terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A melhor da história

O Rali Dakar ainda não acabou, mas Laia Sanz já fez história. Nesta terça-feira (14), a espanhola registrou o melhor resultado de uma mulher em uma etapa da competição. Defendendo as cores do braço argentino da Honda, a 15 vezes campeã mundial – com 13 títulos de Trial e outros dois de enduro – completou o nono estágio, realizado entre Calama e Iquique, no Chile, em 5h03min39s, garantindo o sétimo posto na especial de 422 km.

Inicialmente, Laia tinha fechado a etapa na nona colocação, mas punições aplicadas a Joan Barreda – por exceder a velocidade permitida em um trecho com radar – e Jordi Viladoms – por troca de motor – resultaram em uma melhora na posição da espanhola.

Sanz registrou o melhor resultado de uma mulher em uma especial na história do Dakar (Foto: Honda)
Curta a fanpage do High Side no Facebook

Com o resultado obtido no Chile, Laia supera Andrea Mayer, que em 2002 tinha registrado o melhor resultado de uma mulher no Dakar, com um oitavo posto.

Em termos de classificação geral, o melhor resultado entre as mulheres foi obtido por Christine Martin, que completou o Dakar de 1981 na décima colocação. No momento, Sanz tem a 16ª posição. Antes de embarcar para a América do Sul, Laia declarou que sua meta era terminar a disputa entre os 25 ou 30 melhores.

“Nunca tinha imaginado que poderia acabar entre os dez primeiros”, disse Laia. “Quando eu cheguei ao reabastecimento, vi que não vinha ninguém atrás e comecei a pensar que estava fazendo uma boa etapa, mas eu achava que ficaria entre os quinze primeiros”, contou.

“Estou super contente, mas eu termino assim todos os dias. Está sendo um Dakar muito bom para mim”, avaliou a pilota, que conta com uma Honda CRF450 Rally. “Me sinto bem com a mina pilotagem e a moto está incrível. Além disso, os resultados acompanham. O que mais eu posso pedir?”

“O 12º posto do ano passado foi muito bom, mas, no fundo, foi uma etapa rara, em que perdemos muita gente”, lembrou, citando seu melhor resultado no Dakar até então. “Esta vez foi uma etapa normal e isso me faz ficar ainda mais satisfeita”, completou.

A edição 2014 do Dakar tem Marc Coma como líder após nove estágios. O espanhol da KTM tem 55min36s de vantagem para Barreda, o segundo colocado. Viladoms ocupa o terceiro posto. Pentacampeão do rali, Cyril Despres sustenta o oitavo lugar, 2min30min13s atrás do líder.

Um comentário:

  1. Melhor resultado de uma mulher no Dakar NA CATEGORIA MOTOS. Porque nos carros Jutta Kleinschmidt venceu o rally em 2001, tendo ganhado inclusive uma especial. Só pra ficar mais claro.
    Mas parabéns pra ela, muito bom!

    ResponderExcluir