quinta-feira, 22 de maio de 2014

340mm

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou nesta quinta-feira (22) uma mudança no regulamento técnico da MotoGP. A partir de agora, os pilotos terão a opção de utilizar os discos de freio de carbono de 340mm. Até então, era obrigatório o uso dos discos de 320mm, exceto em Motegi, onde diâmetro maior já era exigido.

A mudança no regulamento foi aprovada em uma reunião da Comissão de GP, que reúne Carmelo Ezpeleta, vice-presidente executivo da Dorna, promotora do Mundial; Ignacio Verneda, diretor-executivo da FIM; Hervé Poncharal, presidente da IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida); e Takanao Tsubouchi, representante da MSMA (Associação das Fábricas de Motocicletas Esportivas), além de Javier Alonso, também da Dorna, e Mike Trimby, da IRTA.

Pilotos vão poder escolher entre os discos de 320mm e 340mm (Foto: Bridgestone)
 Curta a fanpage do High Side no Facebook    

“A Comissão decidiu de forma unânime, em benefício da segurança, modificar o regulamento que diz respeito ao tamanho do disco de freio de carbono dianteiro na categoria MotoGP”, diz o comunicado da FIM. “O atual regulamento permite dois tamanhos de freios de carbono dianteiros: os discos de 320mm devem ser usados em todos os circuitos exceto Motegi, onde o uso do disco de 340mm é obrigatório, e em Montmeló e Sepang, onde o uso do disco de 340mm é opcional”.

“Seguindo a recomendação da Comissão de Segurança e com o apoio dos fabricantes de freios, foi decidido que o uso dos discos de freio de 340mm será opcional para todos os circuitos, com exceção de Motegi, onde segue obrigatório”, completou.

Os freios de 320mm se tornaram obrigatórios no fim da temporada 2011 como uma maneira para cortar custos. A medida, entretanto, chegou junto com o aumento da capacidade – para 1000cc – e do peso das motos – que hoje está em 160 kg.

Nas últimas semanas, a dificuldade em parar as motos se tornou um assunto frequente e o tamanho dos discos foi apontado como razão para um problema com a Ducati de Cal Crutchlow. Na garagem da Yamaha, que sempre foi conhecida por seu bom desempenho com os freios, as queixas também passaram a ser rotineiras.

Após o anúncio da FIM, Alex Briggs, um dos mecânicos de Valentino Rossi, comemorou a mudança pelo Twitter: “O aumento no tamanho do disco é bom para nós em termos de segurança e performance. É um pé no saco para os mecânicos, mas estou feliz por eles terem decidido permiti-los”, escreveu.

A mudança anunciada nesta quinta-feira deve abrir caminho para novas modificações, especialmente no peso das motos, que deve voltar a cair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário