segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Sobre prazos e preços

O Brasil garantiu uma vaga no calendário de 2014 do Mundial de Motovelocidade, mas a confirmação do GP no cronograma deste ano ainda depende de uma grande reforma no Autódromo Internacional de Brasília. O circuito, localizado na Asa Norte da capital federal, não passou por nenhuma grande intervenção desde sua inauguração, em 1974.

Embora a prova esteja marcada para 28 de setembro, o ritmo dos trabalhos em Brasília segue lento, e a expectativa do governo local é publicar o edital da licitação para a reforma apenas no mês que vem. Com prazos tão apertados, o próprio GDF já reconhece a possibilidade de a MotoGP desembarcar em terras brasileiras apenas em 2015.

Projeto prevê autódromo com quatro opções de traçado

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Em dezembro de 2013, a Novacap, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, realizou uma audiência pública para debater a reforma do autódromo, e Maruska Lima de Souza Holanda, diretora de obras especiais da companhia, admitiu a possibilidade de a prova ser adiada para o próximo ano.

“O cronograma é restrito, porém, se não houver a possibilidade de cumprimento deste prazo, o evento será postergado para 2015”, afirmou Maruska.

Procurada pelo High Side, a Novacap explicou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a previsão é que o edital da licitação seja publicado em fevereiro de 2014. O início das obras, por sua vez, deve acontecer em abril de 2014.

As obras na pista, que precisa ser completamente reasfaltada, começam em abril e devem durar até agosto. A parte de edificações e infraestrutura começa no mesmo mês, mas só termina em setembro.

“Os prazos são curtos e faremos todo o possível para que o evento seja realizado em 2014”, reforçou a Novacap.

Desde que surgiram as primeiras notícias sobre a reforma do autódromo, a questão do kartódromo sempre foi um ponto de preocupação. Os projetos apresentados até aqui indicam a eliminação do atual traçado, mas o governo garante que Brasília não ficará sem um espaço para o kart.

“O kartódromo será transferido para uma área próxima ao autódromo”, assegurou a Novacap, que afirmou que o projeto da nova pista “está em fase de desenvolvimento”.

O projeto do autódromo, que foi encomendado da inglesa Apex Circuit Design pela Terracap, a Companhia Imobiliária de Brasília, foi elaborado levando em conta as exigências de FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e FIA (Federação Internacional de Automobilismo), e contempla uma nova pista com quatro opções de traçado, além de edificações completas para infraestrutura, estacionamento, paisagismo e acessos.

Tudo isso, entretanto, tem um custo. Bastante alto, por sinal. Segundo a Novacap, a obra no Autódromo Internacional de Brasília deve custar em torno de R$ 300 milhões.

“A previsão de custos é na ordem de R$ 300 milhões. Ainda não finalizamos os valores, pois o projeto está sendo finalizado”, explicou a companhia ao HS.

O valor, que já inclui a construção de um novo kartódromo, é dez vezes maior do que está sendo investido pelo Governo de Goiás no Autódromo de Goiânia, que passa pela primeira grande intervenção desde a inauguração nos anos 70.

Questionada pelo High Side sobre a razão de uma diferença tão grande, a Novacap justificou que as obras têm naturas distintas. No caso de Goiânia, a reforma prevê a troca completa do pavimento, substituição dos boxes, remodelação completa da torre de cronometragem e a construção de uma pista de arrancada, além da edificação de um parque, com pista de skate e de patinação.

“A natureza das intervenções é distinta”, afirmou. “A reforma do autódromo de Brasília prevê novo traçado da pista com quatro opções de circuito, edificações novas, estacionamentos e toda a infraestrutura necessária a eventos de grande porte”, completou.

Ainda segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, esta verba “será disponibilizada no orçamento de 2014 do GDF”.

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