terça-feira, 18 de março de 2014

Aprovação unânime

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou nesta terça-feira (18) que a Comissão de GP chegou a um acordo que garante o uso de centralina e software padrão por todas as equipes da MotoGP a partir da temporada 2016.

De acordo com um comunicado divulgado nesta manhã, a Comissão de GP, que é composta por Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, Ignacio Verneda, diretor-executivo da FIM, Hervé Poncharal, presidente da IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida), e Takanao Tsubouchi, representante da MSMA (Associação das Fábricas de Motocicletas Esportivas), se reuniu nesta terça e aprovou de forma unânime algumas mudanças no regulamento da MotoGP.


Opção da Ducati de correr como Open resultou em mudanças no regulamento da MotoGP (Foto: Ducati)
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1 - A ECU e o software do campeonato serão obrigatórios para todos os inscritos a partir de 2016.

Todos os participantes atuais e potenciais da MotoGP vão colaborar para ajudar no design e no desenvolvimento do software.

Durante o desenvolvimento do software, um site com acesso restrito será criado para permitir que os participantes monitorem o desenvolvimento do software e que forneçam suas sugestões de modificações.

2 - Com efeito imediato, fabricantes inscritos na opção ‘Fábrica’ que não conquistaram uma vitória em pista seca no ano passado ou um novo fabricante que entre no campeonato, podem utilizar 12 motores por piloto por temporada (não congelado), 24 litros de combustível e os mesmos pneus e oportunidades de testes da categoria ‘Open’. Esta concessão é válida até o início da temporada 2016.

3 - As concessões acima serão reduzidas nas seguintes circunstâncias:

Caso algum piloto ou combinação de pilotos nomeados pelo mesmo fabricante, participando nas condições descritas na cláusula 2, conquiste uma vitória, dois segundos lugares ou três lugares no pódio em pista seca durante a temporada 2014, então, para aquela fábrica, a capacidade do tanque de combustível será reduzida para 22 litros. Além disso, se a mesma fábrica conquistar três vitórias na temporada 2014, ela também perderá o direito de utilizar os pneus macios disponíveis para a categoria ‘Open’.

Em todos os casos, a redução das concessões será aplicada aos eventos restantes da temporada 2014 e por toda temporada 2015.


A adoção de software e centralina padrão a partir da temporada 2016 da MotoGP é uma vitória da Dorna, que segue trabalhando para reduzir os custos e aumentar a competitividade do esporte.

As novas regras, que impõem restrições às fábricas que vão correr em 2014 obedecendo ao regulamento Open, são reflexo da decisão de Ducati de seguir este novo código, que chega substituindo as CRT. O time vermelho ainda luta para conseguir recuperar a boa forma do passado e fazer frente à Honda e Yamaha.

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