Tão logo acionou o acelerador, Dani foi ejetado da RC213V e caiu violentamente. Apesar do susto, Pedrosa não sofreu nenhuma lesão séria e deve estar completamente recuperado para a etapa de Sepang. O choque entre a dupla da Honda será avaliado pela direção de prova no próximo dia 10 de outubro, na Malásia.
Lorenzo afirmou que direção de corrida tem de ajudar a não aumentar risco do esporte (Foot: Yamaha) |
“O erro não foi tão grave como outros, mas se você somar tudo, eu diria que [Márquez] é um piloto muito agressivo, que coloca em perigo a si mesmo e aos demais”, declarou. “Em 2005, aconteceu comigo com Alex de Angelis e me sancionaram com um GP. Desde então, eu mudei a minha mentalidade, penso antes de agir”, disse.
O piloto da Yamaha se refere a um incidente no GP do Japão de 2005, em Motegi, quando corria nas 250cc. Na época, Lorenzo tentou ultrapassar Pedrosa e De Angelis por dentro, mas foi forçado a abrir a trajetória para evitar a queda e colidiu com Alex, causando um acidente. Jorge abandonou a prova, mas o piloto de San Marino conseguiu voltar para a pista e concluiu a corrida no sétimo posto. Lorenzo foi punido por “conduta irresponsável” e por “causar danos a outros pilotos”.
“Nosso esporte é o esporte mais perigoso que existe”, lembrou o bicampeão da MotoGP. “Por si só, nós já chegamos ao limite e não faz falta sermos agressivos demais”, avaliou.
“A direção de prova deve ajudar para que o risco não aumente, mas isso não acontece”, opinou. “Na F1, assim que ocorre um toque, se sanciona. No futebol, uma entrada dura é punida com cartão vermelho. Nós, nas motos, estamos a anos-luz disso. A direção de prova não impõe as sanções que eu gostaria. Se isso não mudar, os outros pilotos pilotarão de maneira agressiva para se adaptarem a quem é assim”, completou.
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Lorenzo e Pedrosa sabem que Marquez é melhor, pura e simplesmente. Como não conseguem ganhar na pista, tentam agora ganhar no chororô. E assim, por ação dos próprios pilotos que não conseguem superar seus rivais, a categoria vai se tornando mais e mais chata, tal e qual ocorre com a F1.
ResponderExcluirAlguém precisa avisar pra certos pilotos que o esporte que praticam por si só arrisca as vidas de seus participantes.
Não quer correr riscos?! Cai fora, oras!
Punir o arrojo e a graça é o mesmo que punir a própria competição, pois a torna mais feia, mais regrada, mais artificial, mais chata. O heroísmo reside nos grandes feitos, e isso ainda existe na MotoGP. Até quando? Não sei...só sei que não durará muito se os próprios pilotos transformarem a competição em um carrossel sem riscos, sem emoção, sem arrojo e sem vida.