terça-feira, 27 de agosto de 2013

19

Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, esteve no Brasil recentemente para anunciar o possível retorno do Mundial de Motovelocidade ao país. Caso o autódromo de Brasília – que deve ser reformado – consiga a homologação máxima da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), o GP do Brasil voltará a figurar no calendário do campeonato já no segundo semestre do próximo ano.

A entrada do Brasil, entretanto, não significa que o Mundial terá 20 etapas. A programação da MotoGP neste ano conta com 18 provas e mais uma já está confirmada para 2014: o GP da Argentina. Assim, um dos atuais circuitos deve deixar o calendário.

Laguna Seca não renovou contrato e pode deixar calendário da MotoGP (Foto: Red Bull/ Gepa Pictures)
No último fim de semana, em Brno, Ezpeleta falou com a emissora espanhola ‘Telecinco’ e confirmou que o calendário de 2014 terá apenas 19 etapas, contando as atuais quatro provas na Espanha, além das duas na América do Sul.

Inicialmente, alguns rumores indicavam que o circuito de Valência pudesse dar lugar ao de Brasília, mas a prova da Comunidade Valenciana tem contrato com a Dorna até 2016. Além disso, Ezpeleta garantiu que se as quatro etapas espanholas – Valência, Aragón, Jerez e Barcelona – quiserem seguir no calendário, seus lugares estão garantidos.

Assim, tudo leva a crer que será Laguna Seca que ficará de fora da programação. O belo circuito californiano ainda não renovou seu contrato com a empresa da Espanha e a queda no número que espectadores – que ficou em 15% neste ano em relação aos números de 2012 – é mais um indício da saída do GP dos Estados Unidos.

A prova em Indianápolis esteve ameaçada, mas dias atrás a corrida foi confirmada para mais um ano, com planos de estender o contrato ainda mais. Os pilotos pedem que a pista seja completamente recapeada, para que as ondulações sejam eliminadas e o circuito passe a ter um único tipo de asfalto, ao invés dos três atuais.

Os proprietários do circuito de Indiana não tinham planos de recapear o traçado, mas a possibilidade de usar a pista para outras corridas – uma etapa da Indy no início de maio e uma da United SportsCar, fusão da Grand-Am com a ALMS, no fim de junho ou em setembro, – tornaram essa possibilidade real. Caso as três provas sejam confirmadas no circuito, Indianápolis terá em 2014 três provas no circuito misto, com apenas duas no oval.

A terceira prova nos Estados Unidos é no novo circuito de Austin, que entrou com sucesso no calendário do Mundial e deve permanecer por um longo tempo. A programação provisória do Mundial deve ser publicado em Misano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário