Na 43ª volta do GP do Japão, Bianchi escapou da pista na curva sete e bateu em um trator que estava na área de escape para retirar o carro de Adrian Sutil, que tinha se acidentado no giro anterior. Estima-se que no momento do acidente, Jules rodava a uma velocidade de 200 km/h e sofreu um impacto de 50G.
Jules Bianchi segue em estado crítico, mas estável (Foto: Marussia) |
De acordo com a informação divulgada pela equipe com aval da família Bianchi, o piloto de 25 anos sofreu uma lesão axonal difusa, uma lesão devastadora que, em mais de 90% dos casos, deixa suas vítimas em coma permanente.
Os poucos pacientes que conseguem se recuperar após sofrer a lesão axonal difusa apresentam sequelas. As implicações mais comuns são demência e ataxia, um transtorno neurológico caracterizado pela falta de coordenação de movimentos musculares voluntários.
Nesta quinta-feira (9), durante uma coletiva de imprensa no circuito de Motegi, Márquez, Rossi e Lorenzo foram questionados sobre como é ir para a pista após um acidente tão grave com um colega de profissão e destacaram que é preciso apurar as responsabilidades e corrigir os erros cometidos para preservar a segurança dos pilotos.
“É claro que é difícil quando você vê uma situação como esta, porque, ok, não é a MotoGP, mas é outro piloto e, no fim, é o mesmo esporte”, comentou Márquez. “Eu estava assistindo a corrida e no começo foi difícil entender o que tinha acontecido, acho que ninguém sabia o que tinha acontecido. Mas aí eu vi um vídeo e foi uma batida muito ruim. Eu espero o melhor para ele e para a F1”, continuou.
“Mas, claro, quando isso acontece, como nós sempre dizemos, nós percebemos o limite, o risco que enfrentamos quando vamos para a pista”, ponderou. “No fim, o mais importante é avaliar o que aconteceu naquela situação, quem errou, qual foi o erro e aí tentar melhorar para o futuro. Mas, claro, nós não podemos fazer nada, apenas desejar o melhor para Jules e para a família dele”, completou o piloto da Honda, proprietária do circuito de Suzuka.
Sentado ao lado do líder do Mundial, Rossi foi mais enfático, avaliou que a direção de prova da F1 cometeu um erro a permitir a entrada do trator na pista antes de acionar o safety-car e classificou o circuito de Suzuka como “perigoso”.
Acidente de Bianchi também foi assunto no Mundial de MotoGP (Foto: Divulgação) |
O Mundial de Motovelocidade correu em Suzuka 19 vezes, mas deixou a pista em 2003, após o acidente fatal de Daijiro Kato. Ainda nas primeiras voltas da disputa, o piloto nipônico sofreu uma queda a cerca de 200 km/h e atingiu o muro perto da chicane da Casio Triangle.
Kato sofreu sérias lesões na cabeça, no pescoço e no peito, e morreu no hospital após duas semanas em coma. Depois da morte de Daijiro, a MotoGP nunca mais voltou ao traçado de Suzuka.
“É um sentimento muito, muito ruim, porque parece que a situação de Jules é bem desesperadora”, disse Valentino. “Eu o conheço, não muito bem, mas nós fizemos uma corrida juntos em Madonna di Campiglio com a Ducati e nós curtimos muito a disputa. Ele é um cara legal, muito jovem e com muito talento”, exaltou.
“Suzuka, antes de mais nada, é uma pista perigosa, e, de fato, nós paramos com a MotoGP em 2003 depois do acidente de Kato”, recordou. “É uma grande pena, pois acho que é uma das melhores pistas do mundo, eu amo Suzuka, mas é perigosa”, frisou.
“Acho que o azar foi muito importante naquele acidente, mas também ter um trator na área de escape. Eles tinham de ter parado a corrida com o safety-car antes de permitir a entrada de um grande trator na área de escape”, defendeu. “Jules teve muito azar, mas também acho que cometeram um erro, pois era muito perigoso ter algo na área de escape”, completou.
Bicampeão da MotoGP, Lorenzo avaliou que é um momento muito triste e difícil para o esporte e sublinhou que colocar um trator na área de escape antes de acionar o safety-car “foi uma ideia ruim”.
“É um momento muito triste e difícil para o esporte a motor, mas especialmente para o esporte em geral”, opinou. “Eu não vi muito bem a corrida, mas Suzuka sempre, especialmente para as motos, e como pudemos ver também para a F1 em algumas curvas, especialmente na chuva, pode ser muito perigosa”, indicou.
“Como Valentino disse, colocar o trator antes do safety-car nós vimos que foi uma ideia ruim. Acho que eles vão melhorar isso no futuro, mas, infelizmente, agora é tarde demais para evitar este acidente. Nós esperamos que Jules fique bem novamente e vamos dar a ele um grande apoio”, encerrou.
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