As primeiras duas corridas nos Estados Unidos aconteceram no circuito de Daytona, nas temporadas de 1964 e 1965. Indianápolis recebeu outras cinco provas, com a etapa de Austin deste ano completando a lista.
O circuito californiano é um dos quatro do calendário do Mundial para onde a Bridgestone leva o pneu traseiro supermacio feito especialmente para as motos CRT, que contam com chassis artesanais e motores derivados de produção.
Ao contrário das demais etapas, Laguna Seca recebe apenas a MotoGP (Foto: Honda) |
As últimas seis corridas realizadas nos Estados Unidos foram vencidas por pilotos da Honda, mas a perspectiva para este fim de semana não é tão favorável. Dani Pedrosa está voltando de lesão e Marc Márquez nunca rodou no difícil traçado da Califórnia.
Em termos de pole-position, a Yamaha levou vantagem nos últimos quatro anos em Laguna Seca com Jorge Lorenzo, mas o bicampeão também se recupera de dois fortes acidentes e de duas fraturas na clavícula esquerda. Se conseguir a pole, entretanto, o espanhol será apenas o segundo piloto na era da MotoGP a conquistar a pole cinco anos seguidos em um mesmo traçado. Casey Stoner conquistou este feito na pista de Phillip Island.
As lesões de Lorenzo e Pedrosa, aliás, colocaram Aleix Espargaró e Andrea Dovizioso como os únicos dois pilotos a terem pontuado em todas as oito etapas de 2013.
Do lado de Marc Márquez, o menino prodígio do motociclismo espanhol pode conseguir mais um feito inédito neste fim de semana. Se vencer o GP dos Estados Unidos, o espanhol será o primeiro novato a vencer em Laguna Seca em seu ano de estreia no Mundial.
Para entrar no clima da corrida, aqui estão alguns detalhes no circuito:
Número de voltas: 32
Comprimento da pista: 3.610m
Largura da pista: 15m
Reta mais longa: 453m
Curvas: 11 – quatro para a direita e sete para a esquerda
Alocação dos pneus:
- Dianteiro: macio e médio
- Traseiro: supermacio (CRT – simétrico), macio e médio (assimétrico)
- Chuva: macio e duro
Recordes
- Pole-position: Jorge Lorenzo (Yamaha/2012) – 1min20s554 (161,332 km/h)
- Melhor volta da corrida: Dani Pedrosa (Honda/2012) – 1min21s229 (159,992 km/h)
Resultado de 2012
1º: Casey Stoner – 43min45s961
2º: Jorge Lorenzo – +3s429
3º: Dani Pedrosa – +7s633
Antes da etapa, Dani Pedrosa também deu sua avaliação sobre o circuito de Laguna Seca. Está tudo aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário