quinta-feira, 4 de julho de 2013

GP da República da Argentina

O ministro do Turismo da Argentina, Enrique Meyer, confirmou na tarde desta quinta-feira (4) que o circuito de Termas de Río Hondo vai receber etapas do Mundial de Motovelocidade em 2014, 2015 e 2016. O anúncio foi feito durante a visita do ministro ao circuito, que recebe uma bateria de testes da MotoGP nesta semana.

Acompanhado pelo governador da província de Santiago del Estero, Gerardo Zamora, e do secretário-executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística, Leonardo Boto, Meyer destacou que é uma honra para o país poder receber a principal divisão do motociclismo mundial.

“É uma grande honra para a Argentina receber esta categoria, que se soma aos demais eventos esportivos que se realizam no nosso país, como o Rali Dakar”, declarou. “Esperamos que o público argentino possa desfrutar da categoria máxima do motociclismo, que não vem ao nosso país desde 1999, e faremos todo esforço para que a MotoGP fique no nosso país por muito mais tempo”, continuou.

Bradl foi o mais rápido no primeiro treino da MotoGP na Argentina (Foto: Argentina MotoGP)
O ministro também destacou o feedback positivo que recebeu dos pilotos sobre o traçado, que foi completamente reformado para atender as exigências da FIM (Federação Internacional de Motociclismo). O projeto do novo circuito foi feito por Jarno Zaffelli, do Studio Dromo.

“Estamos recebendo criticas muito boas por parte dos pilotos em relação ao circuito, já que o mesmo possui setores de alta velocidade e curvas em que os competidores devem explorar suas habilidades ao máximo”, comentou. “Nós estamos muito contentes por receber este evento, que serve como preparação para o GP que receberemos em 2014.”

Cal Crutchlow, um dos pilotos que participa desta primeira bateria de testes, elogiou o traçado e afirmou que os pilotos tiveram uma fantástica recepção do público argentino.

“Nós tivemos uma recepção absolutamente fantástica na Argentina e depois de ver o entusiasmo pela MotoGP, estou feliz por finalmente ir para a pista demonstrar o espetáculo que os fãs vão ver no ano que vem”, disse o piloto da Tech3. “A nova pista é muito impressionante e é realmente uma ótima instalação da qual a Argentina pode se orgulhar.”

“A pista ainda está muito suja, então nós só estamos curtindo rodar por ela e aprendendo o máximo possível enquanto também sentimos a emoção de ser um dos primeiros a pilotar um protótipo da MotoGP aqui”, falou. “É incrível quantas pessoas vieram aqui para nos receber e ver pilotar. Esperamos que possamos fazer um bom show no próximo ano e ter uma corrida fantástica, porque realmente parece que vai acontecer na frente de um grande público”, opinou.

Crutchlow elegeu a curva 6 como a sua favorita (Foto: Argentina MotoGP)
“A pista tem uma grande mistura de curvas longas e rápidas, e algumas são apertadas, então é muito importante ter um bom ritmo. Eu realmente gostei da curva 6, que é longa e em declive. É realmente legal de pilotar e acho que todo o grid da MotoGP vai vir aqui e amar a pista”, concluiu.

Neste primeiro dia de treinos em Termas de Río Hondo, Stefan Bradl anotou a melhor marca. A bordo da RC213V da LCR, o germânico registrou 1min47s075, 2s529 mais rápido que Crutchlow. Álvaro Bautista fez o terceiro tempo, seguido por Héctor Barberá.

Entre os pilotos da Moto2, Tito Rabat foi o mais rápido. O piloto da Pons anotou 1min52s552 em sua melhor volta e ficou à frente de Nico Terol, da Aspar.

Pelas minhas contas, o placar já está em Argentina 10 x 0 Brasil. Mas fica a dica: dá tempo de contratar o Jarno Zaffelli para reformar Brasília e trazer a MotoGP cá. Se precisarem do contato dele, ajudo numa boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário