quinta-feira, 7 de novembro de 2013

RCV1000R

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A Honda apresentou nesta quinta-feira (7) a RCV1000R, a versão de produção da RC213V, no paddock do circuito de Valência. A moto será utilizada na MotoGP a partir da temporada 2014, obedecendo o regulamento da chamada categoria Open, que utilizará protótipos equipados com hardware e software da Magneti Marelli, com taque de combustível com capacidade para 24 litros e que terá um limite de 12 motores por temporada.

RCV1000R é baseada na atual RC213V (Foto: Honda)
A produção das RCV1000R foi a alternativa encontrada pela HRC para substituir as atuais CRTs por motos mais competitivas e mais baratas. Estes protótipos foram vendidos pela Honda aos times e não cedidos por meio de leasing.

Às vésperas do primeiro teste com o protótipo, que acontece na próxima segunda-feira no circuito Ricardo Tormo, Shuhei Nakamoto, vice-presidente executivo da HRC, e Tomonori Sato, líder do projeto, apresentaram a nova moto para a imprensa. A dupla explicou que o chassi da RCV1000R é baseado na atual RC213V, assim como o motor, um V4 90° que produz 16 mil RPM e tem 230 cavalos de potência. 

Protótipo vai obedecer ao regulamento Open (Foto: Honda)
A moto, que tem um custo total de €1,2 milhão (cerca de R$ 3,7 milhões), será entregue aos times com suspensão Öhlins e freios Nissin. As RC213V de Marc Márquez e Dani Pedrosa usam a mesma suspensão, mas freios Brembo. Também ao contrário dos protótipos do time oficial, a RCV1000R vai utilizar câmbio padrão e não o seamless.

Durante o encontro com a imprensa, Nakamoto afirmou que Casey Stoner, que vem atuando como piloto de testes da Honda, rodou apenas 0s3 mais lento com RCV1000R em relação ao tempo que registrou com a RC213V. Calçando a versão de produção com os pneus extramacios, disponíveis apenas para este tipo de moto, o bicampeão australiano reduziu essa diferença para 0s170.

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Scott Redding e Nicky Hayden estão entre os pilotos que vão pilotar a RCV1000R (Foto: Honda)
A RCV1000R será utilizada por quatro pilotos em 2014: a dupla da Aspar, que vai contar com Nicky Hayden e um piloto ainda a ser anunciado, Scott Redding, que vai estrear na classe rainha pela Gresini, e Karel Abraham, da AB.

Para o teste em Valência, que marca o início da pré-temporada de 2014, a Honda levou duas das RCV1000R, que devem ficar nas mãos de Hayden e Redding. Abraham ainda se recupera de lesão e não vai participar dos treinos. 

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