quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Recaída

Marc Márquez foi punido pela direção de prova da MotoGP pelo toque com Dani Pedrosa em Aragón, mas apesar do ponto a mais em seu carnê, a sanção aplicada ao jovem espanhol não serviu para acalmar os ânimos de seus rivais. Como já era de se esperar, o dia em Sepang foi bastante movimentado, mas foram as declarações de Jorge Lorenzo que mais surpreenderam.

Pouco após o incidente no MotorLand, o bicampeão da Yamaha afirmou que Marc coloca a si e aos demais pilotos em perigo, mas nesta quinta o piloto apareceu com um discurso diferente e, apesar da insistência dos jornalistas, garantiu que não estava sendo irônico.

Ao que parece, Lorenzo teve uma recaída e voltou aos tempos das declarações polêmicas (Foto: Yamaha)
Durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (10), Lorenzo surpreendeu a todos ao comentar a sanção recebida por Márquez pelo incidente com Pedrosa. “Punição demais. Desnecessário”, declarou o titular da Yamaha.

Um jornalista da agência ‘AP’ então perguntou se o espanhol tinha mudado de opinião e ouviu uma resposta ainda mais surpreendente. “Creio que a punição a Márquez é exagerada, desnecessária. Creio que ao invés disso, teriam de dar um ponto a mais [na classificação do Mundial] por este tipo de ação”, comentou.

“Este tipo de pilotagem incrementa o espetáculo, os pilotos vão passando, não é importante se a gente se machuca, o importante é o público, que as pessoas se divirtam”, continuou. “A ação em Jerez foi muito divertida, ver os comissários correndo em Silverstone foi muito divertido. Em Laguna Seca, a ultrapassagem por fora da pista também, ver Dani voando em Aragón foi incrivelmente divertido”, ironizou.

“Acho que deveriam incentivar esse tipo de ação para dar exemplo aos pilotos mais jovens e assim fazer um esporte mais divertido. Seria uma boa ideia”, completou.

Após a entrevista, em um encontro com os jornalistas espanhóis, Lorenzo foi questionado se suas declarações tinham sido irônicas, mas respondeu: “Eu dei a minha opinião, não sou irônico. Eu pensava diferente, antes eu pensava de outra forma”.

Na sequência, Jorge foi questionado se mudaria seu comportamento a partir de agora. “Não tem nada a ver, creio que a visão está equivocada, é preciso colocar um ponto mais no campeonato e eu pilotarei, suponho, como agora, do mesmo jeito fino, constante e tentando ganhar todas as corridas que faltam”.

Surpresos, os jornalistas questionaram Lorenzo sobre a forma como as pessoas receberiam suas declarações e ele mostrou não se importar. “Não sei, é a minha opinião, sempre fui um cara sincero e sempre digo o que penso. Não faz diferença o que as pessoas pensam”, disparou.

“Mas você insiste que não está sendo irônico?”, perguntaram os jornalistas. “Porque vocês continuam falando em ironia? Dei a minha opinião e é preciso respeitá-la”.

“O que as pessoas querem é isso. O que se vê em ações repetidas é isso. As polêmicas que criam são o que, no fim, fazem com que a audiência siga crescendo em outras corridas”, ponderou. “Eu não penso isso, não me divirto vendo alguém voar. Me senti mal vendo Dani voar e quando soube que ele tinha problemas nas pernas e não podia andar, me senti mal, mas é isso que as pessoas compram e pedem. É como nas arenas romanas em que as pessoas pediam que matassem os outros”, comparou.

Curta a fanpage do High Side no Facebook

“As pessoas, evidentemente, não querem que as pessoas morram, isso é evidente, pois os tempos mudaram e o que os romanos pensavam, não é o que se pensa agora”, afirmou. “Mas quando têm as quedas, os toques, as pessoas compram mais o produto. Neste momento, não estão protegendo a saúde dos pilotos.”

“Você se sente parte de um circo romano?”, os repórteres questionaram. “Muito moderno, mas sim. Somos gladiadores. No final, dá na mesma se nos machucamos e não podemos continuar correndo. No fim é assim. Até agora não se defendeu muito a segurança dos pilotos e talvez para o espetáculo seja melhor incentivar este tipo de ação. Foi isso que eu disse”, respondeu.

“Assim como Stoner dizia”, citou um repórter. “Bem, eu serei criticado, mas seguirei vivendo da mesma forma, seguirei correndo do mesmo jeito e tudo seguirá igual. Mas, no fim, se Dani se machuca no outro dia ou eu me machuco em Jerez, as pessoas seguirão no sofá do mesmo jeito assistindo as corridas e nós estaremos incomodados”, continuou.

Um jornalista, então, pediu que Lorenzo esclarecesse se estava sendo irônico ou não. “Se você acha que eu estou sendo irônico, escreve antes da declaração que Lorenzo usa a ironia e diz...”, respondeu. “Eu disse que não fui irônico, que mudei de opinião. Hoje eu disse isso, assim como amanhã pensarei outra coisa”, completou.

4 comentários:

  1. Sujeito maluco.
    Maluco e cheio de dor de cotovelo, ainda por cima.
    Levando pau do estreante!

    ResponderExcluir
  2. O Stoner, o Lorenzo e o Pedrosa só sabem reclamar, eles não conseguem acompanhar o moleque no braço e na coragem e ficam criticando!

    Valentino Rossi tomou um passão dele no saca-rolhas em Laguna Seca foi lá e tirou onda com o menino após a prova, a diferença entre a lenda viva e os reclamões de plantão é notória!

    ResponderExcluir
  3. Não entendo tanta antipatia pelo Lorenzo. O cara é tetra campeão mundial, e na minha opinião e na de muitos outros, o melhor piloto da MotoGP, ainda que não esteja liderando o campeonato. Basta ver as diferenças abismais que coloca no Valentino. Ou seja, ele sabe do que esta falando e é muito consciente dos riscos dessas corridas, e corretamente coloca-se como porta voz dos outros pilotos. Lembrem-se que ele fazia os mesmos avisos em relação ao Simoncelli, e deu no que deu. E falemos a verdade, por milagre que o Marquez não tenha matado alguém ou a ele mesmo neste ano. E não creio que seja necessário que isto ocorra para que alguém comece a se preocupar. Lorenzo tem meu apoio.

    ResponderExcluir