quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Brasília

Acontece neste fim de semana, mais precisamente no domingo (1 de setembro), a apresentação do projeto brasileiro para receber o Mundial de Motovelocidade no Autódromo de Brasília aos integrantes da Comissão de Segurança da MotoGP. O encontro vai acontecer em Silverstone, palco da etapa deste fim de semana.

A Comitiva do Governo do Distrito Federal que vai para a Inglaterra é formada pelo governador Agnelo Queiroz, pelo secretario de Comunicação, Ugo Braga, pelo secretário de Esportes, Júlio Ribeiro, e pelo secretário de Assuntos Internacionais, Odilon Frazão, além do presidente da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Firmo Alves, e do presidente da FMDF (Federação de Motociclismo do Distrito Federal), Carlos Senise. Os brasileiros irão se encontrar com o presidente da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), Vito Ippolito, e o diretor-executivo da Dorna, Carmelo Ezpeleta, para apresentar o projeto de reforma da pista brasiliense.

FMDF divulgou imagem do projeto para a reforma do circuito de Brasília (Foto: Divulgação)
Antes de embarcar rumo à Inglaterra, Senise divulgou uma imagem do projeto do autódromo com as modificações previstas para que ele seja homologado pela FIM. De acordo com o dirigente da FMDF, o novo autódromo contará com três circuitos e duas áreas de boxes, uma em padrão internacional que será localizada na Reta do Militar, e outra na Curva do Sol, e ambas poderão ser utilizadas simultaneamente. Os três traçados terão sentido anti-horário.

De acordo com Senise, nesta fase do processo, será analisado o novo traçado, especialmente no quesito segurança, com uma simulação de acidentes em uma corrida virtual.

Em entrevista à revista britânica ‘Motorcycle News’, Ezpeleta voltou a explicar que se o projeto brasileiro for aprovado pela Comissão de Segurança, os trabalhos para reformar a pista começarão imediatamente.

Ezpeleta deu um capacete autógrafado por Márquez para o governador do DF (Foto: Roberto Castro/GDF)
"O circuito de Brasília é muito velho e hoje nós não poderíamos utilizá-lo, mas tem um projeto para melhorá-lo”, contou. “O circuito fica dentro da cidade e é muito próximo do estádio onde eles abriram a Copa das Confederações e onde serão disputadas algumas partidas da Copa do Mundo em junho próximo”, continuou.

“O estádio comporta 65 mil pessoas e tem uma arena para basquete e outros esportes, e tem o circuito. Mas o circuito hoje tem 6 km e a pista final terá pouco mais de 4 km”, detalhou. “As pessoas do projeto brasileiro e o governador de Brasília virão para Silverstone para falar com a Comissão de Segurança. Se o projeto for aceito, então eles vão abrir a licitação para fazer os trabalhos logo após Silverstone.”

“Se tudo correr bem, eles podem começar os trabalhos em dezembro e, se fizerem isso, então a pista estará finalizada em maio e a nossa ideia é fazer a corrida na segunda metade da temporada 2014”, reforçou.

Ezpeleta esteve no Brasil recentemente, quando anunciou o projeto para trazer a MotoGP de volta ao país. O dirigente da Dorna, promotora do Mundial, ressaltou na época que a corrida no Brasil é um antigo desejo da categoria e uma vontade das montadoras, que estão de olho no mercado nacional.

Um comentário:

  1. Excelente... e a pista do kartódromo que hoje fica dentro desse autódromo?

    Qual tamanha incompetência poderia aprovar um projeto, que mata ainda mais o automobilismo brasileiro?

    São funcionários, pilotos, equipes e tudo mais que ficam "sem casa".

    Isso em uma época que o automobilismo brasileiro sofre na categoria que deveria ser a base de novos talentos... lamentável.

    ResponderExcluir