quinta-feira, 18 de julho de 2013

Laguna Seca

A MotoGP desembarca neste fim de semana em Laguna Seca, palco da nona etapa da temporada 2013 do Mundial de MotoGP. O GP deste fim de semana será o 23º realizado em solo norte-americano e o 14º na pista de Monterey.

As primeiras duas corridas nos Estados Unidos aconteceram no circuito de Daytona, nas temporadas de 1964 e 1965. Indianápolis recebeu outras cinco provas, com a etapa de Austin deste ano completando a lista.

O circuito californiano é um dos quatro do calendário do Mundial para onde a Bridgestone leva o pneu traseiro supermacio feito especialmente para as motos CRT, que contam com chassis artesanais e motores derivados de produção.

Ao contrário das demais etapas, Laguna Seca recebe apenas a MotoGP (Foto: Honda)
Além do composto supermacio, os pilotos poderão escolher entre os pneus dianteiros macios e médios, e os traseiros macios e médios (assimétricos). Os compostos de chuva também estarão disponíveis nas versões macia e dura.

As últimas seis corridas realizadas nos Estados Unidos foram vencidas por pilotos da Honda, mas a perspectiva para este fim de semana não é tão favorável. Dani Pedrosa está voltando de lesão e Marc Márquez nunca rodou no difícil traçado da Califórnia.

Em termos de pole-position, a Yamaha levou vantagem nos últimos quatro anos em Laguna Seca com Jorge Lorenzo, mas o bicampeão também se recupera de dois fortes acidentes e de duas fraturas na clavícula esquerda. Se conseguir a pole, entretanto, o espanhol será apenas o segundo piloto na era da MotoGP a conquistar a pole cinco anos seguidos em um mesmo traçado. Casey Stoner conquistou este feito na pista de Phillip Island.

As lesões de Lorenzo e Pedrosa, aliás, colocaram Aleix Espargaró e Andrea Dovizioso como os únicos dois pilotos a terem pontuado em todas as oito etapas de 2013.

Do lado de Marc Márquez, o menino prodígio do motociclismo espanhol pode conseguir mais um feito inédito neste fim de semana. Se vencer o GP dos Estados Unidos, o espanhol será o primeiro novato a vencer em Laguna Seca em seu ano de estreia no Mundial.

Para entrar no clima da corrida, aqui estão alguns detalhes no circuito:

Número de voltas: 32
Comprimento da pista: 3.610m
Largura da pista: 15m
Reta mais longa: 453m
Curvas: 11 – quatro para a direita e sete para a esquerda
Alocação dos pneus:
- Dianteiro: macio e médio
- Traseiro: supermacio (CRT – simétrico), macio e médio (assimétrico)
- Chuva: macio e duro

Recordes
- Pole-position: Jorge Lorenzo (Yamaha/2012) – 1min20s554 (161,332 km/h)
- Melhor volta da corrida: Dani Pedrosa (Honda/2012) – 1min21s229 (159,992 km/h)

Resultado de 2012
1º: Casey Stoner – 43min45s961
2º: Jorge Lorenzo – +3s429
3º: Dani Pedrosa – +7s633

Antes da etapa, Dani Pedrosa também deu sua avaliação sobre o circuito de Laguna Seca. Está tudo aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário