terça-feira, 2 de julho de 2013

Valente

Jorge Lorenzo foi submetido a uma avaliação médica na última segunda-feira (1) para verificar a condição de sua clavícula esquerda após sua heroica participação no GP da Holanda. De acordo com os médicos, o esforço decorrente da prova em Assen não resultou em nenhuma outra lesão além daquela que havia sido tratada anteriormente.

Na quinta-feira, durante a segunda sessão de treinos livres, Lorenzo sofreu uma violenta queda em Assen, a mais de 200 km/h. Atendido no centro médico do circuito, Jorge foi diagnosticado com uma fratura na clavícula esquerda.

Lorenzo largou em 12º (Foto: TT Circuit Assen)
Sem vaga disponível nos hospitais holandeses para efetuar a cirurgia, o piloto foi para Barcelona em um avião fretado – pago por ele mesmo – para operar. O procedimento cirúrgico foi realizado na madrugada daquela sexta-feira e, poucas horas depois, Lorenzo estava de volta ao avião para embarcar rumo a Assen.

Naquela mesma noite, Jorge já fazia alguns exercícios, com a meta de se preparar para a avaliação física a que seria submetido para poder correr na Holanda. Pouco mais de 30 horas depois da cirurgia, o bicampeão da MotoGP foi autorizado a disputar a prova. Largando em 12º, o espanhol terminou em quinto.

“O esforço físico exigido no GP da Holanda não parece ter causado nenhuma consequência”, explicou a Dra. Teresa Sola, médica que operou o piloto no Hospital Geral da Catalunha, após verificar a cicatrização, a mobilidade e a condição da fratura por meio de um raio-x.

Também, Jorge foi liberado para iniciar seu processo de recuperação e se preparar para o GP da Alemanha, que acontece no circuito de Sachsenring no próximo dia 14.

A atuação de Lorenzo em Assen, aliás, repercutiu com vários pilotos – de dentro e de fora da MotoGP –, com muitos deles reconhecendo a valentia do espanhol.

Confira algumas das declarações sobre o feito do piloto de Palma de Mallorca:

Valentino Rossi: “Jorge é o verdadeiro herói, porque ele fez algo próximo do inacreditável. Quando soube que ele queria voltar, pensei que talvez isso fosse algo que eu não poderia fazer. Fazer uma cirurgia depois de uma grande queda e tentar correr depois de apenas um dia é incrível”.

“Ele assumiu um risco, mas ele pilotou como sempre na primeira parte da corrida e talvez esses pontos sejam muito importantes para o campeonato dele. E ele mostrou para todos que quer muito vencer.”

Cal Crutchlow: “Estou feliz por Jorge ser quinto e este é um bom resultado para muitos pilotos em um dia normal. É um pouco embaraçoso para muitos pilotos e quando ele me passou, foi embaraçoso. Eu não podia acreditar que ele estava tão forte no início da corrida e quando eu o segui, ele estava tão suave como sempre. Ele começou a ser rápido e eu pensei que ele podia passar Marc e lutar pela liderança. Eu esperava que ele ficasse um pouco mais fraco no fim da corrida. Foi um trabalho incrível e todo crédito para ele para salvar alguns pontos no Mundial”.

Marc Márquez: “Tenho muito respeito por Jorge, pois o que ele fez foi uma grande surpresa para todos. Ele correu um risco, mas também somou 11 pontos no campeonato e ele sabe que esses pontos serão importantes. Você precisa ser muito inteligente para fazer uma corrida como esta com a clavícula naquelas condições”.

Dani Pedrosa: “Jorge fez um super trabalho. Estou muito impressionado com a forma como ele voltou de uma lesão de dois dias atrás. Sua força de vontade foi muito impressionante. Acho que Jorge mostrou que ele é muito duro e muito forte. E ele mostrou que estava muito rápido na corrida e com certeza ele teve muita dor”.

Bradley Smith: “Eu ia dizer para vocês o quanto o meu punho doeu ao longo do fim de semana em Assen e, especialmente, durante a corrida pelo nono lugar. Eu então olhei para as façanhas extraordinárias de Jorge Lorenzo e isso fez os meus esforços parecerem pouco mais que algo básico”.

“Terminar em quinto em uma corrida de 26 voltas apenas 36 horas depois de uma cirurgia em casa, em Barcelona, para colocar uma placa de titânio e oito parafusos em uma clavícula fraturada em um treino livre, mostra o quanto um título mundial significa para ele.”

“Foi uma mensagem clara para qualquer aspirante a campeão mundial sobre o que você deve estar preparado para passar por cima para conquistar sua ambição.”

“Você tem de estar pronto para colocar seu corpo e o limite da dor na linha. Jorge certamente fez isso ao longo do fim de semana.”

Álvaro Bautista: “Este fim de semana foi especial por conta das circunstâncias. Primeiro a lesão de Jorge na quinta. Ele foi para a casa, operou, e voltou para correr! Sinceramente, não pensei nem que ele pudesse ligar a moto. Creio que ele merece todo respeito e admiração pelo que fez. Está claro que ele é um campeão. Marc também não fica atrás, ele caiu no sábado e fraturou dedos da mão e do pé. Esta lesão afeta menos a pilotagem, mas incomoda muito e não é fácil com estas motos tão pesadas e com tanta potência. Também é preciso tirar o chapéu, de novo, para ele. Outro campeão. E para arrematar a corrida, Rossi voltou a ganhar outra vez. Parecia que estava lhe custando acompanhar o ritmo dos três da frente, mas nesta pista ele estava muito forte e soube aproveitar a ocasião para subir no degrau mais alto do pódio. Parabéns a todos eles pelo corridão que fizeram”.

Sam Sunderland: “Começando a perceber o quão louca é a MotoGP... Esses caras são loucos!! Lorenzo – clavícula quebrada na quinta-feira, operação na sexta, corrida no sábado. Márquez – grande queda, dedo quebrado e aí termina em segundo!!!”

Julián Simón: “Hoje este esporte mítico que é o motociclismo se tornou ainda maior com gestos como o de Jorge e o retorno do maior de todos: Valentino Rossi #Heróis”.

Heikki Kovalainen: “Eu disse para vocês ontem que sentia que Lorenzo ia voltar. Tiro o chapéu para ele. É preciso coragem para correr com uma clavícula quebrada”.

Álex Rins: “Os milagres com Lorenzo existem!! Valente! O mago da MotoGP. #magiclorenzo99”.

Maverick Viñales: “Impressionante! O que fez correndo hoje em Assen foi brutal e te faz ainda maior! Parabéns, Jorge! Um abraço”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário