segunda-feira, 4 de agosto de 2014

KTM

Stefan Pierer, CEO da KTM, revelou em entrevista à publicação germânica ‘Speedweek’ que a marca austríaca está se preparando para entrar na MotoGP em 2017. A fábrica, que vem dominando o Mundial de Moto3, trabalha no desenvolvimento da RC16, uma moto que conta com motor V4 de 1000cc.

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CEO da KTM revelou plano da marca austríaca para entrar na MotoGP em 2017 (Foto: KTM)
“A moto vai se chamar RC16 e terá um motor V4 de 1000cc. O motor estará pronto para testes em maio de 2015 e a primeira prova com a moto completa está prevista para o outono do mesmo ano”, explicou. “Vamos usar 2016 para desenvolvê-la e podemos fazer uma das últimas corridas do ano como wild-card. Em 2017 nós disputaremos todo o campeonato da MotoGP”, anunciou.

Esta, aliás, não é a primeira vez que a KTM fala em chegar à divisão principal do Mundial. “Com a primeira tentativa, em 2002, nós cometemos erros, mas aprendemos muito nos últimos dez anos”, ponderou Pierer.

Seguindo a linha de corte de custos, o CEO da KTM também falou sobre o preço da RC16. “Creio que a Dorna quer que, a partir de 2016, o custo das motos seja de € 1 milhão (cerca de R$ 3 milhões), então este será o nosso objetivo”.

Por fim, Pierer contou que, assim como na RC 250 GP, a nova moto terá chassi tubular e utilizará suspensão WP. “O chassi será tubular, como a nossa Moto3, e vamos utilizar a suspensão WP [marca de propriedade da KTM], que já demonstrou ter êxito na Moto2 com [Tito] Rabat e [Mika] Kallio”, falou.

Apesar da fala do CEO da companhia austríaca, a Marc VDS negou que Rabat e Kallio tenham usado as suspensões WP.

“Ao contrário dos comentários feitos por Stefan Pierer, da KTM, à revista germânica ‘Speedweek’, nós não testamos a suspensão WP nas nossas máquinas da Moto2 e não temos intenção de mudar para a WP em 2015”, escreveu o time de Mark van der Straten nas redes sociais. “Nós construímos uma forte relação de trabalho com a Öhlins ao longo dos últimos cinco anos e vamos continuar com a Öhlins em 2015 e além”, completou.

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