segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Assimétricos

Mesmo preparando sua saída da MotoGP, a Bridgestone segue investindo nos compostos destinados à classe rainha do Mundial de Motovelocidade.

Durante uma bateria de testes coletivos realizada na segunda-feira (18), a marca nipônica promoveu a estreia de um pneu dianteiro assimétrico – que conta com compostos diferentes em cada um dos lados do pneu.

Pneus assimétricos não representam uma novidade na gama de produtos da Bridgestone, mas, até então, eram usados apenas nos compostos traseiros.

Bridgestone levará pneus dianteiros assimétricos para Austrália e Valência (Foto: Bridgestone)
“Nós oferecemos nosso novo pneu slick dianteiro assimétrico para avaliação em Brno, e alguns pilotos tiveram a oportunidade de testar e nos dar um feedback”, explicou Shinji Aoki, chefe de desenvolvimento de pneus da Bridgestone. “Apesar de o circuito de Brno ser bem equilibrado em termos de layout e não ser um traçado onde o pneu slick dianteiro assimétrico seria oferecido, nós queríamos que os pilotos testassem a estabilidade dos freios, assim como a transição em curva deste novo desenvolvimento”, continuou.

Com a boa reação dos pilotos ao dianteiro assimétrico – que foi apontado como solução para os acidentes na Waterfall de Sachsenring –, Aoki anunciou que os compostos serão disponibilizados para as etapas de Phillip Island e Valência.

“No geral, a reação é de que este pneu vai funcionar muito bem em circuitos como Phillip Island, que tem uma grande diferença no número de curvas para a direita e para a esquerda”, comentou. “Então vamos levar este novo slick dianteiro para as etapas de Phillip Island e Valência neste ano, como parte da nossa alocação de pneus, o que acreditamos que vai tornar os níveis de segurança para os pilotos ainda mais altos”, completou.

Em seus 4.448 metros, o circuito australiano conta com sete curvas para a esquerda e outras cinco para a direita. O traçado valenciano, por sua vez, tem nove curvas para a esquerda e cinco para a direita, distribuídas em 4.005 metros.

 Curta a fanpage do High Side no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário