domingo, 24 de novembro de 2013

Doping

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) suspendeu Anthony West por 18 meses após o australiano testar positivo em um exame antidoping realizado em maio de 2012, no GP da França de Moto2. A punição é resultado de um recurso apresentado pela Agência Mundial Antidoping (WADA), que pedia o aumento da pena de um mês imposta pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) em outubro do mesmo ano.

O exame feito após a etapa de Le Mans indicou que o piloto da QMMF, a equipe da Federação de Motociclismo do Catar, tinha consumido Metilhexanamina, uma vaso constritor utilizado como descongestionante nasal. Também conhecida como dimetilamilamina, a substância é bastante utilizada em suplementos nutricionais, principalmente aqueles destinados a aumentar a energia ou ajudar a perder peso.

Curta a fanpage do High Side no Facebook

West foi suspenso por 18 meses por doping (Foto: QMMF)
De acordo com o Tribunal, West disse em sua defesa que consumiu a substância ao ingerir uma bebida energética, chamada Mesomorph. Ainda segundo o piloto, ele assumiu que o energético não continha nada proibido, uma vez que foi adquirido em uma loja de suplementos nutricionais.

O titular da QMMF tentou argumentar, alegando que trapaças no motociclismo envolvem muito mais o equipamento do que o piloto, mas depois do recurso da WADA, os árbitros do TAS ouviram os argumentos da FIM e decidiram punir o West, já que a substância tem efeitos estimulantes que “não são insignificantes em competição”.

Assim, Anthony recebeu uma punição de 18 meses, descontando o mês que já cumpriu por conta da determinação da entidade que rege o motociclismo. A pena passa a contar a partir da data da coleta do exame – 20 de maio de 2012. Desta forma, todos os resultados obtidos pelo piloto desde então foram invalidados.

Livro com história de Rossi na Yamaha é lançado no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário