Neste domingo (26), María Herrera escreveu seu nome na história do Campeonato Espanhol de Velocidade – CEV ao se tornar a primeira mulher a vencer uma prova neste campeonato, um dos mais fortes da atualidade.
María venceu em Aragón com 0s085 de vantagem (Foto: Repsol) |
Depois de resistir aos ataques de seus rivais, a jovem espanhola, que corre com uma KTM, recebeu a bandeirada no Motorland com 0s085 de vantagem para Navarro, o segundo colocado. Além do triunfo, María ganhou um cheque da Repsol que lhe garante combustível grátis para toda a temporada. A gigante espanhola é a principal patrocinadora do campeonato espanhol.
Pelo campeonato, Marcos Ramírez tem a liderança, com 37 pontos. Fabio Quartararo vem em segundo, com Herrera na terceira colocação, quatro pontos atrás do líder.
“Foi uma prova difícil, pois rodei na primeira posição quase toda a corrida. Tentei manter meu próprio ritmo e ficar calma, apesar de a traseira da moto derrapar um pouco”, disse a piloto de 16 anos. “É a primeira vez que eu venço uma corrida no CEV e foi muito difícil”, continuou.
“Estou ciente de que sem meus patrocinadores e o time, isso não teria sido possível e a partir de agora, devo continuar dando passos à frente de atingindo meus objetivos”, completou.
A espanhola dividiu o pódio com Jorge Navarro e Alejandro Medina (Foto: Repsol) |
Ao contrário de muitas mulheres que tentaram chegar ao Mundial, María tem algumas coisas a seu favor. A mais importante talvez seja sua equipe, mas não por se tratar de uma escuderia – o time júnior da Estrella Galicia 0,0 – que tem presença do campeonato organizado pela Dorna. Herrera faz parte da Monlau, a mesma equipe que formou Marc Márquez e vem preparando Álex Rins. O mesmo time que tem Emilio Alzamora como chefe.
Não bastasse o suporte da Monlau, María ainda tem Álvaro Bautista como mentor. Um mentor bastante ativo, aliás. Ativo ao ponto de treinar com ela e de viajar para estar com a piloto nas corridas. Alguém pode dizer: ‘Ah, mas Bautista não é nenhum fenômeno do motociclismo’. Pode até ser, mas qualquer um que na posição dele – de piloto da MotoGP, a categoria top do motociclismo mundial –dedica seu tempo a uma jovem piloto merece todos os aplausos. Ele, certamente, tem muito para ensinar.
María tem um longo e belo caminho pela frente.
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