“Tive um problema com o capacete, mas isso não foi o mais importante”, disse o espanhol, que passou a usar cascos HJC neste ano. “Não posso assegurar que o pneu era defeituoso, não sou técnico em pneus, e, se for assim, seguramente a Bridgestone esconderá. Nunca dirão que é defeituoso. Não posso assegurar, mas é a única coisa que me entra na cabeça”, continuou.
Fabricante garante que pneu de Lorenzo não tinha defeito (Foto: Bridgestone) |
“Ficou claro durante a corrida que Jorge tinha um problema, já que ele não conseguiu manter o mesmo ritmo do pelotão líder. Imediatamente depois da corrida, nós tivemos uma reunião com o engenheiro de pneus dele, onde ele explicou sua falta de aderência na traseira”, contou Aoki. “Como é sempre o caso nessas situações, seu engenheiro analisou intensamente os pneus de corrida do Jorge, que foram encontrados em boa condição de trabalho”, continuou.
“Além disso, eu mesmo examinei os pneus e pessoalmente discuti a questão com os engenheiros da Yamaha, e nós todos concordamos que a falta de aderência de Jorge na traseira não era atribuída aos pneus”, comentou. “Nós recebemos muitos comentários diferentes dos pilotos depois da corrida sobre o feeling deles na pista, apesar de eles todos terem utilizado a mesma especificação de pneus de chuva e enfrentado as mesmas condições de pista.”
“Nestas condições de pouca aderência, o acerto das máquinas é crítico, já que a menor mudança no acerto pode ter um grande efeito na performance”, apontou. “De qualquer modo, foi uma pena por Jorge, já que ele foi tão forte de manhã no warm-up e todos nós esperávamos um resultado melhor dele, mas ele é um campeão e eu sei que ele vai voltar a sua melhor competitividade na próxima corrida”, opinou.
Apesar de Shinji dizer que os técnicos da Yamaha também concordaram que se tratava de um problema com o acerto da M1, Lorenzo não concordou com essa versão, e segue defendendo que seu pneu tinha defeito, uma vez que a moto era exatamente a mesma com a qual ele liderou o warm-up.
Com pneus com defeito ou não, o fato é que a Yamaha precisa acelerar o ritmo de desenvolvimento da M1, já que as RC213V de Marc Márquez e Dani Pedrosa estão voando. O triunfo de Lorenzo no Mundial do ano passado conseguiu esconder a diferença entre os dois protótipos, mas já passou a hora de Iwata correr atrás do prejuízo e tanto Lorenzo como Valentino Rossi já subiram o tom de suas cobranças.
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