segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Um agradecimento e tanto

Marc Márquez começou a semana querendo se tornar uma tartaruga ninja e foi dormir no último domingo (13) como bicampeão da MotoGP. O mais novo bicampeão da história, aliás.

No caminho para o título, Márquez somou 11 vitórias, entre elas as dez primeiras da temporada, e 11 poles. Agora, restando ainda três corridas em 2014, o piloto de Cervera soma 312 pontos, 82 a mais que Valentino Rossi, e, claro, não pode mais ser alcançado pelos rivais.

Para celebrar o triunfo, a Repsol, patrocinadora principal do time da Honda na MotoGP, divulgou uma entrevista com o piloto, que admitiu que os erros cometidos em Misano — quando caiu perseguindo Rossi pelo primeiro lugar — e Aragón — onde caiu por permanecer na pista molhada tempo demais com os pneus slicks — o fizeram valorizar ainda mais o título de 2014.

Márquez disse que título foi agradecimento à Honda por deixá-lo ter seu grupo de engenheiros e mecânicos (Foto: Repsol)
“A verdade é que os erros nas últimas corridas fizeram com que eu apreciasse mais a conquista do título, pois a primeira parte da temporada foi muito boa, mas parecia que o título não queria chegar”, avaliou Marc. “Cometi alguns erros, talvez pelo excesso de confiança por saber que eu tinha uma vantagem significativa”, admitiu.

“Essas vitórias iniciais me deram o luxo de correr um pouco mais de risco que o normal. Mas estava muito claro que eu queria conquistar o título aqui, na casa da Honda, e isso também é muito bom”, frisou.

O bicampeonato da MotoGP é o quarto título mundial conquistado por Marc em um intervalo de cinco anos. Indagado se tem a sensação de que a vida está passando muito rápido, o piloto respondeu: “Acho que eu não assimilei isso”.

“O mais importante é que eu estou curtindo o momento, porque você nunca sabe o que vai acontecer amanhã”, filosofou. “Nós conquistamos o título e temos que celebrar isso, assim como fazemos em cada vitória. É muito legal compartilhar essa alegria com o time”, declarou.

Tetracampeão mundial, Márquez listou os destaques de cada uma de suas conquistas e afirmou que o triunfo de 2014 foi sua maneira de recompensar a Honda por permitir que ele voltasse a contar com seu fiel time de mecânicos e engenheiros.

“Obviamente, cada título é especial — cada um tem seu momento”, afirmou. “O título das 125cc foi o primeiro e isso sempre é muito empolgante. Além disso, foi mais difícil, porque eu tinha que vencê-lo na última corrida”, recordou.

Márquez afirmou que RC213V de 2014 permitiu que ele se concentrasse em sua pilotagem (Foto: GEPA Pictures)
“O título da Moto2 foi satisfatório e também tinha um pouco de raiva, depois do que aconteceu no ano anterior — cinco meses lesionado”, lembrou o espanhol, que sofreu com um edema periorbitário, que o fazia enxergar em dobro. “O primeiro ano na MotoGP foi uma grande surpresa. E este último título é para agradecer a Honda, que me deixou trazer todo o meu pessoal — meu time — e criou uma ótima atmosfera na garagem”, justificou.

Marc também falou sobre o que melhorou no ano passado e explicou que a RC213V deste ano conta com um chassi que o permite se concentrar mais em seu estilo de pilotagem.

“Você tenta melhorar em todos os aspectos, mas é verdade que eu me adaptei muito melhor ao pacote moto-piloto” disse. “Nós desenvolvemos um chassi muito mais focado no nosso estilo de pilotagem e isso me ajudou a me concentrar mais em melhorar como piloto, e não tanto em tornar a moto melhor em si”, relatou.

Ainda com as provas de Phillip Island, Sepang e Valência pela frente, Márquez garantiu que vai para a pista com a mentalidade de curtir, mas ciente que Rossi, Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo vão dar seu máximo na briga pelo segundo lugar na classificação.

“[Vou] com a mentalidade de curtir. Sei que o vice-campeonato ainda está em jogo e os outros pilotos vão dar o máximo, mas vou focar em fazer o meu melhor e aproveitar cada corrida”, assegurou.

Marc falou em ajudar o irmão na luta pelo título da Moto3 (Foto: GEPA Pictures)
Curta a fanpage do High Side no Facebook 

Ainda, Marc falou sobre como se manterá motivado para lutar pelo título em 2015. “Você encontra motivação em todos os lugares, especialmente após ir bem em um ano. Você tenta manter a mesma forma e progresso, e o time também te empurra”.

Por fim, ao ser questionado se o irmão, Álex, vai conquistar o título da Moto3, Marc avaliou. “A intenção é essa! Vou ajudá-lo e dar todo o encorajamento possível. Acima de tudo, nós temos que tirar toda a pressão dele, porque liderar a categoria significa muita pressão. Será importante deixá-lo calmo, para que ele possa lidar bem com isso, mas eu sei por experiência que a temporada é muito longa e em três corridas tudo pode acontecer”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário