segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Já era

Apesar da negativa da promotora IMX, o GP do Brasil não vai mesmo ser realizado em 2014. O governo do Distrito Federal reconheceu que a obra necessária para que o Autódromo Internacional Nelson Piquet seja homologado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) não ficará pronta a tempo de receber o Mundial de Motovelocidade em 28 de setembro deste ano.

Governo reconheceu que reforma não vai ficar pronta em 2014 (Imagem: Divulgação)
De acordo com a ComCopa, responsável pela comunicação com a imprensa, após o fim dos estudos técnicos, o governo concluiu que há tempo hábil para que o Mundial possa retornar ao país ainda neste ano. A administração garante, no entanto, que a reforma estará pronta para 2015.

Na semana passada, a revista italiana ‘Motosprint’ já havia garantido que a prova seria cancelada. A informação, no entanto, tinha sido negada ao High Side pela IMX, promotora da prova.

A Dorna, promotora do Mundial, deve cancelar a etapa nos próximos dias. A expectativa é de que o GP de Aragón, agendado para 21 de setembro, seja adiado em uma semana, cobrindo a data que seria do Brasil e dando uma folga aos pilotos.

A Novacap, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, responsável por tocar o projeto de reforma, explicou ao HS que a reforma contempla uma nova pista com quatro opções de traçado, além de edificações completas para infraestrutura, estacionamento, paisagismo e acessos, e deve custar em torno de R$ 300 milhões.

“A previsão de custos é na ordem de R$ 300 milhões. Ainda não finalizamos os valores, pois o projeto está sendo finalizado”, explicou a companhia ao HS.

O valor, que já inclui a construção de um novo kartódromo, é dez vezes maior do que está sendo investido pelo Governo de Goiás no Autódromo de Goiânia, que passa pela primeira grande intervenção desde a inauguração nos anos 70.

Curta a fanpage do High Side no Facebook

Confira a nota da ComCopa

Informamos que, após o término da etapa de estudos técnicos para reforma do Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet, a conclusão foi a de que não haverá tempo hábil para receber a etapa de setembro do Mundial de MotoGP, em 2014, em razão da complexidade das obras para elevar o espaço atual a um padrão internacional de competições.

O GDF segue com o projeto para 2015, para ter o autódromo inteiramente adequado ao perfil do megaevento. A reforma também credencia o espaço a receber outras grandes competições internacionais, o que reforça o compromisso do GDF em colocar Brasília na rota dos grandes eventos esportivos. Por isso, o autódromo possui projeto complexo, que altera o traçado do circuito de forma significativa, além de modificar áreas de boxes, paddocks, sinalização, espaço para imprensa e alimentação, entre outras adequações. 

2 comentários:

  1. Sabia que isso não ia dar certo! Era pra MotoGP acontecer em Interlagos, bem como o Mundial de Superbike!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interlagos não tem condição de receber corridas de moto. O pessoal do Mundial já veio dar uma olhada, mas não dá para colocar no padrão exigido pela FIM. Não dá para mexer nas áreas de escape para atender as motos.

      Excluir