quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Listas

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou nesta quinta-feira (23) a lista provisória de inscritos na temporada 2015 do Mundial de Motovelocidade. Nas três classes, a relação de pilotos e motos traz várias novidades.

MotoGP

Na MotoGP, as mudanças não ficaram apenas na relação de pilotos. Para a temporada 2015, Suzuki e Aprilia fazem seu retorno ao esporte, voltando à classe rainha com seus esforços de fábrica.

No caso da marca japonesa, Maverick Viñales foi promovido da Moto2 para trabalhar com Aleix Espargaró no time comandado por Davide Brivio. No caso da fábrica italiana, que se aliou à Gresini, apenas Álvaro Bautista foi confirmado, com a segunda vaga esperando a definição do segundo piloto.

Viñales vai ser piloto da Suzuki na MotoGP (Foto: Pons)
Os times principais de Honda e Yamaha não trazem mudanças, assim como a Tech3, que segue com Pol Espargaró e Bradley Smith. Na Ducati, entretanto, Andrea Iannone chega para ocupar a vaga de Cal Crutchlow. O britânico, por sua vez, segue para a LCR, onde será companheiro de Jack Miller, que foi promovido da Moto3 para a MotoGP com um contrato de três anos com a Honda.

Além de Suzuki e Aprilia, a Marc VDS é outra equipe que passa a integrar o grid da MotoGP. O time de Marc van der Straten vai contar com uma RC213V que ficará nas mãos de Scott Redding.

Na Pramac, Yonny Hernández segue no time, agora como companheiro de Danilo Petrucci. Na Forward, Stefan Bradl vai guiar uma versão Open da Yamaha ao lado de Loris Baz, que chega do Mundial de Superbike.

Além do francês, Eugene Laverty também muda de campeonato mundial e chega a Aspar para formar dupla com Nicky Hayden.

A Avintia, por outro lado, segue com Héctor Barberá e Mike di Meglio, mas contará com motos Ducati na configuração Open. Karel Abraham segue no grid com a escuderia de propriedade do pai.

A Ioda ainda precisa anunciar seu piloto para o próximo ano, compondo, assim, a lista de 25 inscritos.


Moto2

A Moto2 também não passou ilesa por mudanças. Muitos pilotos foram promovidos da Moto3, mas a mudança de equipamento também é significativa, com muitas equipes trocando a Suter pela Kalex.

Atual líder do Mundial, Tito Rabat, que pode conquistar o título já neste fim de semana, apostou em seguir na divisão intermediária, e, se garantir o título da Moto2, será o primeiro piloto a defender a conquista na história da categoria.

Álex Márquez vai estrear na Moto2 em 2015 (Foto: Repsol)
O #53, que seguirá com a Kalex da Marc VDS, terá como companheiro o amigo Álex Márquez. O líder do Mundial de Moto3 também precisou mudar de número, já que seu atual #12 é de propriedade de Tom Lüthi. Assim, o espanhol vai exibir o #73 em sua Kalex.

Companheiro de Márquez na Estrella Galicia 0,0, Álex Rins também dará o salto para a categoria intermediária e será companheiro de Luis Salom na Pons.

Mika Kallio, por sua vez, deixa a Marc VDS e vai se unir a Franco Morbidelli na Italtrans. Assim, Julián Simón se transfere para a QMMF para dar sequência à carreira.

Randy Krummenacher também troca de equipe e vai vestir as cores da JiR. A Tasca vai contar com Louis Rossi na Mistral 610, a moto da Tech3. Com a Caterham fora do grid, Johann Zarco segue para a Ajo, que aumentou seu envolvimento no Mundial e vai correr também na Moto2.


Moto3


Assim como as demais categorias, a Moto3 também contará com um grid revisado e terá de arranjar novos protagonistas, já que Márquez, Rins e Miller foram para as categorias maiores.

Para substituir os Álex, a Estrella Galicia 0,0 chamou Fabio Quartararo, que vai ser companheiro de Jorge Navarro.

Granado aparece na lista da FIM como piloto da LaGlisse em 2015 (Foto: LaGlisse)
 O italiano Stefano Manzi também fará sua estreia no Mundial, correndo pelo Team Italia. Campeão de 2014 da Red Bull Rookies Cup, Jorge Martín chega ao campeonato como piloto da Aspar, formando um trio com Francesco Bagnaia e Juanfran Guevara. Os três serão equipados com motos da Mahindra.

Danny Kent deixa a estrutura da Ajo e segue para a Kiefer, onde será companheiro do japonês Hiroki Ono. No Team Sky VR46, de Valentino Rossi, Romano Fenati agora terá Andrea Migno como companheiro de equipe.

ZulFahmi Khairuddin, por sua vez, vai representar o novo time do circuito de Sepang, que ainda anunciará seu segundo piloto para correr com uma de suas duas KTM. Enea Bastianini continuará com a Gresini, que agora vai usar motos Honda.

A LaGlisse, por sua vez, vai trocar KTM por Husqvarna e terá Isaac Viñales como piloto. Apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente pela equipe, Eric Granado aparece na lista da FIM, ainda como piloto do time espanhol.


 Curta a fanpage do High Side no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário