terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mais corridas

Com a possibilidade de o Brasil integrar o calendário da MotoGP no próximo ano, a Dorna, promotora do Mundial, chegou a um impasse. Se a corrida em Brasília efetivamente sair do papel e com a etapa na Argentina já confirmada, o calendário passaria das atuais 18 etapas para 20.

Inicialmente, surgiram rumores de que a prova de Laguna Seca poderia ser cancelada, mas agora já se fala em um programa com 20 etapas, até porque a pista californiana tem contrato para 2014 e não mostrou interesse em ficar sem a prova.

Falando ao site ‘Crash.net’, Hervé Poncharal, presidente da IRTA, a associação das equipes, avaliou que o aumento no número de corridas é importante para a saúde financeira do Mundial. O dirigente, que também é chefe da Tech3, destacou o papel da Dorna nas finanças das equipes, já que a promotora arca com alguns custos, como o de transporte, por exemplo.

Calendário de 2014 pode ter 20 etapas (Foto: Bridgestone)
“Entre os times nós temos os de fábrica e os independentes. Os times de fábrica são Ducati, Yamaha e Honda e estes times são diferentes. Mas para a maioria dos times independentes, nós temos de lembrar que a nossa promotora, a Dorna, tem três principais fontes de renda”, explicou. “A primeira é o patrocínio e por conta da economia, isso está diminuindo, assim como para os times. A segunda fonte de renda são os direitos de TV e não é fácil fazer isso crescer por conta da economia. A última fonte de renda é a organização de um GP e no momento têm muitas pessoas interessadas em organizar uma corrida da MotoGP. No momento, esta é a única área o campeonato pode melhorar”, ponderou.

“Todos os times têm apoio financeiro da Dorna e se os times querem que o apoio financeiro continue, nós todos temos de nos lembrar que o promotor tem de ser capaz de gerar algum dinheiro”, ressaltou. “Não tenho certeza de que teremos 20 corridas no próximo ano, mas eu apoio completamente que nós precisamos de mais corridas. Quando Argentina e Brasil estão batendo na porta e a Rússia pode estar interessada, você não pode simplesmente dizer que nós temos corridas o bastante”, comentou.

Ainda, Poncharal frisou que o aumento no número de corridas também será benéfico para as equipes da Moto2 e da Moto3, já que representam mais recursos provenientes da promotora do Mundial.

“Na Moto2 e na Moto3 a principal fonte de renda vem do campeonato, especialmente para os times pequenos, então uma ou duas corridas mais ajudariam no orçamento deles”, opinou. “Especialmente quando viajamos para fora da Europa, porque nós temos mais apoio [da Dorna] e, se você perguntar para os times menores, eles vão dizer que ficariam felizes em ter mais corridas fora da Europa”, concluiu.

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