quarta-feira, 24 de julho de 2013

De cara com o futuro

O GP dos Estados Unidos foi mais uma demonstração do talento de Marc Márquez. Em seu primeiro ano na MotoGP, o jovem espanhol vem confirmando as melhores expectativas sobre sua atuação e fechou a primeira parte da temporada na liderança do Mundial.

Primeiro novato a vencer no circuito de Laguna Seca em sua estreia, Márquez conseguiu o triunfo em grande estilo: ultrapassando Valentino Rossi no Saca-Rolhas, a mais famosa curva no traçado de Monterey.

A manobra, bastante similar àquela feita por Rossi sobre Casey Stoner no GP de 2008, foi interpretada por muitos como uma transferência do poder na MotoGP.

Márquez e Rossi têm fornecido um ótimo material para a imprensa Mundial (Foto: Repsol)
Na coletiva de imprensa em Laguna Seca, Rossi foi questionado se o GP dos Estados Unidos representava a entrega de sua coroa ao espanhol. Sem ganhar títulos desde 2009, Valentino destacou que ele não é mais o detentor da coroa da MotoGP e, por isso, quem terá de entregá-la é Jorge Lorenzo, o campeão vigente.

“É Lorenzo quem tem de entregar a coroa dele, porque a última vez que eu conquistei o título foi em 2009. Infelizmente, já faz algumas temporadas que eu não tenho a coroa”, respondeu. “Fora a piada, Marc fez algumas coisas incríveis. Eu esperava um pouco isso, mas, sinceramente, menos do que isso. Porque eu pensei que ele fosse cometer mais erros durante esta primeira temporada”, comentou.

“Eu era muito rápido nas 500cc em 2000, mas cometi muitos erros, caí nas duas primeiras corridas e talvez por isso eu tenha perdido o campeonato”, ponderou. “Então é como se Marc fosse eu, mas atualizado – um novo modelo”, elogiou.

Atrás apenas de Giacomo Agostini no número de títulos conquistados na classe rainha, Rossi avaliou que Márquez tem potencial para ser o maior de todos os tempos.

“Ele tem todo o potencial para se tornar o maior de todos os tempos, ou melhor do que eu, com mais vitórias do que eu”, afirmou. “Porque ele é um grande talento, com muita habilidade e também muito jovem. Mas agora é muito cedo para dizer, porque é um longo caminho. Mas ele tem 100% de possibilidade de fazer isso”, completou.

Sentado ao lado do eneacampeão, Márquez foi questionado sobre as declarações do italiano e antes de responder, pediu aos repórteres que eles parassem de pedir para que Valentino falasse dele, antes que ele ficasse vermelho de vergonha.

“Valentino é um dos meus heróis, um dos caras mais importantes da história da MotoGP – do motociclismo. Quando você ouve essas palavras, é bem impressionante, mas nós sabemos que na pista é completamente diferente. Você tem de tentar fazer o seu máximo. Mas é sempre impressionante ouvir algo assim”, respondeu o tímido espanhol.

Perguntado sobre como se sentia ao ser batido pelo novo ídolo do esporte, Rossi respondeu: “Estou numa boa com Marc, estou feliz por Marc, também porque não é como se eu fosse o campeão mundial do último ano e agora ele me vence e pega o número um”.

“Ao invés disso, eu, infelizmente, estou vindo de duas temporadas muito, muito difíceis, com resultados ruins e eu estou muito feliz por voltar”, comentou. “Estou em uma certa idade. Ganhei muitas corridas e campeonatos, mas para mim é ótimo lutar com ele e com os outros caras. Corrida por corrida, sinto cada vez mais que posso ficar na frente. Posso curtir alguns bons resultados nas corridas e no campeonato e por isso eu estou feliz”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário