domingo, 10 de novembro de 2013

Senhor dos recordes

Aos 20 anos e 266 dias, Marc Márquez se tornou o mais jovem campeão da história da MotoGP. O piloto da Honda resistiu à pressão de Jorge Lorenzo e não entrou no jogo do espanhol, que retardou o ritmo do GP da Comunidade Valenciana para tentar forçá-lo a errar.

Com o resultado deste domingo (10), Marc tomou para si a marca de mais jovem vencedor, que estava em poder de Freddie Spencer desde 1983. Fast Freddie, aliás, havia conquistado o título aos 21 anos e 258 dias.

Livro com história de Rossi na Yamaha será lançado no Brasil

Márquez é o mais jovem campeão da história da MotoGP (Foto: Red Bull)
Com a carreira marcada pela precocidade, o recorde deste fim de semana não foi o único arrematado pelo titular da Honda. Ao longo da temporada, Marc tomou para si muitas outras marcas:

GP do Catar – Losail

Durante GP do Catar, sua estreia na MotoGP, Marc anotou 1min55s445 e, aos 20 anos e 49 dias, se tornou o mais jovem a cravar a volta mais rápida em uma corrida, também destronando Spencer. O terceiro lugar em Losail também deu ao estreante a marca de mais jovem a subir no pódio da classe rainha, que estava nas mãos de Norick Abe desde 1995.

GP das Américas – Austin

O estreante circuito do Texas viu Márquez escrever novos parágrafos em sua biografia. Dominante ao longo de todo o fim de semana, o piloto de Cervera se tornou o mais jovem pole da divisão principal do Mundial (20 anos e 62 dias), batendo Spencer. No dia seguinte, Marc faturou seu primeiro triunfo, também tirando de Fast Freddie uma marca de precocidade que perdurava desde 1982.

Como se não bastasse, Marc ainda passou Randy Mamola – como o mais novo a subir no pódio duas vezes seguidas – e Dani Pedrosa – o mais novo a vencer em três categorias diferentes.

GP da Espanha – Jerez

Com 20 anos e 77 dias, Marc tirou de Lorenzo o recorde de mais jovem a subir no pódio três vezes consecutivas.

GP da França – Le Mans

Em Le Mans, Márquez voltou ao pódio e igualou a marca de Max Biaggi, que também esteve no top-3 quatro vezes seguidas em seu ano de estreia.

GP da Alemanha – Sachsenring

Com seu segundo triunfo no ano, Marc igualou o desempenho registrado por Spencer, Luca Cadalora, Biaggi, Valentino Rossi e Pedrosa em suas temporadas de estreia na MotoGP.

GP dos Estados Unidos – Laguna Seca

Com uma atuação esplêndida em Laguna Seca, com direito a uma ultrapassagem em Rossi em pleno Saca-Rolha, o titular da Honda se tornou, aos 20 anos e 154 dias, o piloto mais novo a conquistar duas vitórias consecutivas na elite do Mundial. A marca anterior, que tinha sido estabelecida em 1983, também pertencia a Spencer (21 anos e 104 dias).

Além disso, Marc foi o primeiro debutante a conseguir tal feito desde Kenny Roberts, em 1978.

Nos últimos quatro anos, Marc conquistou três títulos mundiais (Foto: Repsol)
GP de Indianápolis – Indianápolis

Spencer perdeu mais um recorde para Márquez na pista de Indiana, já que o piloto espanhol se converteu no mais jovem a conquistar três triunfos seguidos na MotoGP, com 20 anos e 182 dias.

A vitória na lendária pista norte-americana também colocou o novato em um seleto grupo de pilotos que conseguiram em um mesmo ano três vitórias num único país. O grupo contava com Jorge Lorenzo, que em 2010 venceu em Jerez de la Frontera, Montmeló e Valência, e Casey Stoner, que em 2011 ficou com o topo do pódio de Montmeló, Aragón e Valência.

GP da República Tcheca – Brno

A sequência de vitórias continuou em Brno, dando a Márquez, aos 20 anos e 189 dias, a alcunha de mais novo a garantir quatro triunfos seguidos. O registro anterior pertencia a Mike Hailwood, que o fez aos 22 anos e 139 dias. Também, o irmão mais velho de Álex se tornou o piloto com mais vitórias em seu ano de estreia: 5.

GP da Inglaterra – Silverstone

Com o terceiro lugar no GP da Inglaterra, Marc chegou ao seu 11º pódio no ano, tirando de Rossi o recorde de pódios no ano de estreia, estabelecido pelo italiano em 2000. A quinta pole, aliás, também significou um recorde para um estreante.

O piloto espanhol saiu de Silverstone com 233 pontos, tirando de Pedrosa o recorde de pontuação de um novato. Em 2006, Dani somou 215 pontos em sua estreia na MotoGP.

Curta a fanpage do High Side no Facebook

GP da Comunidade Valenciana – Circuito Ricardo Tormo

Com o triunfo desde domingo, Márquez se tornou o quarto piloto nos 65 anos de história do Mundial, a conquistar títulos em três categorias diferentes. Os outros três integrantes deste grupo são: Mike Hailwood, Phil Read e Valentino Rossi.

O pódio em Valência foi o 16º conquistado por Marc em 2013 – o maior número de top-3 conquistados por um novato na classe rainha. Além disso, o jovem de Cervera garantiu a pole-position nove vezes, o que também é o melhor registro de um estreante.

Por fim, o total de 334 pontos é o maior número de pontos somados por um debutante na classe rainha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário