainda no turno de Pol. Bradley cumpriu a pena e viu a TSR tomar a ponta e abrir vantagem.
Com ritmo forte, o britânico da Tech3 foi recortando a vantagem do rival até passar Dominique Aegerter com uma bela manobra na curva 1 de Suzuka.
Prova em Suzuka é a mais importante do calendário para as marcas japonesas (Foto: Suzuki) |
Com 27 minutos para o fim da prova, Smith, que não participou da Superpole de sábado, voltou à pista para ter a honra de completar o último stint e nem mesmo um novo safety-car foi capaz de atrapalhar a conquista da Yamaha.
Ao receber a bandeirada após 204 voltas com 1min17s411 de vantagem para o trio formado por Josh Hook, Dominique Aegerter e Kyle Smith, o time de Iwata encerra um jejum de 19 anos e conquista sua quinta vitória nas 8 Horas de Suzuka.
8 Horas de Suzuka:
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