segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Fórmula secreta

A passagem da MotoGP pela República Tcheca mostrou mais uma vez que será difícil parar Marc Márquez. O jovem espanhol segurou Dani Pedrosa e bateu Jorge Lorenzo em Brno para garantir seu quinto triunfo no ano – o quarto seguido na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.

No pódio em dez das 11 corridas disputadas até aqui, Márquez soma 26 pontos e lidera a disputa pelo título de 2013. Com tal desempenho, os adversários agora se questionam sobre qual a melhor forma de parar o espanhol, mas Valentino Rossi já encontrou a solução.

Márquez pode bater uma marca de Rossi já no GP da Inglaterra (Foto: Repsol)
"A coisa mais impressionante é que ele esteve no pódio em dez dos 11 GPs e, no único em que não esteve, em Mugello, foi só por causa de um erro trivial quando rodava em segundo", disse Rossi ao jornal italiano ‘La Gazzetta dello Sport’.

"Como você pode bater Marc? Talvez ele decida mudar de esporte, talvez ir para a F1", brincou. "Mas, sério, ele e a Honda estão provando que são um par invencível. Talvez mais fortes do que o pacote Pedrosa-Honda, mas eu não sei o quão mais forte. No fim, até mesmo Pedrosa teve de se render", comentou.

Já acostumado a quebrar recordes por sua precocidade, Marc tomou para si mais algumas marcas neste fim de semana. Com 20 anos e 189 dias, o piloto de Cervera é o mais jovem em toda a história do Mundial – que está em sua 65ª temporada – a somar quatro triunfos consecutivos. Até então, o recorde pertencia a Mike Hailwood, que em 1962 venceu as etapas de Assen, Spa-Francorchamps, Belfast e Sachsenring aos 22 anos e 139 dias.

Além disso, Márquez é também o estreante com maior número de vitórias em sua primeira temporada na classe rainha do Mundial. Até aqui, nenhum novato tinha vencido cinco provas em seu primeiro. Kenny Roberts (pai), por exemplo, garantiu o título em 1978, seu primeiro ano nas 500cc, mas o fez com quatro conquistas – Salzburgring, Nogaro, Mugello e Silverstone.

No próximo fim de semana, aliás, Márquez terá a chance de igualar uma marca de Rossi. Em 2008, o italiano se tornou o único piloto da história a conseguir uma marca de cinco triunfos seguidos – Laguna Seca, Brno, Misano, Indianápolis e Motegi – e pode ver o piloto da Honda repetir seu feito em Silverstone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário