quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A matemática do Mundial

Enquanto não é aprovado no teste para ser a quinta tartaruga ninja, Marc Márquez segue sua caminhada rumo ao bicampeonato da MotoGP. Depois de desperdiçar a chance de ser campeão em Aragón — por conta de um tombo em Misano —, o espanhol chega à Motegi com chances de garantir o título de 2014 na casa da Honda.

Com 75 pontos de vantagem na liderança do campeonato, o piloto de Cervera precisa terminar a prova em Motegi à frente de Dani Pedrosa e não perder mais de três pontos para Valentino Rossi e mais de 15 para Jorge Lorenzo.

Márquez pode conquistar o bicampeonato da MotoGP neste fim de semana (Foto: GEPA Pictures/Red Bull)
Após uma prova difícil em Aragón, quando caiu na liderança ao permanecer na pista molhada com pneus slicks, Márquez tenta manter a cabeça fria, mas reconhece que seria ótimo conquistar o título no Japão.

“Aragón foi uma situação difícil e nós aprendemos uma lição valiosa”, reconheceu. “Entretanto, nós tivemos sorte por não perder pontos em relação aos nossos rivais e agora eu sei que no Japão terei a minha primeira chance de conquistar o Mundial”, continuou.

“Vou tentar não pensar muito — mesmo sabendo que seria uma grande conquista fazer isso na casa da Honda”, ressaltou. “Nós vamos para lá e vamos trabalhar duro desde o primeiro dia, tratando como se fosse um fim de semana de corrida normal, tentar lutar pela vitória. No ano passado foi a minha primeira visita à Motegi com uma máquina da MotoGP e foi um fim de semana muito difícil, então esperamos ter mais tempo com pista seca para encontrar um bom acerto”, concluiu.

Por conta da vantagem na classificação do Mundial, Marc não dependerá dos resultados dos rivais para garantir o título se vencer o GP do Japão, mas quanto mais baixo na tabela, mais contas terá de fazer.

Curta a fanpage do High Side no Facebook 

Márquez será campeão em Motegi se:

- Vencer a corrida;

- Terminar em segundo ou terceiro, à frente de Pedrosa e Rossi;

- Terminar em quarto, à frente de Pedrosa e com Rossi não passando do terceiro posto;

- Terminar em quinto, à frente de Pedrosa e com Rossi não passando do quarto lugar;

- Terminar em sexto, à frente de Pedrosa e com Rossi não passando de quarto;

- Terminar em sétimo, à frente de Pedrosa, com Rossi no máximo em quinto e desde que Lorenzo não vença a corrida;

- Se terminar entre oitavo e 11º, à frente de Pedrosa, desde que Rossi fique no máximo três posições à frente e que Lorenzo não vença a corrida;

- Se terminar entre 12º e 15º, à frente de Pedrosa, desde que Rossi fique no máximo três posições à frente e que Lorenzo não termine em primeiro ou segundo;

- Se Márquez e Pedrosa não pontuarem, com Rossi terminando em 13º e Lorenzo fora do pódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário